A ORIGEM DA CAPOEIRA

Com a descoberta do Brasil no século xvi, aqui se estabeleceu os africanos pelos portugueses traficados.

Devido os maus-tratos que seus irmãos passavam a viver, surgiram entre eles muitos negros revoltados, que lutaram por seus direitos e desejo de liberdade, buscando mostrar que são livres e tem dignidade.

A vida era sofrida para esses negros humilhados, mais isso não os impediam de viver cada dia sonhando com o reconhecimento de seus trabalhos direito a igualdade e dignidade, os livrando daqueles fardos

Como os sonhos pareciam distantes e quase impossível de se realizar. Muitos se acomodaram e não resistiram ao sofrer.

Alguns determinados continuaram a sonhar e na arte da capoeira empenharam as suas forças, técnicas e habilidades lutando sem armas para das torturas dos brancos se defender.

Por amor a sua raça muitos superava os maus-tratos e todos os sofrimentos que os brancos os fizeram conhecer.

Empregando na capoeira os desejos e sonhos de liberdade, visavam com isso se defender de tamanha crueldade

Sedentos de liberdade esse negros queriam dar aos seus descendentes as oportunidades de conquistar novas fronteiras, levando a outros povos a arte da capoeira

Este foi o modo de resistência pelos africanos encontrados, que os deixaram poderosos e não mais vistos como escravos

Pelo mar de águas tranqüilas ao qual os brancos os trouxeram para uma nova nação formar. Estes negros revoltados contornando os mesmos passos as águas encantadas, passaram com dignidade a outros continentes conquistar, porém ainda hoje muitos se perderam no tempo e choram em terras distantes a saudade de seu lar.