Itaborai

Itaboraí

Minha cidade querida, apesar de não ter sido aqui que nasci. Itaboraí, cidade que me deu acolhida, sim, essa foi a minha cidade escolhida

Cidade da cultura, da escrita, da poesia, da música, e da interpretação, cidade cantada em versos e canção.

Cidade acolhedora que já recebeu grandes nomes da arte brasileira, que até em novelas já foi palco principal, estupido cupido foi um sucesso total.

De Itaboraí, saiu para o mundo Joaquim Manoel de Macedo, que com a moreninha colocou seu nome no mais nobre dos teatros nacionais, na sacada do teatro amazonas seu nome não sairá jamais.

Freguesia São João de Itaboraí, cidade dos laranjais, das ferrovias que não existem mais, cidade de muitas riquezas agrícolas que durante um século foi considerada a cidade com o desenvolvimento mais eficaz.

Itaboraí que do passado só alegria e orgulho na lembrança da história nos traz. No presente novos nomes surgem de forma fugaz, valorizando e levando o nome de nossa cidade através da cultura para outros locais.

Na Itaborai atual foi contada entre as futuras metropolis por projetos de ambição, que só deixou o gostinho de riqueza que nem chegou ao coração, de um povo sofrido que merece consideração.

Itaboraí, que Pedra Bonita existe aqui, com um nome tão sublime, meus netos terão orgulho da escolha que fiz trazendo seus pais para os conceber aqui.

JC Gomes