ATITUDES: NEM DEPOIS DE MORTO CONSEGUIREI ENTENDER

CAPÍTULO XXX - 2007

Morra-me eu com os meus amores, pero,

não me matem de ignorâncias nem de saudades...

não me digam que eu plagio,

mas, “quando eu morrer

não quero choro nem velas...

quero uma fita"... donzela

gravada com os nomes delas

num estandarte elevado

por sobre o mastro do meu navio,

não digam que em vida

foi curto o meu pavio!

E se eu morrer,

em vez de roxas flores,

quero confetes sorrisos,

pois isso é o que me compete

E a marcha nunca

deve ser fúnebre,

qual?

em vez do lúgubre

quero marchinhas de carnaval...

quando morrer

eu quero festa

povo sambando é o que me resta...

muita cerveja assim na mão.

E então na minha catacumba

antes de descer pro frio chão

quero a galera dançando rumba,

ali do lado do meu caixão...

e ex-amores ao meu redor

gritando os "vivas"!... Acabou só!

Pois, se nesta vida eu já de tudo curti,

eu passo desta pra melhor... vou partir!

Mas quero antes ter compreendido tudo

Pra não levar pecha de ignorante....

Pó-pó-ró-pó-pó-ró-pó!

1. PROPAGANDA ELEITORAL GRATUITA?

Sabe-se que publicidade em rádio e principalmente em televisão custa uma fortuna, como também é sabido que quem bem pode pagar marketing em tais mídias voltadas para afortunados, é a classe política que faz parte desse bloco de economicamente privilegiados. Privilegiados em todas as esferas, afinal, vereadores, deputados e senadores fazem as leis em próprio proveito.

Como compreender então a PROPAGANDA ELEITORAL GRATUITA?!

Ora, se para educação, cultura, artes e projetos sociais devia-se oferecer grátis a divulgação pelas mídias. Há quem explique, tem que compreenda? Morrerei e jamais entenderei.

2. PROCURAM-SE CANDIDATOS A PREFEITO!

Os prefeitos municipais desse mundão Brasil vivem a reclamar que os cofres públicos estão falidos. Então como explicar tanta batalha, tanto gasto, tantos crimes, tanta morte para se elegerem prefeitos, já que não têm recursos para trabalhar, administrar, construir, melhorar suas cidades? No dia que houver um município nesse Brasilzão de meu Deus, onde não apareça um candidato sequer a prefeito, desse dia em diante, eu começarei então, a crer nos políticos e homens de vergonha, e que, há algo de novo e de bom estará por acontecer.

3. APOSENTADORIA POR INVALIDEZ.

Lula, nosso presidente, é aposentado por invalidez por ter perdido num acidente de trabalho, o seu dedo mindinho da mão esquerda. Isso significa que ele não estaria apto por todo o sempre para trabalhar como qualquer cristão menos favorecido, que nem nós, mas ele, (inválido?) já pôde exercer os cargos de Deputado Federal e de Presidente da República. Quando concluir o seu segundo mandato como Presidente, ele se re-aposentará (o que é mais grave!) com as regalias monetárias do cargo. É mole? (É moleza, SEU LULA!)

E nós aqui contando tempo no INSS. Dá pra entender? Só se for no outro mundo.

4. QUEM AMA, MATA?

Como se explica ou justifica, matar a quem se ama?

5. DISCRIMINAÇÃO COLORIDA OU EM PRETO E BRANCO?

Essa cota nas universidades para índios e afro-descendentes é um absurdo. Eu entendo a questão da dívida social contraída pelos nossos ancestrais brancos, sobretudo os portugueses, mas, o resgate e a reparação dessa promissória, não podem ser facilitando a vida no que tange ao acesso às escolas públicas de 3º grau, mas em oferecer indiscriminadamente escolas de excelente nível desde a Educação Infantil. Uma grande reforma de qualidade e de quantidade nesse sentido daria vazão de modo democrático a toda e a qualquer camada social, mas ainda e sobretudo, dando privilégio aos nossos irmãos oriundos da exploração escrava. Bem, dir-se-ia, mas levará muito tempo até se consolidar essa reforma ou revolução dentro do sistema educacional brasileiro. Então sugiro que os governos nos 3 níveis – federal, estadual e municipal, paguem às escolas particulares que passariam a oferecer tais cotas, não apenas a afros e índios, mas a toda as classes sociais menos favorecidas, independente de raça até que o sistema público vingue e aí sim a médio e longo prazo ocorra essa justiça. Aqui, nesta sugestão, o fim das inadimplências escolares da rede privada. Caso contrário, observando a péssima escolaridade produzida até então pelas escolas públicas, como se chegar ou como se formar profissionais ao final dos cursos universitários?

Do jeito que o governo propicia essa entrada nas universidades por cotas a partir da questão mais racial do que social, não está favorecendo a ninguém, ao contrário, discrimina os favorecidos, pois provocam até um questionamento entre os mesmos: será que não temos capacidade de nos formarmos pela via normal, ou somos diferentes, precisamos dessa muleta? E ainda prejudica a todas as demais raças. Afinal, há brancos ricos, pobres e abaixo da linha da pobreza extrema. Há índios e negros também ricos. Enquanto não pensarem tudo isso com respeito ao ser humano e democraticamente ou pelo menos sem o interesse meramente eleitoreiro, ficarei sem entender e espero compreendê-lo, antes, muito antes de morrer.

6. ECOLOGIA – PROJETO TAMAR, ETC...

Ecologia para mim começa, a partir do ser humano. Há de se fazer de um tudo para acabar com a mortandade e a mortalidade, o fim da pobreza com elevação da dignidade humana. Gastam-se trilhões de dinheiros com programas e projetos que vão alem do homem e isso não deveria acontecer. As pesquisas espaciais, projetos como os de preservação de espécies em extinção com a tartaruga. Em 1000 só 1 se salva. Não que eu não louve totalmente a atitude, mas acho que as tartarugas são fontes muito ricas de proteínas e nutrientes e deveria se levar em conta o criatório em cativeiro em boa parte com o fim de alimentar crianças esfomeadas. Outra parte, a maior, para preservar a espécie. Mas isso não acontece, é muito dinheiro jogado ao mar numa contrapartida minimizada. Deve ter muita gente, parente de muita gente grande, empregada nisso.

7. VELOCIDADE MÁXIMA!

Uma loucura inexplicável são os nossos carros brasileiros com capacidades para desenvolver velocidades incríveis 220, 240, 300 quilômetros / hora, as nossas carroças. Ora, se pelas leis nacionais do trânsito a velocidade se limita entre 80 e 100 km nas nossas rodovias, por que não proíbem então a fabricação de veículos com velocidade acima de 120 km/h?. 120 km sim, como máxima velocidade, observando-se assim, a necessidade de se precisar de mais impulso nos casos de ultrapassagem nas estradas.

8. FOME SIM, GUERRAS TAMBÉM?!...

O que os Estados Unidos gastam com suas guerras mundo afora, daria para matar metade ou mais da fome do resto da Terra. O que os países, grandes potencias, gastam com experiências com bombas atômicas, programas espaciais daria para acabar com a fome e a miséria no restante do planeta ou com descobertas científicas realmente relevantes para a humanidade. Que importa a nós agora, diante de tantos problemas, que se enfrenta, entre os quais, o superaquecimento da Terra, descobrir que num dos planetas de Saturno tem água em estado sólido?

9 – FOME ZERO / BOLSA FAMÍLIA E OUTRAS ATITUDES GOVERNAMENTAIS:

Como dizia a sábia canção cantada por Gonzagão:

“... mas senhor uma esmola a um homem que é são ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão...” e não preciso escrever mais nada!

Antonio Fernando Peltier
Enviado por Antonio Fernando Peltier em 10/03/2009
Reeditado em 24/03/2009
Código do texto: T1480041
Classificação de conteúdo: seguro