EDUCAÇÃO PARA REFLETIR EDUCAÇÃO

O que é mais importante ensinar?

Que figura geométrica o sorriso esboça?

Ou para que serve este trapézio que a esperança tanto mostra?

O que vale mais salientar?

O uso correto dos porquês?

Ou o porquê de perguntar e assim, por si mesmo, buscar?

O que vale mais relembrar?

As datas e os nomes proscritos na história da sorte?

Ou os efeitos que o tempo construi no destino do eu, do você e do ninguém?

O que é mais significativo mostrar?

Que quem tem boca vai a Roma?

Ouquem tem boca, canta em Porto Seguro?

O que é mais sensível mostrar?

O chute na bola como o estouro de uma bomba?

Ou o chute na bola como o lançamento de ua estrela?

O que é mais gostoso dizer?

“The book is on the table?”

Ou “We are the world. We are the children!”

O que é mais gostoso pensar?

Na geografia dos morros, das planícies e encostas?

Ou na geografia da cultura que o povo mostra?

O que é mais concreto observar?

A fotossíntese clorofilada nas folhas mortas da ilustração?

Ou o passeio do beija-flor, juiz de paz das plantas, em plena ação?

O que é mais necessário se fazer ver?

O artista na lista da inerte pesquisa, acabada e pronta?

Ou o artista no palco, no toque, no eu e no sorriso de ponta-a-ponta?

O que é mais importante para o professor?

Ver a avaliação como jogo-da-velha?

Ou ver a avaliação como peças de um quebra-cabeça chamado ser humano?

Reflita bem:

Nossa vida é um eterno escolher e todos os caminhos levam a algum lugar.

A escolha é de cada um, porém as consequências são de todos.

Seja significativo para sim mesmo e para todos.