alguns mestres

"A expressão fazer nada é muito positiva em inglês e indica ação de fazer nada. Então, mesmo no nada, nós criamos a ação de fazer o nada. Como se a necessidade de fazer nada preenchesse esse vazio. Há um medo muito grande, hoje, de não se conseguir preencher, com o externo, o que temos internamente."

§

"Dentro das duas tendências que acabaram polarizando a poesia americana, (make it classic ou make it new) vejo-me muito mais propenso a não chegar ao clássico mais adequado, mas a tentar chegar ao novo."

§

"Ao novo eu procuro chegar respondendo à questão que me coloco a cada passo: é isso mesmo que você quer dizer? é isso mesmo que você sente? Ou seja, procuro a validação emocional para aquilo que eu faço."

Robert Creely

----------------------------------

"Há um timbre humano, um pulsar vital e sincero, ao qual deve propender o artista, e não importam quais disciplinas, teorias ou processos criadores suceda essa emoção, seca, natural, pura, ou seja, prepotente e eterna e não importam os recursos de estilo, maneira, procedimento etc."

§

"É sabido que quanto mais pessoal (repito, não digo individual) é a sensibilidade do artista, a sua obra torna-se mais universal e coletiva".

César Vallejo

-----------------------------------------

"não nascemos livres: a liberdade é uma conquista - e mais:

uma invenção."

§

"a palavra é a amante e o amigo do poeta, seu pai e sua mãe, seu deus e seu diabo, seu martelo e sua almofada. Também é seu inimigo: seu espelho".

§

"Cada poema é único. Em cada obra lateja, com maior ou menor intensidade, toda a poesia. Portanto, a leitura de um só poema nos revelará, com maior certeza do que qualquer investigação histórica ou filológica, o que é a poesia ".

§

"A palavra é o próprio homem. Somos feitos de palavras. Elas são nossa única realidade ou, pelo menos, o único testemunho de nossa realidade".

Otavio Paz

----------------------------------------------

"...o meu processo criativo consiste numa ininterrupta construção e destruição de imagens que saem do núcleo central que é, ao mesmo tempo, destruidor e construtivo..."

§

"Para mim, o "impulso" poético ou a "inspiração" é apenas a súbita, e geralmente física, chegada da energia para a perícia e o senso estrutural do artesão."

§

"Poesia é aquilo que me faz rir, chorar ou uivar, aquilo que me arrepia as unhas do dedo do pé, o que me leva a desejar fazer isso, ou aquilo, ou nada."

§

"Tudo o que importa é o eterno movimento que há por trás da poesia, a vasta corrente subterrânea da dor, da loucura, da pretensão, da exaltação ou da ignorância humanas, por mais sublime que seja a intenção do poeta."

Dylan Thomas

-----------------------------------

"Vivemos sob céus sombrios, e... são poucas as pessoas. É por isso que existem tão poucos poemas. As esperanças que ainda tenho não são grandes; tento conservar o que me restou."

§

"O poema é solitário. É solitário e andante. Quem o escreve, a ele fic a entregue."

§

"...o poema fala sempre somente em prol de si mesmo e de mais nada."

§

"O poema quer o Outro, precisa desse Outro, precisa de um parceiro. Ele o procura, adequa-se a ele.

Cada coisa, cada pessoa é um poema que se dirige ao Outro, figura desse Outro."

Paul Celan

------------------------------------------

"Poesia é a tentativa de representar ou de restituir por meio da linguagem articulada aquelas coisas ou aquela coisa que os gestos, as lágrimas, as carícias, os beijos, os suspiros procuram obscuramente exprimir."

§

"Um poema é uma espécie de máquina de produzir o estado poético através das palavras."

§

"A duração da composição de um poema mesmo bem curto, pode absorver anos, enquanto a ação do poema em um leitor será realizada em alguns minutos."

Paul Valéry

----------------------------------------

"a destruição da poesia como uma tradição não destruirá a poesia em si"

§

"O pensamento é a ocasião da lnguagem"

§

"Quais as razões da poesia ─ as razões para escrever poemas, e para ler poemas? A resposta da física seria: uma compulsão tremenda de superar uma inércia tremenda"

§

"Ser crítica em relação à poesia a ponto de renunciá-la, obedecendo sua consciência, faz de você, nos quartéis onde os poetas têm poder hierárquico, alguém para ser mantida tão quieta quanto possível"

Laura Riding

----------------------------

"Escrevo com terrível dificuldade: reescrevo, colo, interpolo, publico um poema como quem o espelha. Armo a oficina em qualquer parte, sem tabuleta que o indique. Ninguém sabe, mas ali sua-se"

§

"Sou quem os que amo (ou detesto) pensam de mim. Pouco mais"

§

"Quem disse que o tesouro dos poetas são 'montes de papéis desarrumados / e barras de oiro quando o sol se põe'? Eu não aspiro a tanto, mas tenho alguns bens: sapatos novos, calças de ganga, uma camisa de flanela e um relógio de pulso."

§

"A Poesia foi, para mim, corso: de quando em vez, fazia abordagens. Claro que trago comigo, como qualquer pirata que se preza, o mapa desse tesouro, onde ninguém o encontrará: na pala do olho direito — com o esquerdo, não sei porquê, vi sempre melhor."

Sebastião Alba

--------------------------------------

"A poesia é como o ar, toca o homem e o define, lhe dá figura e contorno porém o ar é irrepresável. Um dos milagres da poesia é que toca o fogo e é ao mesmo tempo o fogo transfigurado. Isso não deve nunca esquecer o poeta."

§

“A grande plenitude da poesia correspondente ao período católico, com seus dois grandes temas, onde está a raiz de toda grande poesia: a gravitação metafórica da substância do inexistente e a maior imagem que talvez possa existir, a ressurreição.”

§

"Se ao final de sua vida, um escritor acredita ter esclarecido ou aumentado o fluxo criador de sua época - ou, mais simplesmente, de seus amigos - sentirá como se sua obra houvesse produzido um acréscimo, um desenvolvimento, e essa é a sua principal utilidade. Fazer parte de um estilo, somando a ele, levando-o a sua plenitude, propicia sentir, como esboça o soneto de Mallarmé dedicado a Poe, as mutações e a eternidade girando incessantemente em seu mais secreto ordenamento".

José Lezama Lima