REFLEXOS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Vou me expressar um pouco

Sobre os reflexos da educação

Na vida dos trabalhadores

Que tinham restrita expressão

Durante o governo dos militares

Anos de grande opressão

Pouco a pouco as reivindicações

Por escolas públicas foram surgindo

Após a década de 60

Escolas foram construindo

Com as exigências da população nacional

O Brasil foi progredindo

A escola dividida em classe

Uma para rico outra para pobre

Meninas uniformizadas

Na grande classe dos nobres

Rezavam, cantavam o hino nacional

E os problemas alguém dizia:

Deixa que o inspetor resolve.

Todos ficavam de pé

Quando o professor entrava

Depois sentados de dois

As lições um a um davam

Repetiam, declamavam e memorizavam

Quase ninguém questionava

O que o professor falava

Durante o recreio não podiam

Gritar, correr ou pular

A diretora dizia que as crianças

Não deviam se agitar

Porque se transpirassem muito

Não sabiam se concentrar

A merendeira, então

Essa ninguém conhecia

Por uma pequena janela

Uma sopa quente servia

Só aparecia a mão

E o prato alguém recebia

Ainda bem que hoje

A merendeira na nossa compreensão

É uma educadora alimentar

E dialoga com educação

Tem domínio de conhecimentos

Teóricos e práticos culturais

Da merenda do Brasil e de nossa região.

Na estrutura educacional

A ensino dividido

A elite com o propedêutico

Durante o dia atendido

A noite os trabalhadores

E cursos profissionalizantes

Aos pobres oferecidos.

Nas salas de aula o aluno

Vivia a submissão

Diretor e supervisor

Comandava toda ação

Os alunos desencorajados

Desistiam da educação

Todo tipo de preconceito

A escola abraçava

Negros, pobres e deficientes

Eram por ela rejeitados

E a qualidade do ensino

Eram provas repetidas

De conteúdos repassados

As famílias que migravam

Do campo ou de outras regiões

Do Nordeste para o Sul

Procurando soluções

Não cabiam nas escolas

Gerando as evasões

Em 1964, os militares

Passaram a governar

Impuseram a ditadura

E quem queria desafiar

Era preso, torturado

Ou tinha que se exilar

Olheiros por todo lado

Ninguém tinha liberdade

Músicos, atores e políticos

Professores que falavam a verdade

Sumiram ou foram exilados

E só voltaram ao Brasil

Com a anistia e igualdade.

Nas escolas as disciplinas

Por regime militar implantadas

Educação Moral e Cívica

No 1° Grau ministrada

Organização Social e Política Brasileira

No 2° Grau ensinada

Estudo dos Problemas Brasileiros

No Ensino Superior

Com conteúdos disciplinares

O governo controlou

E os direitos sociais dos cidadãos

A ditadura tomou.

A Lei n° cinco meia nove dois

Veio regulamentar

A Profissionalização compulsória

Sem as condições adequar

Foi um fracasso total

Pra quem queria se preparar.

A organização dos trabalhadores

Deu-se de forma progressiva

Mesmo sem um sindicato

Tinham muitas expectativas

As classes se organizando

De forma bem expressiva

Desde o ano da República

Que muitos funcionários

Reivindicaram direitos

Como férias, licenças e salários

Realizando congressos e palestras

Comícios com tons revolucionários

A partir de 1930

O governo Getúlio Vargas

Aprovou a CLT

Que assim regularizava

Os direitos trabalhistas

De todos que Trabalhavam

A maior organização

De todos os trabalhadores

Foi a partir de 1980

Que com colaboradores

As associações e Sindicatos

Tornaram-se reivindicadores

Hoje temos democracia

Em qualquer situação

Ainda existe preconceito

Mas explícito não é não

Pois quem tem sofre conseqüências

E não sai sem punição

Educação democrática

Deve-se aos seus trabalhadores

Importando-se com o ensino

Lutam seus educadores

Enfrentando obstáculos

Unidos são reivindicadores

Sonhando por melhores salários

Até quando? Perguntam os professores!

Edileusa Moreira
Enviado por Edileusa Moreira em 14/01/2013
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