Dia mundial da língua portuguesa
Ó Língua Lusitana, nobre e pura, com teus sons tão doces e cadenciados, nasces em terras de beleza e cultura, em teus versos e prosa tão inspirados.
És a língua de Camões, com seu amor ardente, e de Pessoa, com sua melancolia; és a língua que nos faz sentir presente, em cada verso, em cada poesia.
Com tuas palavras, expressas a emoção do povo, que te fala com carinho; és símbolo de uma rica tradição, que guarda a história de um continente inteiro.
Em teus sons tão suaves, tão melodiosos, cantas histórias de amor e de saudade e, em cada frase, revelas tão grandiosos tesouros, que guardam tua verdade.
És língua de arte e de sabedoria, de conhecimento e de evolução; és língua de união e de harmonia, de um povo que te guarda com devoção.
Ó língua mãe, és um tesouro incomparável que nos guia e nos envolve, em cada som, em cada verso, para um futuro mais amável, num universo imerso.
Que teu som tão belo e teu esplendor permaneçam sempre em nossa memória, ó língua mãe! Há em ti tanto amor que és fonte de inspiração e de glória.
Que em teu constante e fecundo cultivo, de geração em geração, se transmita a luz que nos ilumina e que nos incentiva a amar-te sempre mais, ó língua bendita.
Que em cada rima, em cada verso, se exalte a tua beleza, e que em teu falar se reconheça em todo o mundo a tua majestade e grandeza.