MINDIM5 - Como Classificar - TUTORIAL
Antes de tudo quero agradecer o apoio dos poetas. Que coisa mais linda, essa ajuda de vocês, "Benza a Deus". Mas sem ser presunçosa ou prepotente, eu sabia que assim seria, porque posso contar essa gente boa aqui - é do que tinha saudade - e dessa gente boa, por acaso(?), muitos são meus amigos. Então obrigada a todos vocês e aos que se juntarem a nós, de todo coração.
Vejam vocês que vamos aos poucos ajustando; aparando arestas, à medida que vamos avançado no exercício e prática do MINDIM. Como estamos nos preparando para obter a CATEGORIA MINDIM, aqui no Recanto das Letras, eu convido a todos pra, já, nos colocarmos como estaremos brevemente. O que estou dizendo? Estou falando sobre CLASSIFICAÇÃO DO MINDIM enquanto não chegamos à sua categoria.
Como vamos classificar o MINDIM hoje com o que temos no Recanto das Letras?
1 - Bem, o MINDIM é composto por 3 versos de até 2 sílabas.
Classificado na literatura como POESIA MINIMALISTA
Luz e Cor
Assim
O amor
Então vamos colocar como POESIA MINIMALISTA quando postarmos. Mesmo que sejam vários mindins.
2 - Quanto a sua derivação que é a Cadeia Poética, que chamamos CADEIA DE MINDIM vamos colocar na categoria POESIAS – GERAL.
Se você fizer:
Luz e Cor
Assim
O amor
Que de
Você
Vem.
Já é uma Cadeia de Mindim então entrará na categoria POESIAS-GERAL. Ok?
Qualquer das duas formas o Poema e Cadeia Poética É MINDIM
Continuem colocando como Mindim junto ao título, para que eu possa identificar e continuem me avisando ou trazendo o link da postagem. Caso eu não vá à sua página é porque não vi sua postagem. É isso, se ficar alguma dúvida podem vir aqui.
Para quem começou há pouco tempo, estamos indo muito bem, graças a vocês e o sangue de poeta que carregam.
Se eu disser que a composição está de acordo com o MINDIM acreditem, não estou bajulando. Quem errou em algum verso ou compôs totalmente fora da ideia do Mindim, eu avisei e até dei exemplos. Não vou enganar a quem estou ensinando e é de meu interesse que o MINDIM seja composto conforme suas regras. Não quero ver o Mindim composto erroneamente como vejo outros poemas. Por isso estou sendo instrutora, tirando todas as dúvidas e formando vocês, que são os multiplicadores do Mindim, ensinarão a outros. Podia deixar ir de qualquer forma se fosse só interesse de obter a categoria, mas de jeito nenhum quero nosso mindim sendo visto com erros e se vermos um com um erro, que seja mínimo, teremos a liberdade de dizer ao poeta, pois não é feio errar, ainda mais quando se está aprendendo. Ok poetas do meu coração? Vamos em frente sem olhar pros lados? Alias, olhar pros lados para procurar inspiração... Certo?
Tãotá bjão n'alma
Ah, esquecendo de dizer que o MINDIM foi lançado na Bienal Especial de Minas Gerais em maio deste ano de 2012.
Dúvidas?
Vou colocar uns mindins aqui pra degustação:
Olhar...
Uma
Seda
***
Má fé
Coisa
Pobre
***
Bons
ventos...
É a hora!
***
Naus de
sonhos
se vão...
***
Abra
a porta...
Viva!
CADEIAS DE MINDIM
MONTANHA
No
Trilho
O viver.
No
Cume
O vencer!
***
No
Jardim,
Ela...
Kunti
Conta
Contos
***
Dor que
Nunca
Passa
Faz
Sofrer
Assim
***
Mina
D'agua
Pura
Que
Desce
Pra mim
Cheia
De
Vida
Entre
Pedras
E folhas
Seres
De Luz
Olham
Minha
Casa
E alma
by Luna Di Primo