A FELICIDADE DE SER FELIZ

FELIZ

NATAL

A TODOS

Glórias

Tive...

Quando

Aqui

Cheguei

Mindim

Sabia

Andar

Fora

A brilhar

E ao

Mundo

Mostrar

Aqui

O gosto

De mais...

Muitos

D'amor

Caíram...

E lhe

Deram

Mais luz

Alguns

Ainda

Aqui

Outros

Se

Foram

A todos

Graças

Bem mais...

Amor

Amar

Sonhar...

O mundo

É vasto

E sem fim

Luz pra

Você

E pra mim

Pra nos

Banhar

Sempre

Como eu já disse aqui, quando viemos para o RL, o Mindim já havia sido lançado, pela internet e, inclusive, em um livro de antologia da editora All Print.

Ao se efetivar o pedido de inclusão na lista de categorias do recanto, a administração respondeu que por ser um poema novo e pouco praticado...

"procuramos criar novas categorias somente quando houver um número significativo de autores para aquele tipo de texto. Me parece que o chamado "mindim" é muito novo e pouco praticado, então por enquanto ainda não consideramos a criação de uma categoria específica para ele"

Questionados sobre o que fazer para tornar possível essa criação, tivemos a resposta:

"Acredito que se houver pelo menos uns 500 textos já justificaria a criação de uma categoria".

Então batalhamos como vocês testemunharam e muitos maravilhosos poetas nos ajudaram sem igual. A esses poetas por mais que agradeçamos será pouco para retratar nosso reconhecimento. Enviamos mais de 500 links para confirmação das postagens e aguardamos o retorno que nos pareceu uma eternidade o tempo que se passou, quando recebemos:

"Informo que já foi criada uma categoria específica para "Mindim", dentro da categoria "Experimental".

Note que a categoria "Experimental" é nova e foi criada para podermos atender os eventuais pedidos de outros autores que também desejarem uma categoria para formatos recém-criados (desde que haja um uso significativo)"

"Clique em TEXTO depois INCLUIR TEXTO quando abrir na primeira fila de categorias clica emEXPERIMENTAL e abrindo clica MINDIM pronto e lembre-se que tem que manter postagens regulares com números significativos para continuar".

Não precisa dizer da minha decepção quando vi minha criação reduzida a uma subcategoria, quando esperava que viesse a categoria prometida. Mas quem pediu - que foi mãezinha Menduiña - adorou e para não decepcionar quem batalhou junto a nós, nada questionei, até porque não era eu quem estava mantendo diálogo com a administração. Para não decepcionar a todos continuamos.

E para nos inteirarmos do que viria em seguida perguntamos à administração quando o Mindim seria elevado à categoria própria e recebemos essa resposta:

"Poderemos levar para uma categoria "não experimental" quando percebermos que o novo formato foi amplamente difundido e praticado, não só pelos autores do RL, mas pelos autores da internet de uma forma geral".

Diante disso, me preocupei em atender a quem me procurava para aprender a construir o poema, mas não tive coragem de dizer isso a quem com tanta garra nos ajudou. E, sinceramente, me senti envergonhada e ate constrangida com a situação, pois para mim o Mindim deveria estar na categoria própria e não como subcategoria de uma categoria chamada experimental, por isso, não protestei - e nem disse nada. Procurei compensar a minha decepção e frustração com o pensamento que, devido a essa batalha 'vencida' conquistamos espaço para que outros autores pudessem, também, mostrar suas criações.

Mas, repito: para mim o Mindim deveria estar em categoria própria como disseram que seria.

E, também, como leram ai, deve ter publicações regulares.

Hoje, num balanço de tudo, temos: observei e computei e comparei por algum tempo as publicações do mindim com as já constadas categorias haicai, Poetrix, Aldravia, Poesia Minimalista. Desses, aconteceu do Mindim ultrapassar, algumas vezes, as postagens de Poetrix, na maioria dessas se mantendo no páreo e algumas vezes com o haicai, ou seja, disputava de igual pra igual, o restante ficava bem aquém. Sendo um poema novo e pouco praticado, no julgamento da administração, isso significa que estava mais do que aceito e caiu nos gosto dos poetas, considerando que os citados poemas teem mais de 10 anos em exposição como alguns fazem questão de dizer a quatro ventos, são todos já velhos na praça e o Mindim é um bebê(simbolizando a comparação). Fora do RL, só o Haicai é mais praticado que o Mindim, que além do blog com mais de dez autores, ainda tem um blog que cultivado por uma mindista e outros blogues com publicações de mindins e sua teoria. Isto sem contar, as publicações contínuas e assíduas em grupos de poesia espalhados pela internet brasileiros e estrangeiros, todos com aprovação do estilo Mindim. Aqui no recanto enfrentou inclassificáveis ataques de três pessoas, sem justificativas plausíveis. Digo ataques por não se tratar de críticas, embora os atacantes insistam em, assim, chamar. Uma crítica deve vir pautada em conhecimento prévio do que está a ser criticado e o crítico em questão deve ter conhecimento profundo e não se basear no 'assim penso'. O crítico deve estar pautado em verdadeira e não imaginária bagagem de conhecimento profundo - não basta dizer que se formou nisso e naquilo e se dizer apto a uma crítica literária. Crítica literária está além de uma ou mais formação acadêmica, que sabemos bem qual caminho andamos. Se criticar um poema ou escrito, já exige conhecimento além do comum, imagina criticar uma estrutura poética. Pra começar, o crítico deve saber a composição de todo e qualquer estilo poético e praticá-lo, que faz parte da experiência adquirida que se soma ao conhecimento teórico. Não basta dizer 'não gosto e pronto'; não basta dizer que é formado em Letras, Língua Portuguesa e estrangeira e Literatura. Isso é subsídio, não é bagagem e não torna ninguém apto a ser Crítico Literário. Não basta decorar que poesia é isso e aquilo e sair por aí, colocando tarja de bom ou ruim. Tem gente que não sai de um estilo e se julga no direito de dizer que o Mindim não é poesia. Tenha a santa paciência.

O Mindim é complexo, é o único poema que possibilita multiplicação de versos. Tanto é complexo - embora fácil - que poucos são seus autores, mas pela complexidade, tem muitos e desses, aqui no RL, alguns estão afastados, outros que no início participaram, desistiram e outros, aptos, não participaram desse sábado22MINDIM. O que como criadora posso dizer? Eu posso dizer que a poesia é algo tão superior que, nós, ainda, não conseguimos atingir um patamar de conhecimento suficiente para dizê-la ser ou não ser. Apenas, o homem diz o que pensa e pode ou não ter seus seguidores – isso é filosofia – que tornam ou não seu dito verdade, pelo montante de aceitação e daí segue, até que outro pensador vem e desmonta ou confirma tal questão, a depender de seus seguidores serem mais do que tinha o anterior... Essa é a vida que vivemos e muitos não entendem...

Agradeço a quem participou deste sábadoMINDIM e quem veio apreciar o show que ganhamos de bela poesia. Especificamente, quero agradecer aos autores, se escorreguei com algum poeta que participou e não encontra o nome aqui, grite rsrs:

Adalto José

Águeda Mendes da Silva

Aila Brito

Alfredo D Alencar

Alkas

Ana Flor do Lácio

Beth Joy

Beth Lucchesi

Corte de Gorobixaba (Ministra Da Amizade)

DalvaLucia

Estrela Radiante

Fábio Brandão

Fernanda Xerez

Gislaine A B T Lima

HLuna

Ilma Albuquerque

INÁCIA LUZIA

Ineifran Varão

jamil luz

jcoelho

Jdacruz

Jeane Diogo

Lua Flor

Margareth D S Leite

Maridok

marne pimentel

Maurilio Gabaldi Lopes

Nativa

Nelma Barbosa

Od LAremse M Peterson

Rejane Alves

Rodrigo Arcadia

Roseane Ferreira

Sabor Pecado

SIGRID SPOLZINO

Sonia Barbosa Baptista

Theron

Tiago Duarte

Toninhobira

Uma Mulher Um Poema

VeronicAlves

Fechando: sobre tudo que disse, acima, concluo que tudo é relativo; que a semente, já plantei. Independente de hoje, o mindim já é concreto em existência e não cairá em esquecimento, como ditam e torcem certas pessoas, pois é um poema diferente dos demais, não é cópia e nem parecença com nenhum outro, foi criado, simplesmente e, não foi baseado em algum estilo. E assim em algum lugar estará alguém a escrevê-lo, com certeza. Ele só precisa de tempo, mais nada.

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MINDIM = REGRAS - TIRA DÚVIDAS E INFORMAÇÕES GERAIS

Parte 1 – APRESENTAÇÃO DO MINDIM

1.1 - MINDIM - poema criado em 2011 pela poetisa Luna Di Primo. A intenção do poema é brincar com as palavras por isso ele é o 3-2-0 e isso é igual:

- 3 versos de até 2 sílabas e (0) zero, intensidade sonora livre, ou seja, aqui não se fala em sílaba tônica. Não há exigência de marcação de tônica. O poeta tem liberdade para usar, desde que não ultrapasse 2 sílabas.

- Sistema rímico, título e junção de vogais nas palavras para redução de sílabas são permitidos.

- Uso livre das vogais, acentuadas ou não, constantes nas extremidades e entremeio dos versos, ou seja, a vogal não tem valor de sílaba, quando não vier acompanhada de outras letras.

- Pontuação de acordo com a forma que o poeta quer conduzir o entendimento da leitura.

- Não exigência sobre letra inicial do verso em maiúscula ou minúscula.

*Interessante é o uso de palavras que sugerem um sentido e ampliam a compreensão de vocábulos ambientais, particulares, geográficos, etc.

**Toda a liberdade consentida está em 3 versos com palavras de até 2 sílabas.

***Não importa se acontece redundância, desvio da língua culta e demais situações contextuais. O importante é construir um poema significativo e elegante e que suscite a imaginação do leitor.

Exemplo:

Mindim

é tão

tantim

tantim – referência – é tão pequeno ou pequenino, tão miúdo ou miudinho. Mensagem: O poema mindim é tão pequenino ou miudinho. Aos olhos e no sentir ficou um poeminha – que quer dizer um poema mínimo – carismático, que conquista um riso, um carinho, enfim, a simpatia de quem o lê.

Monstros

Dormem

Amém!

*

Fujo!

Do quê?

Não sei.

*

Ave

Canta

Ao léu

1.2 - MINDIM COM TÍTULO

OLHOS E BOCA TAPADOS

Mentes

Aptas

A pensar

*

REMINISCÊNCIA

Ante

O eco,

O sino...

*

MERGULHO

Na luz

Faço

Tibumm

1.3 - Embora composto unicamente em três versos com palavras de até 2 sílabas, com o MINDIM se pode construir verdadeira Cadeia Poética, CADEIA DE MINDIM com ou sem título:

A Lua

Sorri

De lá...

Lá de

Cima

Sorri.

Conta,

E assim

Canta

A luz

Que dá

Vida.

Luz

E vida!

Viver...

Parte 2 - TIRA DÚVIDAS DO MINDIM

1 - Com quantas sílabas se faz o MINDIM?

R - O MINDIM só pode ser feito com palavras de ATÉ duas sílabas.

*Duas sílabas é o limite em cada verso.

**Poema que contenha verso com mais de 2 sílabas, não é MINDIM

2 - Posso juntar vogais?

R - Sim, pode.

*A junção de vogais é permitida para redução de palavras com mais de 2 sílabas para dissílabas, tais como: p[oe]ma, p[oe]-s[ia], p[oe]ta, s[ua]ve, s[aú]va, s[aú]de, enj[oo], álc[oo]l, h[ia]to, b[aú] j[oe]lho, s[aí], imb[uia], t[uiuiú], seq[uoia], r[eu]nir, arr[eio], arr[oio], L[ua]na, af[ia] p[ia]da, bal[aio], fr[eio] e assim por diante.

*ESTA REGRA NÃO VALE PARA PALAVRAS SEPARADAS.

Não acontece junção de duas palavras, apenas porque uma termina e a outra inicia com vogal no mesmo verso. Ex: vou ao # só uso # sua em # fala ai # vale um # não era. Aqui não se faz junção.

3 - o que é um MINDIM?

R – Mindim é poesia construída em 3 versos (3 linhas) com palavras de até 2 sílabas em cada verso.

4 - O MINDIM tem título?

R - O título é opcional, o autor coloca se quiser.

5 - O que é CADEIA DE MINDIM?

R - CADEIA DE MINDIM ou CADEIA POÉTICA é um poema originário de um mindim, resultando em várias estrofes, sem quantidade definida.

6 – Qual a diferença entre MINDIM e CADEIA DE MINDIM?

R- O Mindim se faz com uma estrofe de três versos de até duas sílabas, nas quais deve conter sentido, uma ideia, isto é, o enredo deve estar completo dentro dessa estrutura, enquanto a Cadeia de Mindim - que se origina do poema Mindim - segue com mais estrofes, podendo se formar com vários mindins interligados(seguindo o tema) porém independentes entre si ou desmembráveis; ou somente estrofes interligadas desenvolvendo o tema.

7 - Quando se pode usar as vogais sem contar como sílaba?

R – 1 - Quando elas estão sozinhas nas extremidades e entremeio do verso, ou seja, vogais isoladas, acentuadas ou não.

Ex: [a] porta = este 'a'[essa vogal] não conta como sílaba, pode ser usado sempre que precisar.

2 - Port[a = este 'a'[essa vogal] conta como sílaba, pois está acompanhado de outra letra]. Isso vale para todas as vogais: ex. 1: É O LILO = [É] [O] uso livre - não forma sílaba]

LIL[O] forma sílaba com a letra L.

Ex 1:

Não conta como sílaba = [O] homem

chor[a] = conta como sílaba

Não conta como sílaba = [a] paz [e] [a] luz

Ex 2:

[É] azul [conta como vogal]

[O] manto

Do rei

Parte 3 - COMO É REPRESENTADO O MINDIM?

3.1 - O Mindim, na flora, é representado pelo Jasmim Gardênia.

Alvo...

Puro

Cetim.

Assim...

O meu

Mindim.

3.2 - Na fauna é representado pelo cisne branco e recebe esse poema oferecido pelo poeta Ineifran Varão

NOSSO MIMO – O MINDIM

Canta

alto

e claro

o alvo

cisne

de luz

puro

e gentil!

cisne

Plumas

plenas

d’amor

planam

e plasmam

a paz...

E lá vai

o cisne

branco

mundo

a fora

voa!

Lá vai

nosso

mimo

leva

a graça

e a paz

para

sempre

assim!

Viva!

Viva!

O mindim!

Gratos

Somos

A ti

Luna

Di

Primo!

By Ineifran Varão

http://ineifran.blogspot.com

3.3 - E na vida mineral é representado pelo xibiu, denominação dada a um pequeno diamante.

Mindim

Raro

Xibiu

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*O Mindim exercita a inteligência e a criatividade do poeta*

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Sou Poeta Sou Liberta Estou Onde Está a Poesia

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