1354 -FILOSOFIA NO CONFLITO : PITADA DE LOUCURA NA RAZÃO E DE RAZÃO NA LOUCURA- Poem (39) Série Contemporâneo (17 estrofes)

1354 -FILOSOFIA NO CONFLITO : PITADA DE LOUCURA NA RAZÃO E DE RAZÃO NA LOUCURA- Poem (39) Série Contemporâneo (17 estrofes)

Poem Nº 1354

Por Sílvia Araújo Motta

I:

001-O humorista é um artista

002-que exprime conhecimento

003-da pura e essencial FILOSOFIA.

004-O drama do pensamento

005-da HISTÓRIA não se dissocia,

006-no espaço da possibilidade,

007-unidade-diversidade,

008-CONFLITO-solidariedade.

II-

009-O sucesso retórico da cibernética

010-e das Ciências da Computação

011-não asseguram o espaço da ÉTICA,

012-nem o ideal da verdadeira emoção.

013-O filósofo HERÁCLITO

014-no conflito realista

015-lembra o rio de águas

016-que não banham duas vezes

017-o mesmo banhista...

III:

018-Recorda o que HOMERO

019-fizera antes na POESIA

020-semi-moldada no MITO,

021-deixou escrito à memória:

022-“Não se podem separar

023-opostos na sua UNIDADE,

024-sob o risco de se perder

025-o sujeito da história.”

IV:

026-O CONFLITO sob o enlace

027-da presente SOLIDARIEDADE

028-é uma arma de dois canos,

029-difícil acertar a realidade,

030-quando dispara na MUDANÇA

031-a DECISÃO que exige NÃO,

032-e ao mesmo tempo, a OPÇÃO

033-que diz SIM à sedução.

V:

034-MACHADO de ASSIS,na ficção

035-da sua novela “Esaú e Jacó”

036-ambientada no Rio de Janeiro

037-no período da transição

038-do Império para a República,

039-tenta remover o CONFLITO da

040-mudança:prestígio-status-poder-

041-entre o Banqueiro e o Barão.

VI:

042-Simão Bacamarte:

043-médico-cientista,

044-tragicômico-protagonista,

045-no seu conto “O ALIENISTA”

046-na Vila de Itaguaí

047-tentou separar os habitantes

048-em CONFLITO, em dois grupos:

049-“os loucos e sãos” para avaliar

050-“a loucura e a razão.”

VII:

051-É preciso respeitar a VIDA

052-e dar conta das DIFERENÇAS!

053-a igualdade deve ser reconhecida

054-independente das crenças.

055-Em nome da PRIVACIDADE

056-se o amor vence, perde-se a guerra.

057-A científica racionalidade

058-traz CONFLITO com o amor.

VIII:

059-Diante do OBJETO desejado

060-sobre o qual debruça a atenção,

061-a solidariedade, tem CONFLITO

062-marcado diante da própria abstração,

063-que torna o AGENTE obrigado

064-a optar entre LUZES E TREVAS,

065-sem direito a uma lanterna

066-que separa o vencedor do perdedor.

IX:

067-RAZÃO leva a abdicar

068-os desejos na existência...

069-entre o Prêmio e o CASTIGO

070-entre os polos prazerosos

071-e os erros da experiência.

072-Não existe situação sem saída,

073-difícil é escolher entre muitas saídas!

074-Contextualizar os problemas é arte.

X:

075-Há o CONFLITO no diálogo humano!

076-Na ARTE, no amor, na alegria, na dor,

077-na evolução da Ciência. Sem engano

078-há forças opostas e solidárias!

079-Há sopros terrestres e sopros celestes,

080-Há heróis, mártires e especialistas...

081-Há o momento certo, para os surfistas

082-diante do amor e das ondas do mar.

XI:

083-O líder auto-proclamado

084-na vocação de remover CONFLITO

085-divide as águas do mar atormentado

086-como o fez Moisés ou como o fez Josué

087-que pode parar o sol, em Jericó.

088-O individualismo liberal a inspirar

089-chegou à Álgebra de BOOLE...

090-Na Revolução Francesa, à guilhotina

091-para separar a RAZÃO das Paixões.

XII:

092-Arte é um jogo de criar novos modos

093-de se enxergar e sentir o mundo.

094-O olhar do ARTISTA e do POETA

095-fazem a diferença PROFUNDA no caminho:

096-não se acostumam aos olhos do hábito.

097-Toda inovação incide no espaço unitário

098-que a reconhece como experiência nova,

099-no lógico princípio de IDENTIDADE

100-e não-lógico princípio da EQUIVALÊNCIA.

XIII:

101-Existe a continuidade do PAPEL

102-e a descontinuidade da AÇÃO,

103-entre a noção do indivíduo e do cidadão...

104-entre a origem e a estrutura da função.

105-A solidariedade que enlaça o CONFLITO

106-aumenta a tensão da transição...

107-No contágio da interação-mediação,

108-surge a recombinação dos fatos/valores

109-dentro da nova referência CONTEXTUAL.

XIV:

110-O Homem está em mudança permanente,

111-em CONFLITO, para atender seus limites.

112-O amante ama tanto mais, quanto mais,

113-é capaz de se distanciar de si mesmo

114-e do objeto do seu amor e quanto mais

115-se aproxima do seu AMOR e de si mesmo.

116-Quando não há o afastamento individual

117-surge o poder doentio que escraviza e não liberta.

XV:

118-A opção do desempenho é unitária

119-nas interações, impossíveis de prever.

120-O ser humano tem caráter extraordinário.

121-O dinheiro é instrumento de mudança social,

122-política, cultural e revolucionária,

123-o que faz a diferença é a natureza

124-intrínseca das referências das partes.

XVI:

125-Vale distinguir cooperação de solidariedade!

126-A cooperação é funcional, não exige outro papel.

127-Não reconhece a própria interdependência,

128-isola os parceiros sem trajetórias paralelas,

129-como na divisão de trabalhos e experiências...

130-Solidariedade absorve o valor qualitativo!

131-É reunião de especialistas e não de competências.

132-É a integração de desencontros.É o fazer de eu(s) 133-que se juntam na unidade dos opostos.

XVII:

134-Dom Quixote, ao final da sua vida

135-pode afirmar por mérito ou resignação:

136-“Fui louco e hoje estou em meu juízo”

137-O ser humano precisa reconhecer a solidariedade,

138-liberdade e a responsabilidade na existência.

139-Se o resultado é imprevisível, vale a OUSADIA

140-No CONFLITO:“Uma pitada de Loucura na Razão”

141-e na DECISÃO: “Uma pitada de Razão na Loucura.”

-

Para refletir:

“O diálogo construtivo explora a igualdade nas diferenças, para reconhecer as diferenças na igualdade.”

-

---***---

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 31/07/2007
Reeditado em 01/08/2007
Código do texto: T586664
Classificação de conteúdo: seguro