Mindim #001: MINDIM, TIQUIM DE MIM
Mindim #001: MINDIM, TIQUIM DE MIM
BOSCO ESMERALDO
1 Viver
É bom
Demais.
=========================
MINDIM é uma modalidade poético/literária criada pela Poetisa Luna di Primo.
É caracterizada pela formatação (3,2,0).
Em outras palavras, consiste em expressar sua idéia de modo minimalista em um terceto onde cada verso deve ter, no máximo, duas sílabas.
O zero significa que a intensidade da sílaba tônica não é levada em conta para a contagem silábica. Isto é! Diferente da contagem dos demais estilos que se conta até a sílaba tônica, no MINDIM, constam-se todas as sílabas.
vogal isolada de qualquer outra letra, não é contada como sílaba, as sílabas átonas finais são contadas.
Veja como sua própria autora o explica:
MINDIM - poema criado em 2011 pela poetisa Luna Di Primo. A intenção do poema é brincar com as palavras por isso ele é o 3-2-0 e isso é igual 3 versos de ate 2 sílabas e (0) zero, intensidade sonora livre, ou seja, aqui não se fala em sílaba tônica. Sistema rímico, título e elisões são opcionais.
Uso livre das vogais, acentuadas ou não, constantes nas extremidades e entremeios dos versos, ou seja, a vogal não tem valor de sílaba quando não acompanhada de outras letras.
Pontuação de acordo com a forma que o poeta quer conduzir o entendimento da leitura.
Não exigência sobre letra inicial do verso, maiúscula ou minúscula.
Interessante é o uso de palavras que sugerem um sentido e ampliam a compreensão de vocábulos ambientais, particulares, geográficos e etc. Não importa se acontece redundância, desvio da língua culta e demais situações contextuais. O importante é construir um poema significativo e elegante e que suscite a imaginação do leitor.
[http://lunadiprimo.blogspot.com.br/2012/01/mindim.html?m=1]