Nossa infância
Infâncias divididas e planejadas
Evoluindo através de séculos, alcançando o vinte e um
A primeira vigiada e exemplar
A segunda sem vigília, liberal e contemporânea
Futuro orientado com brincadeiras personalizadas
O contraste na outra infância,
acompanhada por terceiros, limites não observados.
Na infância observada, os pais com poderes na educação,
na infância liberada, punição para aqueles que educam.
O contraste na obediência familiar, secular.
Infância privilegiada, fim da obediência do lar, contemporânea
No século anterior, os pilares da formação sustentavam a honestidade
No vinte e um, infância globalizada com formação terceirizada, digitalizada,
futuro arranhado, desestruturado, poderes totais, sem deveres, cidadania incerta.
Recordando e destacando para o crescimento leal, o respeito aos direitos e deveres.
O ócio, abonação, tudo fácil, o caminho para o mundo fugaz, mundo globalizado
Com competição e esperteza, a amizade fácil se desfaz
Na infância secular, a educação vinha do lar, a informação da escola
Na infância globalizada, a educação vem dos holofotes,
o professor além de ensinar tem que educar.
A escola foi transformada em instituição de ressocialização, da incerteza e do medo
Nossa infância, adultos gerados em cada infância, espelho de cada cultura.