AVRAHAM E MELKISEDEK

AVRAHAM E MELKISEDEK 1

5 FEV 2022

não foi Baal-Marduk que destruiu a serpente,

Tiamat, o Caos, Senhor da Escuridão,

mas El-Elohim Quem agitou Sua mão,

todo o universo a preencher onipresente.

mas esse dom assim polivalente,

que nada poderia ter fora de Si,

matando o Caos, o incorporou ali,

sua escuridão assumindo permanente.

somente havia a escuridão, porém tal Deus

determinou que surgisse então a luz

e a partir da escuridão, Ele a conduz,

quaisquer locais tomando como Seus.

desse modo Avraham, por vez primeira,

entendeu parte da essência do universo,

não somente o firmamento ali disperso,

mas muito mais que essa impressão ligeira;

mas há grande diferença entre El-Elohim,

o Deus dos Deuses, o poderoso Altíssimo,

em Sua pura natureza o dom beníssimo

e o Deus Universal que existe alfim.

esse era o Deus Supremo, mas não só,

de outros deuses aceitava a multidão,

encastelados onde quer que homens estão,

mesmo na pedra do moinho, a dura mó.

ela produz para os homens a farinha,

que lhes permite do pão o cozimento,

que essa casca transforme num portento

e se fizesse dos alimentos a rainha;

sequer Avraham teve o conceito

de que apenas esse Deus havia;

não duvidava de que outros existia,

somente da adoração negando-lhes o preito;

e é preciso ver, no Velho Testamento,

quantas vezes Yahweh é mencionado

como o maior dos deuses, o Abençoado,

igual se narra no Primeiro Mandamento.

a adoração de Jehovah é bem preclara:

“não terás outros deuses diante de Mim!”

mas a ilação se faz tão logo assim,

que existem os Terafim, coisa bem clara... (*)

Moisés não nega nesse mandamento

a existência de deuses em milhar,

sua falsidade somente a proclamar:

Deus é zeloso, portanto, “ciumento”!

a adoração das imagens proibida,

de fato mesmo, até sua confecção,

porque esculturas para o crente dão,

para sua fé, falso foco e até guarida!

(*) Terafim já é plural e indica pequenas imagens

de deuses ou dos antepassados.

sucedeu no antigo tempo que Amraphel,

rei da cidade-estado chamada Sinear

e Arioche, então rei de Elazar,

com Kedorlaomer se aliassem em quartel,

o rei de Elam, senhor seu poderoso

e mais Tidal, chamado rei dos Goyim,

“rei dos estrangeiros” ou “gentios” assim,

seu poderio para a época espantoso,

a combater contra Bera, o de Sodoma,

dito seu rei (mas era só uma cidade)

e Birsa, rei de Gomorra em igualdade,

contra Sinabe, que igual título toma,

rei de Admá e ainda contra Semeber,

rei proclamado da região se Zeboyim

e mais o rei de Zoar, sem o nomear,

a terra de Belá, segundo outro dizer,

todos reunidos no vale de Siddim,

que hoje é o Mar Morto ou Mar Salgado,

que Kedorlaomer havia dominado,

todos os cinco a rebelar-se assim

e o rei de Elam, de vasto exército o senhor,

que sobre a maior parte da Síria então reinava

logo a todos os rebeldes derrotava,

os prisioneiros escravizando nesse ardor! (*)

(*) Existe uma teoria que estes Elamitas eram negros,

oriundos da Índia e a caminho da África.

AVRAHAM E MELKISEDEK 2

6 FEV 2022

entre os escravos, achava-se esse Ló,

que com Avraham descera de Paddam-Aram

e o pretendiam vender, além do Elam,

entre os Caldeus, acorrentado sem mais dó;

então um sobrevivente, oriundo do combate,

veio narrar a Avraham, o Hebreu

e uma tropa ele formou com o povo seu:

trezentos e dezoito homens para o embate,

mais Mamre, Eshkol e Aner, os seus aliados, (*)

talvez dobrando assim seu contingente

e atacando os invasores, de repente,

com grande golpe os deixou desbaratados!

(*) É provável que esses três fossem Hititas.

então veio o senhor de Sodoma até Savé,

dito o rei dessa cidade, a lhe solicitar:

“dá-me as pessoas, os bens podes guardar”,

mas Avraham respondeu-lhe em plena fé:

“nada quero de teus bens, que nunca digas

no futuro, ‘eu enriqueci a Abraão’ –

leva os cativos teus que restarão

e os bens que ainda resgatar consigas,

que a minha gente tão só se alimentou,

mas meus aliados, Mamre, Eshkol e Aner

terão direito a retirar quanto se quer

do que após esse combate se grangeou.”

nesse entremente, apareceu o rei de Salém,

Melkisedek, do Deus Altissimo sacerdote,

trazendo pão e vinho em convescote,

que a Avraham abençoou então também:

“que Avraham será sempre bendito

por El-Shaddai, em todo o Seu poder,

El-Elohim, que lhe permitiu vencer

e resgatar do inimigo o povo aflito!

só Ele do céu e da terra é o Possuidor,

põe outros deuses debaixo de Seus pés!”

Avraham agrdeceu-lhe por tais fés

e deu-lhe o dízimo de todo o seu penhor.

Melkisedek é uma figura controversa,

mas sendo o rei denominado de Salém,

normal exercesse o sacerdócio ali também;

mas por que Avraham assim dispersa

a décima parte de todo o seu botim?

seria Melkisedek de Jebus o senhor,

que o rei David conquistou bem posterior

e grande tropa ele possuísse assim?

ou então da crença de Avraham foi o mentor?

bem certamente tiveram longa conferência,

um ao outro a discorrer sobre a potência

do Deus Supremo, o Altíssimo Senhor!

mas Avraham já com o Altíssimo falara,

familiar estava com Seus múltiplos poderes;

só que é impossível que seus valores creres

não se mesclassem com os que antes apreciara,

sempre existentes as crenças do passado,

enquanto fora apenas um Caldeu,

Avraham, o Sírio, igualmente apodo seu:

em sua mente muita coisa havia ficado

e mesmo tendo uma veraz revelação

do Deus Altíssimo que a todos comandou,

não obstante a outros deuses não negou,

só reduzidos a total submissão...

porém não cria, qual na terra de Babel,

que luta houvesse entre as trevas e a luz,

entre o mal e o bem que nos conduz,

que Tiamat ressurgisse com seu fel,

a combater Marduk eternamente,

pois percebia que tal era impossível:

seu Deus Altíssimo somente seria crível

sem qualquer adversário assim potente!

vencido o Caos, ou seja, a Escuridão,

Ele a tomara para Seu próprio interior;

Ele era o bem e o mal em seu teor,

em Si a soma de toda a criação!...

AVRAHAM E MELKISEDEK 3

7 FEV 2022

tudo Dele brotava em profusão

e a cada momento tudo recriava,

senhor da chuva, igual seca mandava,

dos ventos dominando a sua paixão;

porém a Abubu, o espírito da poeira,

de quando em vez daria liberdade

e por igual a outros gênios da maldade,

até o dia de Sua Eminência derradeira;

mas sendo Ele também o deus Nebmakê,

guardião e dono de toda a verdade,

não havia sentido que qualquer iniquidade

parte fizesse de El, qual ele o crê.

ainda esse Deus Supremo que ele amava

era também sua fonte de temor,

porque era santo e de tudo o protetor

e a sua própria fraqueza contemplava;

como poderia então o Deus Total

Se instalar mesmo dentro de sua mente?

e para a tentação se faz presente

de o próprio filho devolver-lhe no final!

que os pensamentos de seu coração

se digladiavam com as sombras do passado,

pelos deuses da Suméria influenciado:

como era igual a nós esse Abraão!...

ao meteoro somente Ló escapou,

com suas duas filhas, sem ter nome,

que sua esposa se retarda e o sal consome,

mas só mais tarde do sobrinho ouviu falar.

mas já esta é outra história e não concerne

a esta breve e imperfeita tentativa:

o que interessa é a tal memória viva

da descoberta de Deus, que aqui se alterne;

como Makom, o Espaço, é concebido,

um Deus Supremo, que não tinha esposa,

a Baalat ou Ishtar do trono rosa,

por Ele apenas todo o universo preenchido.

em sua humildade, seu nome transformou

de Abiram, “pai de deus’, para Abraão,

o “pai de muitos”; e em idêntica atuação,

Sarai, a “heroína”, como Sara ele chamou,

a “esposa ou mãe” da imensa multidão,

ainda que filhos gerasse com Ketura

e com Hagar a Ismael ele assegura,

para a semente expandir da criação,

sem conceber que Deus tivesse um filho,

salvo a Si Mesmo em Sua Contemplação,

quando a Palavra sofreria encarnação,

encerrando de Avraham o ciclo e o trilho! (*)

(*) os nomes e funções dos deuses da Mesopotâmia foram variando com seus habitantes, Sumérios e Acadianos, Caldeus, Assírios, Babilônios e Persas; assim o Sol também se refere como Tammuz e Sin, o deus Pastor das Estrelas

também é mencionado como sendo a Lua, Ishtar, Astartéia ou a Ashtoreth bíblica.