INCONFORMIDADE
Ela rondava em círculo
Procurando na imagem daquele homem
Idoso, enigmático, displicente,
Algo substancial que não se via
Mas por certo
Que internamente
Sempre que se aproximava dele, sentia.
Olhou naqueles olhos
Que se mostravam inexpressivos
Quase meio demente
Olhava a face madura incognoscível
Marcada pelas rugas e pelo tempo.
E ele nada lhe dizia ou respondia
Resolveu partir para a ação:
Deu-lhe uma espetada com algo
E ele não ofereceu reação.
Fez um leve reflexo de dor,
Mas nada falou.
Ela gritou:
És de pedra, concreto, cimento,
Com qual armadura tu te proteges
E que não decifra,
O que tens enigmático, aí dentro?
E como em passe de magia,
Ele roçou-lhe o rosto e disse meigo:
Sou teu guia!
(Retrato de um idoso numa cadeira de braços -1654. Óleo sobre tela, 109 x 85 cm. Museu Hermitage, S. Petersburgo, Rússia. - Fonte: Wikipedia)
Ela rondava em círculo
Procurando na imagem daquele homem
Idoso, enigmático, displicente,
Algo substancial que não se via
Mas por certo
Que internamente
Sempre que se aproximava dele, sentia.
Olhou naqueles olhos
Que se mostravam inexpressivos
Quase meio demente
Olhava a face madura incognoscível
Marcada pelas rugas e pelo tempo.
E ele nada lhe dizia ou respondia
Resolveu partir para a ação:
Deu-lhe uma espetada com algo
E ele não ofereceu reação.
Fez um leve reflexo de dor,
Mas nada falou.
Ela gritou:
És de pedra, concreto, cimento,
Com qual armadura tu te proteges
E que não decifra,
O que tens enigmático, aí dentro?
E como em passe de magia,
Ele roçou-lhe o rosto e disse meigo:
Sou teu guia!
(Retrato de um idoso numa cadeira de braços -1654. Óleo sobre tela, 109 x 85 cm. Museu Hermitage, S. Petersburgo, Rússia. - Fonte: Wikipedia)