Diálogo Das Regiões e Estados Brasileiros.
Narrador: - No diálogo das Regiões do Brasil disseram a Minas Gerais:
Amazonas: -Como seu povo Minas Gerais, consegue viver sem um açaí natural e delicioso, tacacá, pato no tucupi, tambaqui na brasa, como os dos nosso?"
Nordeste: -"Como vocês, Minas, conseguem viver sem a nossa deliciosa culinária: Vatapá, acarajé, tapioca ?"
Centro Oeste -"Como conseguem ficar sem experimentar o nosso arroz com pequi, empadão goiano, mojica ?"
Sul. -Lá de baixo exclama a região Sul: " Como Minas Gerais se limita a ficar sem degustar um barreado, papo-de-anjo, ambrosia, chê?
Narrador: - Minas ficou calada…
Quando chegou a vez do Sudeste falar, os Estados se dividiram para que cada um falasse algumas de suas comidas, atrações: São Paulo pronunciou primeiro:
São Paulo: -"Como minha vizinha Minas consegue viver sem experimentar o nosso bauru, cuscuz paulista, picadinho, virado paulista? Coisas de nossas culinárias."
Narrador: - Em seguida foi a vez do Rio de Janeiro:
-"Eu não acredito! Até hoje vocês não provaram nosso caldo verde, galinhada com quiabo, rabanada? E nossos pontos turísticos? Cristo Redentor, Pão de Açúcar.?"
Narrador: - O último estado da região Sudeste a questionar Minas foi o Espírito Santo:
Espírito Santo -"Não vou dizer muita coisa Minas Gerais." Disse em alto e bom tom: "Como pode vocês não terem praia neste grande Estado?"
Narrador: - Habitou-se na roda de conversa um silêncio tremendo!
E Minas começou a falar:
"Nós não temos açaizeiros plantados no Estado do Amazonas, mas temos na região central de nosso estado e no nosso Vale do Jequitinhonha, e não se esqueça! Disse bem alto Minas: Temos um grande rio também, o São Francisco (Velho Chico), conhece?
"A Nordeste! Aqui nós não temos a tapioca, acarajé, vatapá nordestino, mas temos o pão de queijo que substitui a tapioca, temos nosso delicioso tutu que substitui o vatapá e temos o nosso magnífico feijão tropeiro que substitui o acarajé de vocês. "
"Centro Oeste, meu amigo! Não temos tudo isso que você falou, mais nós temos uma feijoada gostosa demais que substitui qualquer coisa de vocês ai, uai!"
"Ó Sul! A comida de vocês é boa demais, sô, mas aqui o nosso frango com quiabo, torresmo e nossa broa de melado é mais gostosa…"
"São Paulo, a maior capital de nosso amado Brasil!. Não temos o bauru como o de vocês, mas temos um café próprio nosso que faz um belo par com o bauru paulista."
"Rio de Janeiro do meu Brasil! Não temos os pontos turísticos de vocês, mas temos o frio, a montanha, picos, chapadas, serras, e muitos mais, vem aqui para você vêr uai!"
"Meu vizinho, Espírito Santo! Com poucas palavras para finalizar e com uma boa rima lhe respondo: Espírito Santo é demais! Mas o mar chora por não banhar Minas Gerais."
Narrador: - Com um silêncio estarrecedor o diálogo entre Regiões e Estados se encerra...