FESTA NATALINA
(* Poema Sintipo - V)
Tornou-se famoso Gregório XIII, o pontífice,
Pelo agrado que lhe fez o astrônomo artífice,
E vinte e cinco de dezembro entrou em vigor
Como a data mais badalada em nome do amor.
Há decretos que pegam, outros que não vingam.
Homenagem merecida ao importante pregador.
Corajoso, enfrentou poderosos, submeteu-se à dor
Para tornar o mundo mais fraterno, menos carnífice.
Sua herança serviu tanto ao santo quanto ao aurífice,
Que nos repassa quotas de latão banhado em platina.
http://www.sandrafayad.prosaeverso.net/
(*) Forma poética criada pelo poeta português Fernando Oliveira, o Ferool: "...o poema síntipo é composto, de: um título, mais duas quadras e um verso para arrematar, que deve rimar com o título, assim como um verso solto que não rime com o tema, mas que lhe siga os contornos. As duas quadras devem rimar: a primeira em decrescendo e, a segunda em crescendo, os versos rimados devem ter a mesma energia fónica, de preferência com rimas ricas. O verso solto sem rima prefigura a base do poema, quando este é escrito numa folha e esta é dobrada em duas partes, verificarão que todos os versos casam perfeitamente em termos de rimaria. ..”
(* Poema Sintipo - V)
Tornou-se famoso Gregório XIII, o pontífice,
Pelo agrado que lhe fez o astrônomo artífice,
E vinte e cinco de dezembro entrou em vigor
Como a data mais badalada em nome do amor.
Há decretos que pegam, outros que não vingam.
Homenagem merecida ao importante pregador.
Corajoso, enfrentou poderosos, submeteu-se à dor
Para tornar o mundo mais fraterno, menos carnífice.
Sua herança serviu tanto ao santo quanto ao aurífice,
Que nos repassa quotas de latão banhado em platina.
http://www.sandrafayad.prosaeverso.net/
(*) Forma poética criada pelo poeta português Fernando Oliveira, o Ferool: "...o poema síntipo é composto, de: um título, mais duas quadras e um verso para arrematar, que deve rimar com o título, assim como um verso solto que não rime com o tema, mas que lhe siga os contornos. As duas quadras devem rimar: a primeira em decrescendo e, a segunda em crescendo, os versos rimados devem ter a mesma energia fónica, de preferência com rimas ricas. O verso solto sem rima prefigura a base do poema, quando este é escrito numa folha e esta é dobrada em duas partes, verificarão que todos os versos casam perfeitamente em termos de rimaria. ..”