COSTELAS DO CONHECIMENTO : introdução ___Arte : Velázquez.
QUER PASSEAR COMIGO ?...
Internet é Serviço (também !...)
Fiz um ensaio poético pra revestir o Saber.
De forma leve ( embora apaixonada )...
Pode ser apenas Rosa, mas
também pode ser escada.
Pesquisei as enciclopédias
( muito da Barsa, mas de outras,
cruzando leituras, também com a Wikipédia
em busca de formas pura
e coloridas que refletissem Vida.
E é um Plano de estudos com exemplares poéticos
pra que você "passeie" pelo Saber...
Uma ponte, mas que leva direto a este rio
humano que nos forma...
Encachoeirado, e com muitas delícias, mas
luminosamente ___plano___ em seus alcances.
Dedico aos enciclopedistas e a Monteiro Lobato.
Dividido está em Artes, Ciências, Tecnologias,
Esportes, Filosofia, História ___ Religião, não
porque a única religião é o Amor...
Os primeiros homens que criaram a escrita fizera-na
a partir de moldes.
Assim você lê e fica um molde
___desse barro precioso que nos torna humanos ___
e o liga ao fio do conhecimento ...
E, com o tempo verá que se completará !...
Um múltiploquebracabeças colorido
e uno com o ar da Vida !...
Uma pequenina "Costela"
um molde
para nela se achegar
a Carne do Conhecimento !
A carne do conhecimento não se confunde com "Eru-
dição ". Me perdoem os Eruditos, que têm o seu lugar na
História, mas aqui me propus a uma visualização "corporifi-
cada" : é visualizar algo significativo que torne a Vida ma-
is rica. O pequeno "osso de costela ", à medida em que se
vive, vai acrescentando mais "carne" ( Conhecer...Ampliar
...___ é só...Começar !... __rsss___vai: não resisti ! ...),
mais carne... É cumulativo-aprofundativo. O 'Ossinho" que
deixo aqui é a "Inovação de Velázquez". Como se nos dis-
sesse que a Pintura é a cor multiplicada ao Infinito ___ e,
assim, abraçando todos os pintores___inovou !...pintando
MONOCROMATICAMENTE o JARDIM DA VILA MÉDICIS em
ROMA.
Sunny
Velázquez
Há nele um ensino de esquinas
Um espelho temático capaz de
pincelar o Mundo, como um inédito
espelho, aberto,
passagem de crespura das águas para
dentro da cachoeira , o teto
pintado de convivências, a doce
caverna e o Sol da Pintura
Mesmo monocromaticamnte o Mundo
nos Diz : Velázquez,
Silva ___no meio da floresta diz
Roma
( ou, melhor, a Romã do Mundo aberta
em cores de um espelho
fugidio que fala do Mundo
da mais sutil antecâmara ).
Velázquez
este espelho de ver o Mundo desdobrar
ilimitado nos seus limites
( aqui coloque os canais da Holanda,
os domos de Veneza as cidades todas
do Mundo
___sem represa !...) Veladas / Velas
ques ___Reveladas !...
Viajar às vezes é tão bom !...
___ quando de luz Roma-Romã
faz cada pincelada
"ter um interesse todo próprio e inédito ..."
Este Sol perfeito que pincela na
mancha aberta e incluí-la
Vai na Vida.
Como um veleiro espanhol para sempre derrotado
pela Vida que nela somos espelhos
para a cor da liberdade mares
só vida, a tela insubmergida
Que a cor vence as noites centrada nas Golas da Lua
Redonda !
Sai da Caverna o desejo de ver a forma de tudo
e incluí-la na cor,
pulsando a vida num oceano de olhar transparente !...
A experiência monocromática de Velázquez
nos fala que a Pintura é uma só
Pele transparente de luz mostrando a Cor, ao Sol da
/ Realeza
do talento, que vence sempre,
pois é a Coroa Humana
mais verdadeira!...
O monocromatismo é um abraço de Vida ;
faz com que possamos ver essa longa
/ complexa planície
sob a mesma luz
e o sol é ( se torna ) cercado de estrelas
para a Glória da Luz...
Velázquez mas mais : Jardim de Espelhos.
Caverna e bate luz
gregos, romanos, bizantinos, renascentistas,
/ clássicos
Modernos : impressionistas, expressionistas,
dadaístas, cubistas, "fauvistas" só ISTAS na
longa linha
da Pura Pintura
Velázquez
___ o longo bigode curvo
molhado de tinta...
... como um anzol de Céu. (O Céu é Irmão
e é sempre Azul !...)
DIEGO RODRIGUEZ DA SILVA Y VELÁZQUEZ___ (1599-1660)
Pintor espanhol. Foi convidado para ser o pintor oficial da
corte de Filipe IV. Fez duas memoráveis viagens à Itália, In-
fluenciado por Ticiano e Rubens. É sua obra prima o famoso
quadro "As Meninas ". Um estudo do olhar através de espe-
lhos que inclui, muito "modernamente" a participação, tam-
bém espelhada , do observador-público. ( Ver :http:// www.
portalartes.com.br /classicos / 59-diego-rodriguez-de-silva-
y-velazquez.html ).
Aqui, a "costela " procurou apenas acentuar a experiência
_____m-o-no-cro-má-ti-ca____de Velázquez ___ algo muito
inovador para a sua época. Um filão a valorizar a toda informa-
ção em pintura ___ desafiando o "branco."
Abraços...Queridos...