imag. arq. do aut.

 

 

BERÇO DA PARAÍBA

 

 

Essa poesia, se refere ao rio Sanhauá, foi lá, às suas margens, que a Paraíba teve o seu início, oficialmente em 05/08/1585. com a celebração, do acordo de paz, entre os portugueses, e o cacique Piragibe, dos Tabajaras.

 

 

Valdir Rangel

 

 

Rio que molha o mar

Sanhauá...

Piragibe mora por lá

No Sanhauá...

 

Porto do campim

Inicio da cidade jardim

Da Paraíba enfim...

 

Rio que mora no mar

Que corre sem parar

Sanhauá...

 

Piragibe dos Tabajaras

O cacique das águas claras

Do Sanhauá que não pára

De correr dentro de mim...

 

Rio que vive aqui

Onde navegam os sonhos de mim

Sanhauá, águas bentas

No Porto do capim!

 

 

Para seu conhecimento!

 

[30/11 20:50] : O rio Sanhauá é um rio brasileiro que banha os municípios de Bayeux e João Pessoa, no estado da Paraíba. Um dos principais afluentes do rio Paraíba, foi em sua foz, margeada pelo casario histórico e pelos campanários de dezenas de igrejas, que João Pessoa, a capital do estado, foi fundada,

no século XVI. Wikipédia

Nascente: Paraíba

Foz: Rio Paraíba

Comprimento: 8 km

 

Fonte Google !

 

[30/11 20:50] : Fundada em 5 de agosto de 1585, no alto da colina às margens do rio Sanhauá, afluente do Paraíba, a cidade chamava-se Nossa Senhora das Neves. Durante a ocupação holandesa, passou a chamar-se Filipéia. Terminada a ocupação, foi batizada de Paraíba.

 

Fonte Google!

[30/11 20:50] : O Rio Sanhauá é considerado o berço de João Pessoa, que nasceu às margens do rio há 429 anos com o nome de Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, fazendo o caminho inverso de muitas cidades litorâneas do Brasil, que se desenvolveram da costa para o interior.

 

Fonte Google!

 

 

      #M#