SONETOS LIBERTOS
Versos livres sem prisões
Sonetos enegrecidos em grilhões
Amaldiçoados pássaros
Com algemas e jargões
Versos livres sem prisões
Voam alados como pássaros ladrões
O sistema é um soneto de armações
Aprisionando os verbos fujões
Versos livres sem oposições
São canções que o vento leva e nas mãos oram
Que as mãos deveras escrevem sem conjugações
Sem escravidão que as manhãs devoram
Versos livres são eternas canções
São decifradas contradições
É o verbo que vocifera
É a fera do soneto que enjaulado berra
Versos livres sem oposições
É como aceitar os horrores da gestação
Sejam aleijados, mutilados ou horrores
Sem ser o soneto da perfeição
Que colorem de esperança as flores
Que jogamos no túmulo de nossas dores!
Versos livres sem oposições são sonoras sondas
É calar diante do mar as ondas
É tentar represar os sonetos
Com os dedos!
Versos livres sem oposições
É como tirar as máscaras
E as adjacentes imposições
É mostrar que o fruto é melhor sem a casca que a mascára!
Sonetos são bem comportados
Combinam roupas com sapatos
São rostos bem maquiados
Irretocáveis como um jasmim-murta
É um corcel que precisa de rédeas curtas...
Versos livres sem oposições
É um puro sangue indomável
Trotando livre pelos prados pelos rincões
Adora comandar sua tropa
A si só lhe importa
Ser livre de imposições e sem tranca nos portões!
P.S. Amo os dois, um está inserido no outro
um é a rédea e o outro o corcel solto!
O soneto possui uma estrutura lógica com uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão, constituída pelo último terceto; esta última tomou o nome de "chave-de-ouro", porque se constitui como decodificadora do significado global do poema. (Wikipédia)
Versos livres , também chamados irregulares, em língua portuguesa definem-se como versos que não possuem restrição Métrica. Origina-se do francês vers libre, donde seu uso sistemático é chamado de versilibrismo. Sua definição, no entanto, feita em oposição ao verso regular, ou metrificado, é diferente nas diferentes tradições literárias, posto que a métrica é diferentemente abordada em cada uma delas (Idem)