o inquisidor

A Lógica da Violência, Quando é Usada pelo Fanatismo traz a dimensão infinita do tempo.

O Santo Ofício e os cristãos novos.

[caçando bruxas, exonerados, ideológico antagônico ao "nosso projeto", nosso projeto? O Brasil é nosso! Esdrúxulos, cambistas da fé, pilantrel, cartel, sucia, conluio, maquinação, trama, conspiração, arranjo, acomodação, acondicionamento, alinho, amanho, panelinha, laia, arresto nos poderes do Brasil. Meu Deus! Não sei o que dizer. O que há de tão podre ... Todos estão de conluio. Não se pode confiar nem no juiz.]

Que tempos são esses em que precisamos defender o obvio diria Brecht!

Já tivemos uma idade das trevas em que a religião comandava a política.

Ficou conhecida como a idade das trevas, a inquisição e a caça às bruxas de todos aqueles que não diziam amém ao clero ou discordassem das suas normas e regras. E nós estamos vivendo isso outra vez? Estamos? agora com uma onda neo pentecostal de determinadas agremiações evangélicas que vêm tomando de assalto a nação em nome de Deus, isto está certo?

Que tempos são esses?

Já vivemos a inquisição da idade média?

Fé Cega, Faca Amolada||

Angel

___________

Páginas de abertura do volume “Poesias”, publicado em 1909

O grande Inquisidor escreve à luz de um círio:

corre de seu tinteiro o sangue do martírio.

Súbito, uma mulher acerca-se da mesa

e prostra-se: “Senhor! um dia a natureza

bradará por meu filho, a vítima inocente,

que amanhã vai ser posta à morte iniquamente!

Da sentença riscai, com generoso traço,

o confisco, o pregão [1], o anátema e o baraço [2];

e mandai demolir a forca que abre a cova

à decrépita mãe, à esposa ainda nova,

e a três filhos, Senhor, entes que Cristo adora!

A maldição não tisna, é certo, a luz da aurora,

e nem pode manchar a fronte encanecida,

que a tarde da velhice é a aurora da outra vida.

Como Xerxes punindo o mar com ferro em brasa,

em vão buscais cortar a inacessível asa

do pensamento: – o ideal é um lúcido oceano

e uma invencível águia o pensamento humano;

mas, se preciso for, em nome dele abjuro

a razão, a ciência, os astros, o futuro.”

Fez-se solene pausa; e com acento triste

fala o grande juiz: “Pois bem! mulher, feriste

a fibra paternal do Inquisidor austero;

volta tranquila ao lar, pois choraste, e não quero

espalhem os clarins da vil maledicência

que a justiça de Deus mais pode que a clemência.

Acolhi teu clamor humilde e o vão perdoo,

vai na paz de Jesus, por Ele te abençoo;

quanto a teu filho amado, ileso das mais penas,

há de ser, para exemplo, esquartejado apenas.”

NOTAS:

[1] Pregão – proclamação pública.

[2] Baraço – corda ou laço usados para estrangular.

Reproduzido de “Poesias”, Augusto de Lima, Editora H. Garnier, Rio de Janeiro / Paris, 1909, 300 pp., ver pp. 21-22. A ortografia foi atualizada.

_________________

Augusto de Lima - o poeta

Augusto de Lima - fonte: ABL

Antonio Augusto de Lima, poeta, magistrado e político, nasceu em Congonhas de Sabará [hoje Nova Lima], MG, em 5 de abril de 1859, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 22 de abril de 1934. Na Academia Brasileira de Letras, concorreu a primeira vez em 1902, na vaga de Francisco de Castro, eleito Martins Júnior. Um ano depois, apresentou-se candidato à vaga de Urbano Duarte. Foi eleito em 5 de fevereiro de 1903, mas só tomou posse quatro anos depois, em 5 de dezembro de 1907, sendo recebido pelo acadêmico Medeiros e Albuquerque.

Augusto de Lima era filho de José Severiano de Lima e de Maria Rita de Lima. Iniciou o seu curso de humanidades no Seminário de Mariana, onde teve como professor de Latim o então padre Silvério Gomes Pimenta, mais tarde arcebispo de Mariana. Cursando depois o Seminário do Caraça. Desistindo de ser padre, foi prestar os exames preparatórios em Ouro Preto, em 1877. Em 78, ingressou na Faculdade de Direito de São Paulo, onde foi amigo, entre outros, de Raimundo Correia, Afonso Celso Júnior, Silva Jardim, Valentim Magalhães, Teófilo Dias, Pinheiro Machado e Assis Brasil. Fundou, em 1880, com Raimundo Correia, Alexandre Coelho e Randolfo Fabrino, a Revista de Ciências e Letras. Obteve o título de bacharel em 1882, tendo, durante o curso, exercido o jornalismo, no qual se mostrou propagandista das idéias da República e da Abolição. Passou a colaborar na imprensa, sobretudo no jornal O Imparcial, às vezes sob os pseudônimos I, Lilvio e Lauro.

Voltou a Minas, onde foi nomeado promotor do Termo de Leopoldina, e, em 1885, era juiz municipal. Em 1889, foi nomeado promotor de direito de Conceição da Serra, no Espírito Santo, onde permaneceu até 1890, quando deveria seguir, no mesmo posto, para Dores de Boa Esperança, em Minas, mas logo foi escolhido para chefe de polícia do Estado, em Ouro Preto.

Agitava-se, naquela ocasião, o problema da mudança da capital do Estado de Minas, e a tese de Augusto de Lima era a de que a nova capital devia ser instalada no antigo Curral de El Rei, depois Belo Horizonte, ponto de vista que era também o do Barão de Lucena, ministro da Justiça. Foi nomeado presidente do Estado, mas não quis, por si só, fazer a mudança do governo, e submeteu o assunto ao Congresso Constituinte, e só três anos depois, em 1898, transferiu-se para Belo Horizonte, a capital do Estado. Augusto de Lima, deu o seu nome a uma das mais belas avenidas de Belo Horizonte.

Deixando o governo do Estado, voltou Augusto de Lima ao seu posto de juiz, servindo na capital. Ao fundar-se a Faculdade de Direito, de Minas Gerais, foi escolhido para ser um dos professores, indo reger a cadeira de Filosofia do Direito, acumulando com o cargo de diretor do Arquivo Público, até 1910. Nesse ano, foi eleito deputado federal pelo seu Estado, sendo reeleito em várias legislaturas. Na campanha política de 1929-1939, da qual resultou a vitória da revolução, teve parte relevante, pronunciando memoráveis discursos. Na Câmara, o nome de Augusto de Lima aparece relatando e assinando pareceres na Comissão de Diplomacia e Tratados, de que foi membro, notadamente de 1910 a 1913 e de 1920 a 1923. Em 1934, foi eleito para a Assembléia Constituinte, e dela fazia parte, quando teve de submeter-me a uma cirurgia, vindo a falecer.

Segundo ocupante da Cadeira 12, eleito em 5 de fevereiro de 1903, na sucessão de Urbano Duarte e recebido em 5 de dezembro de 1907 pelo Acadêmico Medeiros e Albuquerque. Recebeu o Acadêmico João Luís Alves.

:: Fonte: ABL - perfil Augusto de Lima. (acessado em 27.7.2015).

___________________________

NOTA DE RODAPÉ

© A obra de Augusto de Lima é de domínio público

Serpente Angel
Enviado por Serpente Angel em 03/01/2019
Reeditado em 03/01/2019
Código do texto: T6541979
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.