BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS

BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS

O aviãozinho de papel voou no horizonte azul

Sobe alto na imaginação na folia a brincar

Criança pula dança vira estátua

Espera o comando a transformação

Movimento ação atenção andam no pé de lata avante

Criam jogos de botão, peteca bambolê e pião

A bola de gude desfila no chão

Charadas amarelinhas a pular

Cobra cega enxerga o mundo com muita diversão

Linda Dama, Pião Rainha e Rei xadrez

Na corrida de saco se fazem campeões

Pulam cordas elástico a animar

Bola queimada realizações

Grande exercício que só faz bem

Dos sonhos a socialização cooperação

Palitinhos multicoloridos a destacar

Brincadeiras preferidas no ar

Jogos com diversidade a florir

A troca de figurinhas alcançar

Tudo fica a colorir afetividade

Surgi uma aquarela gigante passa o anel

O arco-íris fica a sorrir do Passatempo

Brincam crianças alegrando o planeta

Enquanto o soltar de pipas tocam no imenso céu

Encontram adivinhação na charada da ternura.

Tânia M de J B de Melo

27-03-2018

17:28 minutos

Brasília- Brasil

Direitos Autorais reservados ao Autor.

Tema: Brincadeiras de Crianças

A Poetisa tem como finalidade: despertar ao leitor a diversidade de brincadeiras do passado e da atualidade como; da importância dos brinquedos e das brincadeiras, no incentivo à leitura. Onde o leitor tem a liberdade de deixar sua opinião.

Objetivos:

Estimular o leitor a reflexão em troca de ideias

Explicitar a participação social sobre a importância da infância a brincar

Aponta questionamento sobre as formas brincar e criar novas brincadeiras

Incentivar a leitura transmitindo ideias que transforme o mundo

Reconhecer brincadeiras do passado e da atualidade

Desenvolver a imaginação e aceitar toda diversidade

Motivar seus sentimentos e emoções na afetividade socialização e cooperação

Proporcionar a criatividade na leitura e reconhecer a literatura

Desenvolver participação no mundo

Conviver na afetividade com o próximo

Despertar para compreensão de sua própria história de vida

Buscando bons leitores

Motivar a formação do costume de brincar

Valorizar o diálogo como forma de esclarecer conflitos e respeito as diferenças, analisando seus valores morais na forma de brincar nas tomadas de decisões morais e éticas.

Metodologia

Debate em grupo sobre o tema e sobre a criação do Autor

Fazer leitura do poema relacionar diferenças entre brincadeiras e brinquedos

Destacar a importância do brincar

Pesquisas sobre o convívio social e brinquedotecas

A situação da família em vivencia individuais e coletiva

Desenhar seus brinquedos favoritos

Descrever sua opinião sobre o tema

Escrever sobre: seus sentimentos, dar opiniões e ponto de vista social

Sobrinha palavras no poema

Fazer uma redação com tema minha brincadeira favorita

Reflexão sobre a realidade comprometida com transformação para melhor união

Que competir não ganhar o jogo e sim participar pacificamente.

Leitura silenciosa do poema

Exposição oral, criar músicas com o poema

Pesquisar sobre o tema.

Material necessário

Leitura do poema, pesquisas, informativos, ilustrações, filmes, histórias, livros, jornais revistas, enciclopédias etc....

Avaliação:

Será feita pelos participantes, abordando sua opinião.

Tânia Melo
Enviado por Tânia Melo em 11/09/2018
Código do texto: T6446023
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.