RESULTADO DO CONCURSO NACIONAL DE POESIAS E TROVAS DA ACLAPTCTC - ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DE POETAS TROVADORES EM 2024
CONCURSO NACIONAL DE POESIAS E TROVAS DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE ANUNCIA VENCEDORES DE PERNAMBUCO, SÃO PAULO E VITÓRIA
Poetisas Izabel Uliana Bastos e Ana Elisa Caliman são as vencedoras de Venda Nova
A ACLAPTCTC, Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores através do seu Secretário Geral, Escritor Roberto Vasco divulga o Resultado do seu Concurso Nacional e Estadual de Poesias e Trovas de 2024, com dois temas: Tema Livre e Tema, Cidade de Venda Nova do Imigrante. A premiação é de troféus para os três primeiros colocados, sendo que do quarto ao vigésimo lugar e para as Menções Honrosas serão conferidas medalhas e Diplomas. A premiação ocorrerá durante o XXI Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores a ser realizado no período de 06 a 09 de Junho de 2024, no Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi, na Cidade de Venda Nova do Imigrante nas montanhas do Estado do Espírito Santo a cerca de 110 quilômetros da Capital, Vitória ES, no sentido Rodovia Federal BR 262, que liga Belo Horizonte a Vitória.
Segundo o Presidente da Academia ACLAPTCTC, Escritor Clério José Borges a Comissão Julgadora foi composta por escritores residentes no Estado de Minas Gerais, sob a presidência da Escritora Maria Delboni, sendo composta dos Poetas e Escritores, Eduardo Renno, Regina Melo, Ilma Pereira, Paulo Ventura. Clério esclarece que mais de 1500 textos foram encaminhados para o correio eletrônico do Concurso e após uma triagem inicial, 503 trabalhos foram selecionados por estarem de acordo com os itens estabelecidos no regulamento, sendo 286 poesias e as demais Trovas.
Segundo Clério Borges, o número de inscrições nos surpreendeu positivamente e demonstrou a relevância e a credibilidade da ACLAPTCTC, Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores em todo o Brasil, com a chegada de trabalhos dos mais diversos Estados do país e inclusive do Exterior, de modo especial Estados Unidos e Itália. Um país inteiro conectado pela poesia e pela Trova e nós cumprimos nossa função de incentivar a criação de novas produções literárias e divulgarmos para o Brasil e para o Mundo a Cidade de Venda Nova do Imigrante, Capital Nacional do agroturismo, comemora o presidente da Academia de Letras e Artes, ACLAPTCTC, Clério José Borges.
O Concurso terá a sua culminância e premiação na Sexta Feira, dia 07 de junho de 2024, em solenidade com início às 18 horas, no segundo Dia do XXI Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores de 06 a 09 de junho no Centro Cultural da Cidade de Venda Nova do Imigrante, ES. Os vencedores que puderem comparecer arcarão com as despesas de hospedagem e alimentação que estarão com preços especiais para o evento. Quem não puder comparecer poderá receber as premiações, em até 40 dias após o evento, desde que envie o valor das despesas postais.
CONCURSO ESTADUAL DE TROVAS
O Trovador Emílio Soares da Costa, residente no bairro Jabour em Vitória, ES foi o grande vencedor do Concurso Estadual de Trovas 2024 da ACLAPTCTC. Emílio além de classificar uma Trova em 1º Lugar teve ainda duas Trovas classificadas, sendo uma em 11º Lugar e outra em 12º Lugar. Em segundo lugar classificou-se o Trovador Nealdo Zaidan, residente no bairro de São Pedro na Cidade de Anchieta, ES. Em 3º Lugar foi classificada a Trova da Trovadora Izabel Uliana Bastos residente em Vila Betânia, em Venda Nova do Imigrante. Em 4º Lugar foi classificado o Poeta Geraldo Pereira que teve também uma Trova classificada em 19º Lugar. Já Aguinaldo Luiz Giuriatto, da Cidade de Linhares, ES teve uma Trova classificada em 5º Lugar e mais duas trovas classificadas, uma em 14º Lugar e outra em 18º Lugar.
Em 6º Lugar foi classificada a Trova de Marcos Bubach de Cariacica, ES, que logrou ter uma outra Trova de sua autoria classificada em 15º Lugar. Foram classificados ainda: 7º Lugar, Genival Silva de Souza, de Ibatiba, ES; 8º Lugar, Jacimar Berti Boti, de Colatina, ES, também classificado em 10º Lugar; 9º Lugar, Suely de Fátima Selvatici Zanotelli, de Colatina, ES, classificada também em 13º Lugar. Em 16º Lugar foi classificada a Trova de Zenaide Emília Thomes Borges, de Eurico Salles, Carapina, Serra ES. Em 17º Lugar foi classificada a Trovas de Dandara Dias de Oliveira, do bairro de São Luiz Gonzaga, em Cachoeiro de Itapemirim, ES. Em 20º Lugar a Trova classificada é de autoria do Poeta Trovador Edilson Celestino Ferreira, residente em Marataízes, ES. A premiação é de troféus para os três primeiros colocados, sendo que do quarto ao vigésimo lugar e para as Menções Honrosas serão conferidas medalhas e Diplomas.
CONCURSO NACIONAL DE TROVAS
A nível nacional o Trovador Aparecido Elias Pescador, de Capão Bonito em São Paulo foi o grande vencedor em 1º Lugar, do Concurso Nacional de Trovas da ACLAPTCTC de 2024. Em 2º Lugar foi classificada a Trova da Trovadora Matile Facó de Paula Pessoa Queiroz, de Fortaleza, Ceará. Em 3º Lugar foi classificada a Trova da Trovadora Elvira Glória Drummond Miranda, Elvira Drummond, de Fortaleza no Ceará; Em 4º Lugar foi classificada a Trova do Trovador Luciano Izidoro de Borba, da cidade de Tombos, Minas Gerais. Em 5º Lugar foi classificada a Trova do Trovador Adelgício Ribeiro de Paula, de Franco da Rocha em São Paulo. Foram classificados ainda as Trovas dos Trovadores, Francisco Gabriel Ribeiro, de Natal, Rio Grande do Norte, em 6º Lugar; Márcia Jaber, de Juiz de Fora, Minas Gerais, em 7º Lugar; Dionezine de Fátima Navarro, de Ponta Grossa, Paraná, em 8º Lugar; Magda Helena Gomes Teixeira, de Pouso Alegre, MG, em 9º Lugar; Marcos Antônio Gomes, de Natal, Rio Grande do Norte, em 10º Lugar.
A Comissão Julgadora entendeu ainda premiar os Trovadores, Edite de Abreu Ferreira Nunes do Bairro Santa Helena, Governador Valadares, Minas Gerais, cuja trova foi classificada em 11º Lugar; Fernanda Resende, de Rodeio, Santa Catarina, cuja trova foi classificada em 12º Lugar; Maria Eunice Silva de Lacerda, de Toledo, Paraná, em classificada 13º Lugar; Madalena Ferrante Pizzatto, de Curitiba, Paraná, cuja trova foi classificada em 14º Lugar; Luiza Fillus, de Irati, Paraná, cuja trova foi classificada em 15º Lugar; Ana Maria do Nascimento, de Fortaleza Ceará, cuja trova foi em 16º Lugar; Sônia Maria Nus Teixeira Nogueira da Gama, (Sônia Nuss), de Itaperuna, RJ, cuja trova foi em 17º Lugar; Mário Moura Marinho, Sorriso, Mato Grosso, cuja trova foi em 18º Lugar; Henrique Eduardo Alves Pereira, de Ocara, no Ceará, cuja trova foi em 19º Lugar e Renata Paccola, de São Paulo, cuja trova foi em 20º Lugar.
A nível Nacional foram ainda classificadas com o título de Menção Honrosa, as Trovas dos Trovadores, Luciano Izidoro de Borba, de Tombos, MG; Elvira Drummond, de Fortaleza, Ceará; Matile Facó de Paula Pessoa Queiroz, de Fortaleza, Ceará e Carlos Alberto de Assis Cavalcanti, de Arcoverde, Pernambuco. Segundo consta do Edital do Regulamento do Concurso serão entregues Troféus para os três primeiros colocados e Medalhas e Diplomas para os 20 melhores colocados em Trovas e em Poesias, tanto a nível Nacional, como a nível Estadual.
CONCURSO NACIONAL DE POESIAS
O Escritor Carlos Alberto de Assis Cavalcanti, da cidade de Arcoverde, no Estado de Pernambuco foi o grande vencedor do Concurso Nacional de Poesias de 2024, promovido pela ACLAPTCTC, Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores. Sua poesia, “Encanto Alado” foi classificada em 1º Lugar. Em 2º lugar foi classificada a Poesia, “Colecionamento de Insignificância” do Poeta Geraldo Trombin residente na cidade de Americana, no Estado de São Paulo e, em 3º Lugar foi classificada a Poesia, “Súplica de Amor”, de autoria de Janete Sales, residente na Vila Nhocuné - São Paulo – SP. Classificando-se ainda em 4º Lugar, a poesia “Essência”, de Helenise Bisaggio, de Juiz de Fora, MG e em 5º Lugar a Poesia “Monólogo da Última Estação”, de autoria de Marcos Antônio Campos, da Cidade de Natal no Rio Grande do Norte.
Ainda no Concurso Nacional de Poesias de 2024 foram classificados ainda em 6º Lugar, Marina Caroline de Almeida Carvalhal, de Itaperuna, RJ. 7º Lugar, Iraélcio Ferreira Macedo, da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. 8º Lugar, Maria Lúcia Spadarotto Neves, do bairro Cidade Nova em Itaperuna, RJ. 9º Lugar, Carlos Eduardo Lima de Souza, de Valinhos, São Paulo. 10º Lugar, Tarcísio Zandonade, de Brasília, Distrito Federal. 11º Lugar, Lígia Helena Pinheiro Carvalho, de São Gonçalo., RJ. 12º Lugar, Abílio Pachêco de Souza, da Cidade de Araguaína, no Estado do Tocantins. 13º Lugar, Adelgício Ribeiro de Paula, de Franco da Rocha, Estado de São Paulo. 14º Lugar, Alexandra Raimundo Vargas, da Cidade de Niterói, RJ. 15º Lugar, Bruno do Nascimento Santos, de Niterói, RJ; 16º Lugar, Angelina Dibuono, de Marsicovetere, Villa d'Agri (Potenza), Basilicata, Itália. 17º Lugar Denivaldo Piaia, de Campinas São Paulo. 18º Lugar, Ivy Mileny Braga Yassaka, de São José do Rio Preto, São Paulo. 19º Lugar, Helenise Bisaggio, de Juiz de fora, MG. 20º Lugar, Rodrigo Duque de Lima Reis da Cruz da Cidade de Valença, RJ.
A Comissão Julgadora resolveu conceder ainda, no Concurso Nacional de Poesias sete Menções Honrosas pelos trabalhos dos seguintes participantes que receberão também Medalhas e Diplomas: Angelina Dibuono, de Basilicata na Itália; Ronaldo Dória Júnior, de São Paulo; Marcelo Rodrigo Pires, da Cidade de Pirassununga, São Paulo; Elvira Drummond Miranda (Elvira Drummond), de Fortaleza, Ceará; Edite Nunes, da Cidade de Governador Valadares, MG; Alan Kosume, da Praia de Itaipuaçu, Maricá, RJ e novamente Edite Nunes, Governador Valadares, MG. A premiação é de troféus para os três primeiros colocados, sendo que do quarto ao vigésimo lugar e para as Menções Honrosas serão conferidas medalhas e Diplomas.
CONCURSO ESTADUAL DE POESIAS
No Concurso Estadual de Poesias de participantes residentes no Estado do Espírito Santo o 1º colocado foi o poeta Alex Krüger, residente em Cariacica sede, com a poesia “Attraversiano” e em segundo lugar classificou-se a Poesia “Residência do Poeta” do Acadêmico Jacimar Berti Boti, de São Silvano da Cidade de Colatina, no norte do Estado e em terceiro lugar foi classificada a Poesia Aventurança do Poeta Alex Giacomin Rebonato do bairro Honório Fraga, também em Colatina - ES. Em 4º Lugar foi classificada a Poesia “Navio a deriva”, do Poeta Marcos Bubach de Cruzeiro do Sul em Cariacica, ES e 5º Lugar foi classificada a Poesia da professora e Acadêmica Fabíola Patta Sampaio. Foram ainda classificadas as poesias de Ana Elisa Caliman, de Venda Nova do Imigrante em 6º Lugar; José Renato Coan, Vitória, ES, 7º Lugar; Aguinaldo Luiz Giuriatto, de Linhares, ES, em 8º Lugar; Denise Nascimento Moraes Monteiro, do bairro Manoel Plazza, Serra ES, em 9º Lugar; Soêmia Pimentel Cyprestes, de Vitória ES, em 10 Lugar;
A Comissão Julgadora entendeu ainda classificar os trabalhos poéticos de Iteuane Faccinni Casagrande, de Castelo, ES, cuja poesia foi classificada em 11º Lugar; Nealdo Zaidan, de Anchieta, ES, em 12º Lugar; Emílio Soares da Costa, em 13º Lugar; Liécifran Borges Martins, de Cariacica, ES, poesia classificada em 14º Lugar; Renata Machado Barreto Braga, de Marataízes, ES, em 15º Lugar; Vanderlei Messias de Barros, de Ibatiba, ES, em 16º Lugar; Giovana Cristina Schneider, de Marechal Floriano, ES, em 17º Lugar; Ana Elisa Caliman, de Venda Nova do Imigrante, em 18º Lugar; Délio Marinho Pinto, da Cidade de Aracruz, ES, em 19º Lugar; Cristina Ana Lima, de Manguinhos, Serra, ES, com poesia classificada em 20º Lugar. Foram ainda classificados com Menção Honrosa as poesias de Layo Zanete Bonete, de Castelo, ES; Aristeu Fernando Coutinho, de Cariacica Sede; Consuelo Pagani Vieira Machado; Cláudia Camilo da Silva, de Valparaíso, Serra, ES e Genival Silva Souza, de Ibatiba, ES. A premiação é de troféus para os três primeiros colocados, sendo que do quarto ao vigésimo lugar e para as Menções Honrosas serão conferidas medalhas e Diplomas.
----------------------------
Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, antigo Clube dos Poetas Trovadores Capixabas, CTC. Sede Provisória: Rua dos Pombos, 2 – E. Salles – Serra – ES – 29160-280. Tel.: 0xx 27 – 3328 0753 – htps://clerioborges.com.br /e-mail: clerioborges2013@gmail.com; SECRETÁRIO GERAL: ROBERTO VASCO – robertovasco@hotmail.com;
NAS FOTOS E VÍDEOS DESTA CELEBRAÇÃO E
DA SOLENIDADE USE AS HASHTAGS:
#ACLAPTCTC #Alaveni #MissaemTrovas #Neotrovismo #Trovadorismo #ATrovaemVendaNovadoImigrante #CongressodeTrovadores2024 #Trovas #UBT #CTC #Literatura #Folclore #LiteraturaCapixaba #Poesia #Poetas #PoetasCapixabas #AcademiaCapixabadeLetraseArtesdePoetasTrovadores #EnoTeodoroWanke #clériojoséborges #serraes #trovadoresemVendaNova
000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
=============
XXI CONGRESSO BRASILEIRO POETAS TROVADORES - ACLAPTCTC
COMISSÃO JULGADORA - RESULTADO CONCURSO DE POESIAS E TROVAS– 2024
Maria Delboni, Eduardo Renno, Regina Melo, Ilma Pereira, Paulo Ventura, Presidiu a comissão: Maria Delboni
==========================================================================
RESULTADO DO CONCURSO NACIONAL DE POESIAS 2024 DA ACLAPTCTC
1º LUGAR - ENCANTO ALADO.
CARLOS ALBERTO DE ASSIS CAVALCANTI
Arcoverde – Pernambuco, e-mail: cajaprof@hotmail.com
CODIGO 381524 TITULO ENCANTO ALADO
ENCANTO ALADO
As dóceis lavadeiras pousam no lajedo
onde as mulheres lavam roupas variadas.
As aves se aproximam do grupo, animadas,
e molham-se festivas perto do rochedo.
Humildes, executam trilado, entoadas,
em saudação às águas e ao belo arvoredo,
abrigo que as acolhe em volta do penedo,
moldura sertaneja e rancho às passaradas.
Tão lindas lavadeiras que voam faceiras
e pousam junto ao córrego a cantarolar,
fazem valer o antigo dito de “quem canta...”
E a miúda cantora, mais que canta, encanta,
talvez para afagar àquelas que, a lavar,
lavam também as dores de suas canseiras.
=====================================
2º LUGAR COLECIONAMENTO DE INSIGNIFICÂNCIA
GERALDO TROMBIN
CEL: 19 99788.6501 - gtrombin@terra.com.br
CÓDIGO: 01010424 TÍTULO: COLECIONAMENTO DE INSIGNIFICÂNCIAS
COLECIONAMENTO DE INSIGNIFICÂNCIAS
Coleciono pousos de borboletas
e, também, os voos dos passarinhos;
dos insetos, os rasantes, piruetas;
dos pés de vento, os seus redemoinhos;
e, dos jabutis, os seus passos lentos.
Além do doce sabor das amoras,
coleciono, ainda, os uivos dos ventos
e o despertar pacato das auroras.
Coleciono o desabrochar do hibisco;
o gotejar suave do chuvisco;
os brotos que enchem de graça a avenida.
Coleciono essas insignificâncias
– pra muitos, coleções de irrelevâncias –
que, pra mim, dão significado à vida!
===========================================
3º LUGAR: SÚPLICA DE AMOR
JANETE SALES
Vila Nhocuné - São Paulo – SP. CEP: 03562-000
janetesalesdany@gmail.com .
CODIGO 18090524 TÍTULO SUPLICA DE AMOR
SÚPLICA DE AMOR
Faz tempo que a saudade se insinua,
por todos os locais por onde sigo...
Sinto que me persegue pela rua,
não tem como fugir, virou castigo!
Assim que a noite cede a luz da lua,
a solidão se avulta em nosso abrigo,
sem trégua, determina a ausência tua,
então disfarço, finjo que a desdigo!
Noto que o dia quer anoitecer,
será que implora pelo amor profundo
que florescia a cada amanhecer?
Volte e me afaste desse imenso breu
que se afirmou nas horas do meu mundo,
depois do adeus, meu riso adormeceu!
=========================================
4º LUGAR – ESSÊNCIA
HELENISE BISAGGIO
Juiz de Fora/MG. CEP:36085155
Instagram: HMBisaggio
4º) CODIGO 102804 TITULO ESSÊNCIA
O GRAND BATTEMENT DE PURA ELEGÂNCIA,
SEM ESFORÇO, SUTIL EXPRESSÃO DE AMOR.
COM O FEIO FAZ DISCREPÂNCIA.
DE QUE É FEITA A ESSÊNCIA DE UM BEIJA FLOR?
QUAL É O ESCONDERIJO DOS ESPÍRITOS?
NA CAIXA DE PANDORA, JUNTO COM A ESPERANÇA?
NAS ASAS DO BEIJA FLOR OU EM SUA BELA DANÇA?
EM QUE COMPÊNDIO OU EM QUE TESE ESTÁ ESCRITO?
DO PÓ DA TERRA, DO NADA
DO TUDO E DO INÍCIO,
EM FORMA DE TOADA
O CRIADOR SOPRA, SEM A ESSÊNCIA TUDO É RESQUÍCIO.
UM LÍRIO, UM BEIJA FLOR E O SOL.
TANTA BELEZA, TANTA LEVEZA E O CALOR.
UM VARAL DE ROUPAS CLARAS PENDURADAS,
UMA TELA VIVA PINTADA EM AMOR.
DE ONDE VEM OS ESPÍRITOS?
DO CÉU, A JANELA ABERTA DO MAGNÍFICO PALCO?
DAS DIGITAIS DE UM SER ETERNAL?
QUE MÁQUINA É ESSA QUE EU PROCURO TANTO E NÃO ENCONTRO?
TODOS OS DIAS VÃO EMBORA E CHEGAM AQUI TAMBÉM.
PARA ONDE VÃO?
DE ONDE VÊM? ( Autora: HELENISE BISAGGIO )
==============================================================
5º LUGAR – MONÓLOGO DA ÚLTIMA ESTAÇÃO
MARCOS ANTÔNIO CAMPOS
Tirol - Natal-RN - CEP: 59015-310
E-mail: cocotasan1951@gmail.com
5º) CÓDIGO 15080424 TITULO MONÓLOGO DA ÚLTIMA ESTAÇÃO
Estava rodeado de arrogâncias
Na ganância desta noite que não vai amanhecer
Gentes que não sabiam ou que sabiam a que vieram ver
Emitindo pareceres, parecendo preces indo pelos ares
Cantei as últimas ladainhas dos meus vômitos
Vomitando ídolos por Buenos Aires
Comi as partes mais saborosas de mim
Num banquete antropofágico.
Estava cheio de silêncios, esperando as flatulências se manifestarem
Velei meu corpo por várias horas vazias
Deitado sobre uma mesa com varandas de labirinto
Embevecido nos perfumes entre estames e pistilos
Nas corolas que vento não devora
Dentro do meu corpo o milagre da vida
Reencarnava as novas gerações de invertebrados
Decompunha-se a o verbo em bichos de sete cabeças desalmados
Que percebiam a luz na entrada da Caverna de Platão
Como se meu corpo fosse uma atmosfera planetária
Para os novos inquilinos, especialmente sombreados
Foi necessário me acalmar, para conter os gestos bruscos.
A luz fraca não iluminava a entrada do túmulo
Muito menos a literatura dos países baixos
Ouvi o choro da gente, como gente que toca bandolim
Vi o tempo passar, como num canto secular
Velando-me, eu me chego a elipse dos meus sonhos
Escondendo-me atrás de palavras que já não fazem mais sentido
Perdi o bonde da história na hora de embarcar
Embarquei leve, deixando pecados e predicados
Para as gentes regurgitarem fótons à velocidade da luz.
========================================================
6º LUGAR – LEMBRANÇAS
MARINA CARALINE DE ALMEIDA CARVALHAL
Bairro Niterói- Itaperuna, R/J, CEP.: 28 300 000
E-mail: mcacarvalhal@yahoo.com.br
CODIGO 10210424 TITULO LEMBRANÇAS
6º) LEMBRANÇAS
Não importa a distância, que me leva ao interior
dessas terras verdejantes que o italiano desbravou.
Embora eu não estivesse, naquele tempo a conquistar,
sinto-me parte integrante do “sangue” que ali se fixou.
Vindos da bela Itália, quantos bisavôs chegaram,
e no decorrer do tempo, também se alojaram.
E a alegria a cada dia, se renova com a glória,
pois cada amigo ou parente contam sempre a mesma história.
Sul ou Sudeste, não importa, o que fizeram então,
só sei que deixaram marcas, que jamais se apagarão.
Em Venda Nova do Imigrante
tatuaram a alegria, com festejos, danças e flores
e ainda a gastronomia.
Nessas terras abençoadas, costumes mantêm-se de pé
e sob a prece do monumento, Frade e Freira sustentam a fé.
Assim o agroturismo, atrativo na região,
faz de cada pedaço de terra, a beleza em profusão.
E de braços tão abertos, o local é o grande gigante
pois cada ano atrai, sempre mais e mais visitante.
Assim, crescendo, crescendo, vemos o progresso chegar
e o turismo tão latente, tão presente ali está.
E em cada “edição” do tempo, o pensamento quer voar,
colocando no município, tudo em primeiro lugar.
Por isso, o tempo caminha, trazendo recordação,
e no peito a grande lembrança:
Venda Nova no coração.
=======================================================================
7º LUGAR - O SERTANEJO, O SOL E O SERTÃO
IRAÉLCIO FERREIRA MACEDO
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro – RJ, Cep.22931.502 iraelcio1952@yahoo.com.br
CODIGO 06030524 TITULO O SERTANEJO, O SOL E O SERTÃO
7º O SERTANEJO, O SOL E O SERTÃO
Peregrina homem de terras secas
Cisma no templo do tempo
Promessas levadas pelo vento
E silencia ante os deuses noturnos
E silencia ante o silêncio do crepúsculo
crocita águia
repete o menino
taramela arara
repete o menino
grasna avestruz
repete o menino
O homem peregrina em secas terras
Valente, tal qual o chão que pisa
Latente, como semente da vida
Vivo, como se adubo ambulante
Forte, mandacaru sorridente
sussurra beija-flor
repete o menino
assobia bem-te-vi
repete o menino
chichia gafanhoto
repete o menino
A chuva não vem
(ela não é a semente?)
Os olhos do sol
Emitem raios luz de amor
turturina juriti
repete o menino
pupila pavão
repete o menino
Ao imenso sertão olha o sertanejo
E vê na linha do horizonte
A saga erótica do brilho ulutante:
O sol e o sertão se aproximam
Se enlaçam num abraço amante
Se envolvem num mistério forte
Se entrelaçam numa paixão ardente
canta rouxinol
repete o menino
E o sol se curva
Pondo uma manta negra em si
Silencioso dorme no leito da terra
Grita o sertanejo:
Sua voz emite poeiras épicas,
Sua dor enigmática desaparece,
Sua terra é amada diferente.
===============================================================
8º LUGAR – SONETO DA LIBERDADE
MARIA LÚCIA SPADAROTTO NEVES
Cidade Nova, Município: Itaperuna/RJ
e-mail: luciaspadarotto@hotmail.com
CODIGO 05300424 TITULO SONETO DE LIBERDADE
8º) SONETO DE LIBERDADE
Deixo-te livre e tu podes voar,
vai, viaja e não deixes de sonhar...
Se te sentires triste e tão sozinho,
vem, volta, pois aqui tu tens um ninho.
A liberdade, tu podes levar
e a saudade contigo vai estar,
mas se quiseres, leva meu carinho
e te lembrarás dele em teu caminho.
Se tu ficares só, desanimado,
volta que te ofereço uma canção.
Se te sentires, mesmo assim, cansado,
vem, vem descansar em meu coração.
Vai, voa, meu querido, meu amado.
Quando voltares, pousa em minha mão.
=====================================================
9º LUGAR – ALTOS E BAIXOS
CARLOS EDUARDO LIMA DE SOUZA
Valinhos/sp – cep: 13272-162
c_adu2010@hotmail.com
CODIGO 01290424 TITULO ALTOS E BAIXOS
9º) ALTOS E BAIXOS
Não sou destas terras filho algum,
Sementes de amor ao acaso germinam,
Nestes vales férteis simples grãos brotam,
De rara beleza a silhueta encanta,
Aos pés da serra o passado descansa.
Nas malas surradas quase nada,
Empunhadas em mãos fortes calejadas,
Tantos talentos o bom filho torna,
Deve o bravo colono prover seu sustento,
Manejando dores de um imigrante em desalento.
Mil motivos o desejo esconde,
Puderas escolher e partir sem horizonte,
Aqui as fazendas se misturam a verde mata,
Eis que o abrigo desconhecido se levanta,
E a natureza tem por destino a herança.
Por ventura ricas histórias duramente construí,
Em páginas em branco o desejo mais nobre,
Sonhos remotos nascidos pra lá do mar...
Queria mesmo desta vida entender,
Muito mais que apenas frutos colher.
Foi assim que amansando o espírito fatigado,
Vem o turista ficar até anoitecer...
Fugindo da escassez que desvanece o próprio ser,
Até o cume do entardecer ainda desfruta cansado,
De Venda Nova mais que seu significado.
=======================================================
10º LUGAR – DIA DE FINADOS
TARCÍSIO ZANDONADE
Setor Sudoeste, Brasília, DF, CEP 70673-510
CODIGO 49150524 TITULO DIA DE FINADOS
DIA DE FINADOS
Quando ao cálido sol de novembro,
Lírios brancos enfeitam as campas,
As saudades que brotam são tantas...
De meus pais, de meus manos me lembro!...
E à memória de almas tão santas
Doces horas de infância relembro,
Anos flóreos de eterno setembro...
Nosso lar!... Emoções sacrossantas!...
Junto à tumba do humilde ou do nobre
Murcha a flor, descolora e fenece;
Seca a lágrima amiga e perece.
Só não morre a saudade que sobre
Ondas brônzeas plangentes do dobre
Leva ao céu uma flor: minha prece!
000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
RESULTADO CONCURSO NACIONAL DE TROVAS DA ACLAPTCTC 2024 -
TROVAS – NÍVEL NACIONAL
1º lugar – TROVA 2
APARECIDO ELIAS PESCADOR (Elias Pescador)
bairro Vila Aparecida, Capão Bonito - SP, CEP: 18303-000
eliaspesc59@gmail.com
aparecidopescador7@yahoo.com
CÓDIGO 09300424 TITULO TROVA 2
Os destinos transitórios
em que o tempo tece as vidas,
são teares ilusórios
nas chegadas e partidas...
======================================================
2º LUGAR TROVA 2
MATILE FACÓ DE PAULA PESSOA QUEIROZ
Fortaleza, Ceará, CEP: 60170-041
E-mail: matilefaco@hotmail.com
CÓDIGO 05240424 TITULO TROVA 2
Na solidão do meu canto,
Versos fluem sem parar.
Em cada verso, um pranto,
Que me ajuda a me encontrar.
=======================================================
3º LUGAR – TROVA 1
ELVIRA GLÓRIA DRUMMOND MIRANDA (ELVIRA DRUMMOND).
bairro Joaquim Távora. Fortaleza-CE
CEP: 60.115-282, E-mail: elvira@elviradrummond.com.br
Código: 041324 TÍTUÇO: TROVA 1
Meu amanhecer, querido,
sem você, perdeu a graça…
qual coreto emudecido,
num cantinho lá da praça!
=========================================================
4º LUGAR – TROVA 2
LUCIANO IZIDORO DE BORBA
Bairro Quebra-Copos - Tombos / MG
CEP: 36.844-000
CODIGO 05160424 TITULO TROVA 2
4º) Trova 2:
Oh, vagalume risonho,
seja na terra ou pelo ar,
desperte o mais belo sonho
ao abrigo do luar!
==============================================================
5º LUGAR – TROVA 2
ADELGICIO RIBEIRO DE PAULA
Franco da Rocha, São Paulo CEP 07863-000,
e-mail: adelgicio.ribeiro@gmail.com, adelgicio@sme.prefeitura.sp.gov.br
CODIGO 16210424 TITULO TROVA 2
5º) Trova 2
Uma rosa na janela
é muito mais que uma flor,
é suspiro de donzela
esperando por amor.
=================================================================
6º LUGAR – TROVA 4
FRANCISCO GABRIEL RIBEIRO
Endereço: Natal-RN, CEP: 59060-440
E-mail: franciscoribeiro.natal@gmail.com
6º) CODIGO 04080524 TITULO TROVA 4
Sem do seu amor ser dono,
quando a noite bebe o dia,
a brisa vela o meu sono
na madrugada vazia.
==============================================================
7º LUGAR – TROVA 6
MÁRCIA JABER
Santa Tereza, Juiz de Fora – MG, CEP - 36020-200
marjaber2016@gmail.com
7º) CODIGO 18080524 TITULO TROVA 6
Se tens asas, podes crer,
que és livre para voar,
mas liberdade é poder
escolher onde pousar
=================================================================
8º LUGAR – TROVA 3
DIONEZINE DE FÁTIMA NAVARRO
Uvaranas, Ponta Grossa , PR
CEP 84031 630 -
CODIGO 23140524 TITULO TROVA 3
8º)
Acordes de um violino
remetem à dor cigana:
vultos que vão sem destino,
levando saudade insana!...
====================================================================
9º LUGAR – TROVA 1
MAGDA HELENA GOMES TEIXEIRA
Pouso Alegre- MG CEP : 37.553.402.
E-mail : helenagmg@hotmail.com
9º) CODIGO 85150524 TITULO TROVA 1
Esqueça o som exterior,
procure seu eu profundo,
concentre-se no interior
e terá luz no seu mundo!
====================================================================
10º LUGAR – TROVA 3
MARCOS ANTÔNIO CAMPOS
Tirol - Natal-RN - CEP: 59015-310
E-mail: cocotasan1951@gmail.com
10º) CODIGO 07080424 TÍTULO TROVA 7
O livro pousou bem-vindo
na palma da minha mão,
as folhas foram se abrindo
uma a uma em comunhão.
000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
RESULTADO CONCURSO ESTADUAL DE POESIAS 2024 - ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
CLASSIFICADOS RESIDENTES NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO.
ESTADUAL - POESIAS
1º LUGAR – ATTRAVERSIAMO
ALEX KRÜGER
Cariacica Sede, ES, CEP: 29156140
E-mail: alex.zerohora@hotmail.com
Tel; 27 99890 0030 ,
CODIGO 03230424 TITULO ATTRAVERSIAMO
ATTRAVERSIAMO
Arrumando a casa dos dias
flerto com as lembranças ímpares
limpo a poeira
da estante das falas
dialogo com corações
cheios de nós
que após viram pó
quando dobram a esquina
Ajusto o ponto cruzado
do limite da dor
e as vertigens que
invadem horas póstumas
que jorram tempos passados
sob memórias avulsas
que cheiram gosto de sangue
E minha acidez trêmula
regula o termômetro do ego
entra em erupção no medo
cospe o pus do abismo
que bebe estranhos mútuos
Atravesso a ponte da tristeza
que vomita o caldo
magoado do beijo
ando nas ruas que
pregam passados
onde transitam
esperanças virgens
de um mundo sem volta
Caço o passo da dança avulsa
debruço no teto da noite de neon
sussurro palavras anônimas
que brilham
pego na barra da saia da moça
que excita meu olhar de fogo
E o sonho que
ancora nas sombras
esconde o azul do meu blues que chora dilemas
infecta o coração de alegrias
e abre fendas nas cicatrizes
da porta do futuro nu
E a mágica da vida
que me aquece
canta para morte
que nada mais é
a maciez de um aperto de mão
de uma amiga inseparável
Attraversiamo ...
======================================================
2º LUGAR – RESIDÊNCIA DO POETA
JACIMAR BERTI BOTI
End. São Silvano, Colatina-ES
CÓDIGO: 02220324 TÍTULO: RESIDÊNCIA DO POETA
RESIDÊNCIA DO POETA
Moro na esquina da rua
Lá no bloco da esperança
Onde o vento faz a curva
Nos olhos da linda criança
De dia sou amigo do sol
O vento brincando na rua
Versejando nas minhas poesias
De noite, sou namorado da lua
Beijando a boca da noite
No silêncio da madrugada
O amanhecer no meu abraço
Com o canto da passarada
Viajo nas asas do vento
Junto ao olhar da saudade
A lua como companheira
Conduzindo-me a felicidade
Escrevo na boca da noite
Talvez, no romper da aurora
O tempo passa, não perdoa
Aqui, nosso futuro é agora.
===========================================================
3º LUGAR – AVENTURANÇA
ALEX GIACOMIN REBONATO
Bairro Honório Fraga, Colatina - ES.
CEP 29704-438. alexrebonato@gmail.com
CÓDIGO 04030524 TITULO AVENTURANÇA
3º) AVENTURANÇA
A passagem do tempo é perversa.
Confunde a música e o paço da dança.
Torna toda e qualquer certeza adversa.
Abocanha os sonhos da criança.
Traz infelicidade ou infortúnio,
Pois não há como deter a mudança.
Ao ver o céu noturno em plenilúnio,
De lápides é feita a vizinhança.
Onde é possível encontrar desejo,
Que reacenda a curiosidade,
Que torne praticável a tardança?
Se a cada oportunidade ensejo,
Faz-se visível a iniquidade,
E transforma a morte em segurança!
==========================================================
4º LUGAR – NAVIO A DERIVA
MARCOS BUBACH
Cruzeiro do sul, Cariacica, es
CODIGO 04150524 TITULO NAVIO A DERIVA
4º) NAVIO À DERIVA
És vasto mar de homens feridos
De amores perdidos
E solidão passageira
Tal qual ondas dessa vastidão.
A luz ao longe aponta o Norte
Um caminho para os aflitos
De sentimentos contritos
E esperança afável.
O farol me guia como seus olhos
Seu brilho é minha lanterna
Para os dias nebulosos.
Seu corpo e o porto onde quero me atracar
E seus lábios é o possível horizonte
Que vejo, sigo e nunca alcanço.
Como um porto
É meu coração
Para os barcos à deriva
Sem direção.
=========================================================
5º LUGAR – POEMA CORAGEM
FABIOLA PATTA SAMPAIO
Bairro Praia das Gaivotas, Vila Velha, ES
CODIGO 05160524 TITULO POEMA CORAGEM
5º) POEMA CORAGEM
Quero um poema coragem
Para falar do feminino
Daquilo que cabe internamente:
Das cavidades sagradas,
Dos solos uterinos...
Quero um poema coragem
Para desvirginar o poético
E soltar o que queima a garganta
E libertar o que aperta nas entranhas
Quero um poema coragem
Para aprisionar esses medos
Que me permita expandir
E ser a metáfora dos versos
Acumulados por séculos...
Quero um poema coragem
Para espalhar feito ventania
Essa canção atrevida
Cuja existência é agradecida
Às fêmeas-poesias nascidas
Das mãos entorpecidas
De pulso, fôlego e voz!
Quero um poema veroz.
Um poema persistência
Um poema continuidade
Um poema resistência
Um poema terra
Um poema mulher!
===========================================================
6º LUGAR - ESTRELAS CADENTES
ANA ELISA CALIMAN
Filha de Elizio Nilo Caliman
Venda Nova do Imigrante = elisacaliman@yahoo.com.br
CODIGO 58150524 TITULO ESTRELAS CADENTES
6º) ESTRELAS CADENTES
Quando na minha infância a sonhar eu vivia
Em noite silenciosa, envolta em lirismo,
Perscrutando o céu muitas vezes eu via
Luminosas estrelas rolando no abismo.
– Mamãe, interrogava eu com voz misteriosa,
Qual será o destino de astros tão lindos?
Minha bondosa mãe, quedando silenciosa,
Fitava-me, apenas, com olhares infindos.
Contemplando crianças sorrindo contentes
Hoje, enfim, compreendo de mamãe o silêncio
Perante o mistério dos astros cadentes:
– Toda criança que vês pela vida a andar
É estrela que do céu um dia se desprendeu
E veio no coração de u’a mãe se incrustar.
========================================================
7º LUGAR – UMA VENDA CADA DIA MAIS NOVA
AUTOR: JOSÉ RENATO COAN
Estado do Espírito Santo, VITÓRIA
Endereço eletrônico: renatoita218@hotmail.com
CÓDIGO: 01220324 TÍTULO: UM “VENDA” A CADA DIA MAIS “NOVA”
7º) UM “VENDA” A CADA DIA MAIS “NOVA”
Bem lá no alto, nas montanhas capixabas,
Onde o criador está mais perto de sua obra.
Se ergue em fins do século dezenove,
Um núcleo que hoje é para nós Venda Nova.
Formada por famílias de lá do velho mundo,
Que entre seus morros e montes forjou sua trajetória.
Com lutas, sofrimentos, mas também com conquistas,
Que hoje fazem parte de sua tão linda história.
A história de uma pequena venda nova,
Que foi aberta por um dos imigrantes.
Serve de base para dar o nome a cidade,
E tornar seu surgimento ainda mais fascinante.
Em meio do outono celebra sua data,
Quando a 10 de maio veio a emancipação.
Desmembrada assim de Domingos Martins
Depois de um plebiscito com popular participação.
Chamada “Capital Nacional do Agroturismo”,
Com cores, sabores, aromas em profusão.
Do Socol, da lingüiça, dos queijos e vinhos,
E a festa das tradições realizada no polentão.
De um famoso padre a idéia de uma grande festa,
Com festas, com danças, com músicas, vestimentas.
E assim que se fez por mais de três décadas,
No Brasil conhecida a “Festa da Polenta.
A fé tão explicita na Matriz de São Pedro,
No morro do mirante com os passos de Jesus.
O acolhimento em julho na grande serenata,
Que com trajes e cantos a todos seduz.
Tão rica em beleza na Biodiversidade,
Multicolorida em flores, frutos e animais.
De um povo que trabalha com muita garra,
Que lá te faz querer voltar sempre mais.
Não dá pra resumir em única poesia,
Mas podemos colocá-la inteira no coração.
Dizendo “auguri a te bella Venda Nova”
Pedaço tão lindo dessa grande nação.
============================================================
8º LUGAR – AH, SE EU PUDESSE ESTAR COM VOCE AGORA
AGUINALDO LUIZ GIURIATTO
Linhares – ES
algiuriatto@yahoo.com.br –
CODIGO 02100524 TITULO AH SE EU PUDESSE ESTAR COM VOCÊ AGORA
8º) AH SE EU PUDESSE ESTAR COM VOCÊ AGORA
Amor, você se foi tão cedo
Deixou meu coração vazio.
Como um rio, na seca, se esvazia
Assim ficou meu solitário coração.
Na primeira chuva, o rio se enche
Meu coração ressecado, não tem mais jeito.
Como dói sua precoce partida
Não há remédio pra curar minh’alma
Receio não haver outra saída.
Que sentido tem hoje minha vida
Se ainda dói e choro tanto
De saudades de você, minha querida.
Há, se eu pudesse estar com você agora e nos seus braços sonhar,
Sentir seu coração no meu, não ver o tempo passar.
Não haveria a saudade,
Saudade que sinto agora.
Também valor não teria a lágrima
Que do meu rosto hoje rola.
Hoje eu só consigo a lembrança
Daquele tempo passado
Quando você a meu lado, sorria
Fingindo só ser criança
A esperança em mim retorna
De logo a encontrar
Você é o próprio caminho
Que me fará voltar.
============================================================
9º LUGAR – MONTANHAS DO SUL
DENISE NASCIMENTO MORAES MONTEIRO
Bairro Manoel Plaza - Serra - ES
CEP: 29160-492
denisemoraesartes@gmail.com
CÓDIGO 01160424 TITULO MONTANHAS DO SUL
9º) MONTANHAS DO SUL
Serras e montanhas Capixabas,
se emaranham com o infinito.
Entrelaçam-se no azul celestial,
pelos nativos Puris, habitada.
Sobrevoam pássaros canoros na floresta viçosa.
Cachoeiras, um manancial.
Ipês amarelos emolduram os chalés.
Árvore símbolo do Brasil.
Venda Nova, terra dos imigrantes
da rampa da Pedra do Rego,
Montanha do Cruzeiro
e seus esportes radicais.
Pedras esculpidas pela natureza
Esculturas sem igual,
infinda beleza natural.
A tradicional polenta italiana.
A caldeira fervente sendo derramada,
o aroma ativa o paladar, e
convida todos a se deliciar.
Terra do Agroturismo
Plantio e colheita de café e morangos.
Na culinária, doceiras se esmeram nas guloseimas.
Compotas, tortas, bolos para saborear.
A dança das mais belas descendentes.
Tradição de geração para geração.
Roupas típicas, símbolos de identidade cultural,
animação geral com vestuários de cores vibrantes.
O famoso SOCOL, oriundo do imigrantes de Vêneto.
São italiabas,
pele alva,
olhos azuis anil e cabeleiras douradas.
Denise nascimento Moraes Monteiro
==========================================================
10º LUGAR – RASTROS E PEGADAS
SOÊMIA PIMENTEL CYPRESTE.
Vitória, ES
CODIGO 01190424 TITULO RASTROS E PEGADAS!
10º) RASTROS E PEGADAS!
Um dia, não sei quando,
Apagarei como todas as estrelas,
deixarei apenas rastros e pegadas!
Meu nome será lembrado
Por aqueles...
Que por mim passaram!
Deixarei algumas histórias
Boas ou ruins,
Que ficarão no mural
De minha existência.
Saudades não sei se terão!
Mas levarei muitas emoções
Que por aqui vivi.
Boas ou más!!!
Mas que valeram a pena.
Tive emoções fortes e suaves
Como as ondas do mar,
Às vezes bravio,
E outras tranquilo!
Conforme o vento que soprava.
000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
RESULTADO CONCURSO ESTADUAL DE TROVAS 2024.
PARTICIPANTES RESIDENTES NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO - BRASIL.
TROVAS – ESTADUAL
1º LUGAR -TROVA 4
EMÍLIO SOARES DA COSTA
Bairro Jabour - Vitória - ES.
oilimecosta@hotmail.com
1º) CÓDIGO 04040424 TÍTULO TROVA 4
Aqui tem o doce mel
lindas flores com beleza.
Sou quem sinto estar no céu,
salve linda natureza!
================================================
2º LUGAR – TROVA 1
NALDO ZAIDAN
Bairro são Pedro, Anchieta/ES, 29230.000
2º) CODIGO 02090424 TITULO TROVA 1
Vou falar de Venda Nova
do Imigrante, és a guarida.
Quero mostrar nesta trova;
o quanto você é querida!
================================================
3º LUGAR – TROVA 1
IZABEL ULIANA BASTOS
Vila Betânia - Venda Nova do Imigrante - ES
CEP: 29.375-000 , izabeluliana@gmail.com
CODIGO 01120424 TITULO TROVA 1
As bênçãos de Deus são tantas
É fácil de conferir.
Basta olhar com humildade,
Para a gratidão surgir.
=================================================
4º LUGAR – TROVA 3
DR. GERALDO PEREIRA
ALVV - Villa Velha, ES
4º) CÓDIGO 03210424 TITULO TROVA 3
Já cometi muitas falhas!
Mas, na vida quem não erra?
Eu perdi muitas batalhas!
Com Jesus eu ganho a guerra
========================================================
5º LUGAR – TROVA 1
AGUINALDO LUIZ GIURIATTO
– Linhares – ES
algiuriatto@yahoo.com.br –
5º) CODIGO 05100524 TITULO TROVA 1
Saudade, Deus, o que é?
Por que causa tanta dor?
Será que é falta de fé?
Ou porque ainda resta amor!?
=========================================================
6º LUGAR – TROVA 1
MARCOS BUBACH
Bairro Santa Bárbara. Cariacica – E.S
CEP: 29.145-120
6º) CÓDIGO 29140524 TITULO TROVA 1
Sua história e seu turismo
Trouxeram honra importante
Capital do agroturismo
Venda Nova do Imigrante
=======================================================
7º LUGAR – TROVA 1
GENIVAL SILVA DE SOUZA
Bairro: Brasil Novo, Cidade: Ibatiba-ES / CEP:29.395-000
e-mail genival.poetavagabundo@gmail.com
7º) CÓDIGO: 011902 Titulo: Trova 1
Por viver tão iludido
não soube reconhecer,
que era pra ter assumido
bem antes de te perder.
================================================
8º LUGAR – TROVA 2
JACIMAR BERTI BOTI
End. São Silvano, Colatina-ES
8º) CÓDIGO:06220324 TÍTULO: TROVA 2
Venda Nova, puro encanto
De povo bom e acolhedor
Talentos por todo canto
Cultivam a paz e o amor
================================================
9º LUGAR – TROVA 1
SUELY DE FÁTIMA SELVATICI ZANOTELLI
Bairro Vitalli, Colatina ES
E-mail: suelyselvatici@gmail.com
CÓDIGO:04260324 TROVA 1
9º) TEMA: VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Esta terra me transborda,
todo o tempo me sobeja.
O belo som, que me acorda,
é o regato, que rasteja.
==============================================
10º LUGAR – TROVA 3
JACIMAR BERTI BOTI
End. São Silvano, Colatina-ES
10º) CÓDIGO 07220324 TÍTULO TROVA 3
Venda Nova uma cidade
De encantos e natureza
Onde tem felicidade
Com muita alegria e beleza
000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
============================
Considerando que em 2024 o movimento dos Poetas Trovadores Brasileiros, Movimento Trovadoresco, denominado modernamente de NEOTROVISMO completa 44 anos e, com a realização de 06 a 09 de junho de 2024, na Cidade de Venda Nova do Imigrante do XXI Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, a ACLAPTCTC, Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores lançou oficialmente o CONCURSO MUNICIPAL, ESTADUAL E NACIONAL DE POESIAS E TROVAS 2024.
PREMIAÇÃO: Troféus, Medalhas e Diplomas para os 20 melhores colocados em Trovas e em Poesias, tanto a nível Nacional, como Estadual. O Concurso terá a sua culminância e premiação na Sexta Feira, dia 07 de junho de 2024, em solenidade com início às 18 horas, no segundo Dia do XXI Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores de 06 a 09 de junho no Centro Cultural da Cidade de Venda Nova do Imigrante, ES. Os vencedores que puderem comparecer arcarão com as despesas de hospedagem e alimentação que estarão com preços especiais para o evento. Quem não puder comparecer poderá receber as premiações, em até 40 dias após o evento, desde que envie o valor das despesas postais.
O QUE É POESIA? O QUE É UMA TROVA? DEFINIÇÃO DE TROVA: Para efeito deste Concurso entende-se por Trova, um poema monotrófico (que contém uma estrofe apenas) com quatro versos heptassílabos (redondilha maior), sem título, que se completa em seus quatro versos. TROVA é uma composição poética de quatro versos, de sete sílabas poéticas cada, com rima e sentido completo. Entende-se por POESIA, a manifestação livre de sua criatividade com encanto e beleza. Como POESIA serão aceitos: Sonetos, Haicais, Cordel e textos com rima ou sem.
QUATRO DIAS DE FESTA CULTURAL: O XXI Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores e o Concurso objeto deste Edital, são eventos totalmente gratuitos e aberto à participação de todos os interessados. Não precisa inscrição antecipada.
PROGRAMAÇÃO DO CONGRESSO: Palestras Culturais, City Tour (Passeio), Saraus Poéticos, Desfile da Troveata, com Polenta Móvel e a Serenata do Tempo do Nunca Mais, Festival de Corais, Cantarola, Jogo de Mora, Posse Acadêmica, Premiação dos Vencedores dos Concursos, Lançamento de Livros e da Antologia 44 anos de Neotrovismo e Missa em Trovas.
VENDA NOVA DO IMIGRANTE: A Cidade de Venda Nova do Imigrante está localizada às margens da BR 262, que liga Belo Horizonte a Vitória. Venda Nova do Imigrante fica a 105,7 km da Capital Vitória, Espírito Santo. A cidade Venda Nova do Imigrante fica na região conhecida como Montanhas Capixabas, no interior do Espírito Santo. Considerada Capital Nacional do Agroturismo, a cidade reúne atrativos de turismo rural, ecoturismo e turismo de aventura. Possui rica história e forte ligação com a Itália. Uma de suas mais frequentadas festas é a Festa da Polenta. Do Aeroporto Internacional de Vitória, você pode alugar um carro e seguir pela BR-262 até chegar ao destino final. A viagem de Venda Nova do Imigrante a Vitória dura pouco mais de 2 horas. Você não dirige ou não quer alugar um carro? Ao chegar no Aeroporto peça um UBER até a Rodoviária de Vitória. Lá é só embarcar em um ônibus da Viação Águia Branca. A passagem custa entre 50 a 60 reais. O trajeto é feito em cerca de 2h30m. Venda Nova fica na Rodovia Federal BR 262, que liga Vitória a Belo Horizonte. Para quem vem de Brasília ou BH, Venda Nova fica logo depois da Divisa MG/ES. Ônibus de Belo Horizonte a Vitória passa pela cidade de Venda Nova. Existem linhas regulares de Ônibus do Rio e São Paulo direto para a Cidade de Venda Nova do Imigrante, inclusive de Buser. Só pesquisar.
HOTÉIS: 1) HOTEL CANAL – HÁ BASTANTE VAGAS - Av. Angelo Altoé - Centro - Venda Nova do Imigrante. 01- Quarto individual, duplo e triplo com suíte, tv, frigobar, ventilador e banheiro, incluindo café da manhã, DE R$ 75,00 A R$ 90,00, a diária, usando o nome da Presidente da Academia de Letras, Sra. Ireni. 02- QUARTO COM BANHEIRO COMPARTILHADO COM UMA OU DUAS CAMAS DE SOLTEIRO, COM VENTILADOR E CAFÉ DA MANHÃ, RS 75.00, PARA CADA HÓSPEDE. Contato: (28) 9 9886-1241 (28) 9 9886-1222, com a proprietária NÉIA CANAL – 2) HOTEL ESMIG – POUQUÍSSIMAS VAGAS. - Av. Angelo Altoé - Centro Venda Nova do Imigrante/ES. Só enviar um oi, no Wattshap (28) 99886-3636, e obterá todas as informações desejadas, referente hospedagem e demais dúvidas. 3) HOTEL VENTURIM - Rodovia Br-262, Km 110, Venda Nova do Imigrante ES. TELEFONE: 28 99918 8163. Recomendável para quem estiver de carro.
XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES - EVENTO TOTALMENTE GRATUITO; EVENTO PARA TODA A POPULAÇÃO.REALIZAÇÃO E APOIO CULTURAL: Realização: ACLAPTCTC, Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores. Apoio da ALAVENI, Academia de Letras e Artes de Venda Nova do Imigrante e da Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante através das Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Artesanato e Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante, ES; Câmara Municipal, Comércio e Povo em Geral. Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores. CNPJ N.º 30.725.599/0001-91 - Rua dos Pombos, 2 – Eurico Salles, Carapina, Serra, ES. CEP: 29160-280.
CONTATOS Presidência, Escritor Poeta Trovador Capixaba Clério José Borges pelo WhatsApp: 27 992 57 82 53 ou ainda pelo E-mail: clerioborges2013@gmail.com; Contatos com a Secretaria Geral, Escritor João Roberto Vasco Gonçalves: robertovasco@hotmail.com; – WhatsApp: Tel.: 27 - 9 99 63 04 71. Informações sobre Venda Nova do Imigrante: Prefeitura - Telefone: 28 – 35 46 11 88 – PRESIDENTE DE HONRA do Congresso: Acadêmica Diomedes Caliman Berger WhatsApp: TEL.: 27 – 9 92 34-39 33 – Presidente da Academia de Letras e Artes de Venda Nova do Imigrante, Irene Peterle Brioschi, WhatsApp: 28 9 98 86-16 07.
CONCURSO INICIADO EM 27 DE JANEIRO DE 2024.
CONCURSO ENCERRADO EM 15 DE MAIO DE 2024.
RESULTADO FINAL DIVULGADO EM 02 DE JUNHO DE 2024
ENTRREGA DE PREMIOS - TROFÉUS, MEDALHAS E DIPLOMAS, NO SEGUNDO DIA DO XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES NO DIA 07 DE JUNHO DE 2024, COM INÍCIO AS 18 HORAS NO AUDITÓRIO DO CENTRO CULTURAL E TURÍSTICO MÁXIMO ZANDONADI NO BAIRRO DE VILA BETÂNIA EM VENDA NOVA DO IMIGRANTE NAS MONTANHAS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO DISTANTE CERCA DE 110 QUILÔMETROS DA CAPITAL DO ESTADO VITÓRIA. A CIDADE FICA ÀS MARGENS DA RODOVIA FEDERAL BR 262.
================================================================
XXI CONGRESSO BRASULEIRO DE POETAS TROVADORES
06 a 09 DE JUNHO DE 2024 VENDA NOVA DO IMIGRANTES – ES
REALIZAÇÃO
ACADEMIA CAPIXABA DE LETRAS E ARTES DE POETAS TROVADORES - ACLAPTCTC
PATROCINADORES
1. PREFEITURA MUNICIPAL DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE- SECRETARIA DE CULTURA,
TURISMO E ARTESANATO
2. SICOOB
3.
VIAÇÃO AGUIA BRANCA
4. ASSOCIAÇÃO FESTA DA POLENTA – AFEPOL
5. AMENA - CASA DA CULTURA
6.
SICRED
7. MONTANHAS CAPIXABAS CONVENTION E VISITORS BUREAU
8. MULTSCHOW
9. SAMAJ – EMBALAGENS
10. NUTRISAMAL
APOIO
1- ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE – ALAVENI
2- GOVERNO DO ESTADO DO ES
3- SEBRAE
4- SENAC
5- RÁDIO FMZ
6- PARÓQUIA SÃO PEDRO APÓSTOLO
7- DEPUTADA JANETE DE SÁ
COMISSÃO COORDENADORA:
1- Pré-Congresso-18 oficinas: Diomedes Maria Caliman Berger, Clério Borges, Zenaide
Thomes
2- Cerimônia de Abertura: Ireni Peterle Brioschi e Clério José Borges
3- Cerimonial: Dra. Margareth Gonçalves Pederzini
4City Tour – Helina Canal
5- Organização da Exposição dos Escritores e Poetas: Izabel Uliana Bastos, Ireni Peterle
Brioschi e Romelho Contreiro
6- Troveata – Giseli Cardim e Carla Caliman
7- Redes Sociais – Carla Caliman e João Lucas R Borges
8- Apresentação dos Corais – Adriana Dutra e Claudete Bellon
9- Aula Show com Degustação – Andreia Rosa
10- Serenata: “Tempos do Nunca Mais” – Tarcísio Caliman
11- Missa em Trovas – Diomedes Caliman Berger
12- Missa das 10 – Tarcísio Caliman e Claudete Bellon
13- Coordenação Geral: Fabio Altoé – Clério Borges – Diomedes Caliman Berger
000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
HISTÓRIA DA ACLAPTCTC - ACADEMIA CAPIXABA DE LETRAS E ARTES DE POETAS TROVADORES -
1980 - Clério José Borges foi fundador e Presidente do CLUBE DOS TROVADORES CAPIXABAS – CTC, entidade cultural sem fins lucrativos de divulgação da Poesia e da Trova. Fundado a 1º de julho de 1980, no Espírito Santo o CTC foi uma entidade cultural atuante, tendo realizado de 1981 ao ano 2000, um total de 20 Seminários Nacionais da Trova no Espírito Santo e, depois do ano 2000, um total de mais de 17 Congressos Brasileiros de Poetas Trovadores reunindo Trovadores do Brasil, Portugal e Argentina. A Diretoria do CTC já organizou e realizou Congressos de Trovadores em Salvador, São Paulo, Brasília e em Bonsucesso no Rio de Janeiro e, inclusive na Ilha de Paquetá. O Clube dos Trovadores Capixabas, CTC era uma entidade cultural sem fins lucrativos de divulgação da Trova e da Poesia em Geral. Em Assembleia Geral Extraordinária realizada no sábado, dia 18 de novembro de 2017 o CTC foi extinto e passou a ter uma nova denominação. Passou a ser a ACLAPTCTC, Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores.
2017 - 18 de novembro. Na data de sua fundação a ACLAPTCTC elegeu a sua Diretoria composta das seguintes Personalidades Culturais: Presidente da Diretoria Executiva: Clério José Borges de Sant Anna. Vice-Presidente da Diretoria Executiva: Kátia Maria Bobbio Lima. Secretário Geral da Diretoria Executiva: João Roberto Vasco Gonçalves. 1º Secretário da Diretoria Executiva: Soêmia Pimentel Cypreste. Tesoureiro Geral da Diretoria Executiva: Clérigthom Thomes Borges. Conselho Fiscal. Conselheiro Fiscal Titular Presidente: Edilson Celestino Ferreira. Conselheiro Fiscal Titular Vice-Presidente: Andréia da Silva Fraga; Conselheiro Fiscal Titular Secretário: Albércio Nunes Vieira Machado. Conselheiro Fiscal Suplente: Emílio Soares da Costa. Conforme o artigo 19 do Estatuto, o mandato da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal é de cinco anos, de 18 de novembro de 2017 a 18 de Novembro de 2022, período em que atuarão administrativamente, sem Remuneração.
Em 18 de novembro de 2022 nova eleição foi realizada tendo sido reeleita NOVA DIRETORIA:
Presidente da Diretoria Executiva: Clério José Borges de Sant Anna.
Vice-Presidente da Diretoria Executiva: Kátia Maria Bobbio Lima.
Secretário Geral da Diretoria Executiva: João Roberto Vasco Gonçalves.
1º Secretário da Diretoria Executiva: Josiara dos Santos
Tesoureiro Geral da Diretoria Executiva: Clérigthom Thomes Borges.
Conselho Fiscal. Conselheiro Fiscal Titular Presidente: Edilson Celestino Ferreira.
Conselheiro Fiscal Titular Vice-Presidente: Andréia da Silva Fraga;
Conselheiro Fiscal Titular Secretário: Jacimar Berti Boti
Conselheiro Fiscal Suplente: Emílio Soares da Costa.
000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000