Negritude e Liberdade
* Para responder as questões 1 e 2, leia o poema de Dionésia Barros, que foi retirado do blog: Afrodescendentes à luz da sociologia.
Negritude e Liberdade
O povo negro muito já sofreu
Uns ainda continuam sofrendo
Preconceitos, discriminação
Por gente ignorante, ateu.
Pessoas desumanas, sem coração.
A negritude não é um defeito
É apenas uma das milhões de cores
Que Deus coloriu o mundo
Nessas cores, não há jeito que dê jeito.
Só o preto é que dá o retoque final
A toda a beleza natural
Do paraíso que foi feito.
Liberdade de fachada
Não é o que se quer
Queremos mesmo é ser livres
Como Deus determinou
Amar e ser amados
Pelos irmãos de outra cor
Viver em paz, sem discórdia.
Num mundo de sonhos e de amor.
De Maria Dionésia Santos da Silva (Dionésia Barros)
Santa Cruz do Piauí – PI
fonte: http://historiasocial-g25.blogspot.com.br
1º) Leia as afirmações abaixo e assinale o que for INCORRETO.
a) Com versos como os de “Negritude e Liberdade”, a autora, retoma o caminho trilhado pelo sofrimento do negro, sobretudo no que se refere ao período da escravidão, relembrando o desejo de liberdade.
b) Uma das inovações facilmente identificável no poema, relacionada à proposta de liberdade, é o convite a todos os irmãos de viver em paz, na concórdia e no amor de Deus.
c) No poema o eu-lírico afirma que ainda existem negros que continuam sofrendo, mesmo se apresentando firme e forte dentro da sociedade, fazendo valer sua existência, demonstrando suas infinitas capacidades humanas e clamando por um mundo justo de sonhos e amor.
d) A concepção de preconceito presente no poema é negativa, por excelência, já que no mundo atual esse sentimento negativo já foi superado totalmente, pois se pode dizer que os negros já conseguiram demonstrar grande parte de sua capacidade, mostrando que eles como todos os brancos, também são seres humanos, possuem sentimentos e que estão dispostos a construir juntos, uma sociedade igualitária sem distinção de cores.
e) O poema faz referência à resistência de um povo que tanto sofreu num passado de opressão, de dor e sofrimento e que apesar disso ainda existem pessoas racistas e preconceituosas.
2º) Na primeira estrofe do poema em estudo, a autora, põe em discussão um dos mais recorrentes temas da atualidade e em todos os tempos:
a) O preconceito
b) O amor
c) A paz, sem discórdia.
d) A religião
e) O sofrimento
gabarito
1º) D
2º) A