OLHAR ANTIGO
(Sócrates Di Lima)
Bate o coração,
Tranquilo,
Sereno de imensidão,
Com vergável estilo.
Compassado,
Retilíneo,
Sossegado,
às vezes curvilineo.
Bate..bate...senhora!
Como antigamente batia,
Lá distante, outrora,.
Quando gigante sem rebeldia.
Senhora, doce menina,
Menina, doce senhora,
De olhar de vagalume me ensina,
Que um olhar nunca tem hora.
Olhar que nunca se apaga,
Que pode até se esconder,
Mas, que o pensamento afaga,
Quando chega o anoitecer.
E por mais que o tempo passe,
Lá se vão vários anos,
O olhar se torna um passe,
De olhares sem enganos.
Um olhar que não é de agora,
Nem de ontem nem de um passado remoto,
É um olhar de senhora,
Mulher menina numa linda foto.
Guardo sempre e com carinho de menino,
Que ao sentir aquela saudade muda,
Uma flauta dos alpes andino,
E lembranças da casa de Neruda.
E por esse olhar o coração bate,
Continua batento com alegria,
Mesmo que o destino não se retrate,
Meu coração sempre bateu em poesia..
Um olhar de gerânios,
No jardim que desfolha o coração,
Olhar que incorpora milenios,
Esse seu olhar antigo de imaginação.
Gerânio
.Existem muitas variedades de gerânios perfumados, o grânio-rosa é uma delas, é um pelargonio ou sardinheira, da família das geraniáceas, à qual pertence também a mais conhecida e utilizada em fitoterapia, erva-de-são-roberto ou geranium robertianum.
.
Podem encontrar-se ainda o gerânio tomentosa com sabor e cheiro a hortelã e que produz folhas aveludadas semelhantes à das videiras, o gerânio limão (P. Crispum) que dá flores de hastes compridas e de coloração rosada e folhas aromáticas e enrugadas, o gerânio-maçã e o gerânio-noz-moscada, distinguem-se pelos respectivos cheiros e pelas folhas macias e pouco recortadas, quase redondas.
Na Grécia é comum encontrar à porta dos restaurantes esta variedade ou a variedade de cheiro e sabor a limão, sendo ambas eficazes como repelente de insectos, principalmente mosquitos.
.
O gerânio-rosa ou malva rosa não é muito utilizado em fitoterapia em forma de chás ou tisanas se bem que se possa tomar e é até bastante calmante e refrescante, mas é mais comum em aromoterapia para extracção do óleo essencial muito apreciado por aromoterapeutas e outros profissionais das várias massagens.
O óleo extraído desta planta tem propriedades calmantes, funciona a nível emocional profundo actuando o seu aroma no sistema nervoso deixando a pessoa muito relaxada, é utilizada mesmo como sedativo em pessoas ansiosas e com problemas de conciliar o sono, é utilizado em cosmética para combater vários tipos de problemas de pele, incluindo rugas precoces e pele seca, é um tónico do sistema nervoso, é ainda aconselhado em certos problemas relacionados com a menopausa, diabetes, infecções da garganta, tem sido ainda utilizado com sucesso em alguns tipos de cancro uterino e mamário, ajudando o paciente no alívio das dores, pode ainda ser utilizado em frieiras e pé de atleta sendo no entanto nos casos deste último, muito mais eficaz o óleo essencial de tea-trea.
.
É uma planta perene podendo chegar a atingir 70 a 80 cm de altura, de folha verde clara profundamente recortada fazendo uma bonitas e perfumadas sebes, de pequenas flores cor-de-rosa, existindo também alguns destes gerânios aromáticos de flor branca como é o caso do pelargonium fragrans, a folhagem nalgumas variedades pode ser menos recortada e apresentar laivos vermelho escuro mas todas elas quando esmagadas exalam um perfume intenso.Propaga-se facilmente por estaca e é uma plantas muito resistente que requer poucos cuidados e que se dá muito bem em vasos e canteiros.
São recomendadas em agricultura biológica pois quando consociada com as rosas e videiras repelem o escaravelho japonês e junto das couves e do milho afectam a lagarta da couve e outros vermes que infestam estas plantas.
.
Na Culinária
Existem várias receitas com gerânio, principalmente com o gerânio-rosa, cujas folhas podemos utilizar para forrar o fundo das formas dos bolos ou para juntar a geleias e doces de maçã.
Para quem gosta de se aventurar no mundo da culinária com flores e ervas aromáticas deixo aqui a sugestão de um livro fantástico repleto de receitas deliciosas e muito originais, infelizmente o livro ainda não está traduzido para português “Cooking with flowers” de Jekka McVicar, esta grande conhecedora do mundo das aromáticas tem no entanto um outro livro traduzido para português e também de excelente qualidade publicado pela civilização e cujo título é “O poder das ervas aromáticas”.
FERNANDA BOTELHO nasceu a 19 de Agosto de 1959 na Tojeira, inspirada pela lua-cheia a brilhar sobre a Serra de Sintra. Da infância no campo guarda cheiros de vindimas, alfazemas, manhãs de orvalho e orégãos…Ruma a Londres onde estudou plantas medicinais, pedagogia Waldorf e Montessori, yoga, e aí viveu 15 anos salpicados por muitas outras viagens, Índia, Indonésia, América do Norte e Sul, Caraíbas, Itália, Grécia etc. Desde 1998 que é membro da Herb Society UK. Escreve em revistas de jardinagem, tem o curso de guia de jardim botânico, tendo orientado visitas às plantas medicinais dos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian. Os seus livros infantis"Salada de flores e "Sementes à solta" estão recomendados pelo PNL (Plano nacional de leitura). A sua agenda de plantas medicinais já vai na 4ª edição e a de 2013 é dedicada à importância das sementes.