PRÉ-SAL

PRÉ-SAL: TUPÃ GUAÇU PROTEJA O BRASIL!

K.X.

___________________________________________________________

Adenda: Saber mais, com fontes credíveis, sobre o que é a Camada pré-sal em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Camada_pr%C3%A9-sal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa

Camada pré-sal é um termo geológico que se refere ao conjunto de reservatórios petrolíferos mais antigos aos que poderiam ser encontrados acima da camada de sal, principalmente halita e anidrita. Esses reservatórios que não foram perfurados, teoricamente podem ser encontrados do Nordeste ao Sul do Brasil (onshore e offshore) e de uma forma similar no Golfo do México e na costa Oeste africana.

A área que tem recebido destaque é o trecho que se estende do Norte da Bacia de Campos ao Sul da Bacia de Santos desde o Alto Vitória até o Alto de Florianópolis respetivamente.

A espessura da camada de sal na porção centro-sul da Bacia de Santos chega a 2.000 metros, enquanto na porção norte da bacia de Campo está em torno de 200 metros. Este sal foi depositado durante o processo de abertura do oceano Atlântico, após a quebra do Gondwana (Antigo Supercontinente formado pelas Américas e África, que foi seguido do afastamento da América do Sul e da África, iniciado a cerca de 120 milhões de anos).

As camadas mais recentes de sal foram depositadas durante a última fase de mar raso e de clima semi-árido/árido(1 a 7 M.a.).

Kuaracy Xaman
Enviado por Kuaracy Xaman em 20/03/2011
Código do texto: T2859681
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.