ABRAÃO E MELKISEDEK
AVRAHAM E MELKISEDEK 1
5 FEV 2022
não foi Baal-Marduk que destruiu a serpente,
Tiamat, o Caos, Senhor da Escuridão,
mas El-Elohim Quem agitou Sua mão,
todo o universo a preencher onipresente.
mas esse dom assim polivalente,
que nada poderia ter fora de Si,
matando o Caos, o incorporou ali,
sua escuridão assumindo permanente.
somente havia a escuridão, porém tal Deus
determinou que surgisse então a luz
e a partir da escuridão, Ele a conduz,
quaisquer locais tomando como Seus.
desse modo Avraham, por vez primeira,
entendeu parte da essência do universo,
não somente o firmamento ali disperso,
mas muito mais que essa impressão ligeira;
mas há grande diferença entre El-Elohim,
o Deus dos Deuses, o poderoso Altíssimo,
em Sua pura natureza o dom beníssimo
e o Deus Universal que existe alfim.
esse era o Deus Supremo, mas não só,
de outros deuses aceitava a multidão,
encastelados onde quer que homens estão,
mesmo na pedra do moinho, a dura mó.
ela produz para os homens a farinha,
que lhes permite do pão o cozimento,
que essa casca transforme num portento
e se fizesse dos alimentos a rainha;
sequer Avraham teve o conceito
de que apenas esse Deus havia;
não duvidava de que outros existia,
somente da adoração negando-lhes o preito;
e é preciso ver, no Velho Testamento,
quantas vezes Yahweh é mencionado
como o maior dos deuses, o Abençoado,
igual se narra no Primeiro Mandamento.
a adoração de Jehovah é bem preclara:
“não terás outros deuses diante de Mim!”
mas a ilação se faz tão logo assim,
que existem os Terafim, coisa bem clara... (*)
Moisés não nega nesse mandamento
a existência de deuses em milhar,
sua falsidade somente a proclamar:
Deus é zeloso, portanto, “ciumento”!
a adoração das imagens proibida,
de fato mesmo, até sua confecção,
porque esculturas para o crente dão,
para sua fé, falso foco e até guarida!
(*) Terafim já é plural e indica pequenas imagens
de deuses ou dos antepassados.
sucedeu no antigo tempo que Amraphel,
rei da cidade-estado chamada Sinear
e Arioche, então rei de Elazar,
com Kedorlaomer se aliassem em quartel,
o rei de Elam, senhor seu poderoso
e mais Tidal, chamado rei dos Goyim,
“rei dos estrangeiros” ou “gentios” assim,
seu poderio para a época espantoso,
a combater contra Bera, o de Sodoma,
dito seu rei (mas era só uma cidade)
e Birsa, rei de Gomorra em igualdade,
contra Sinabe, que igual título toma,
rei de Admá e ainda contra Semeber,
rei proclamado da região se Zeboyim
e mais o rei de Zoar, sem o nomear,
a terra de Belá, segundo outro dizer,
todos reunidos no vale de Siddim,
que hoje é o Mar Morto ou Mar Salgado,
que Kedorlaomer havia dominado,
todos os cinco a rebelar-se assim
e o rei de Elam, de vasto exército o senhor,
que sobre a maior parte da Síria então reinava
logo a todos os rebeldes derrotava,
os prisioneiros escravizando nesse ardor! (*)
(*) Existe uma teoria que estes Elamitas eram negros,
oriundos da Índia e a caminho da África.
AVRAHAM E MELKISEDEK 2
6 FEV 2022
entre os escravos, achava-se esse Ló,
que com Avraham descera de Paddam-Aram
e o pretendiam vender, além do Elam,
entre os Caldeus, acorrentado sem mais dó;
então um sobrevivente, oriundo do combate,
veio narrar a Avraham, o Hebreu
e uma tropa ele formou com o povo seu:
trezentos e dezoito homens para o embate,
mais Mamre, Eshkol e Aner, os seus aliados, (*)
talvez dobrando assim seu contingente
e atacando os invasores, de repente,
com grande golpe os deixou desbaratados!
(*) É provável que esses três fossem Hititas.
então veio o senhor de Sodoma até Savé,
dito o rei dessa cidade, a lhe solicitar:
“dá-me as pessoas, os bens podes guardar”,
mas Avraham respondeu-lhe em plena fé:
“nada quero de teus bens, que nunca digas
no futuro, ‘eu enriqueci a Abraão’ –
leva os cativos teus que restarão
e os bens que ainda resgatar consigas,
que a minha gente tão só se alimentou,
mas meus aliados, Mamre, Eshkol e Aner
terão direito a retirar quanto se quer
do que após esse combate se grangeou.”
nesse entremente, apareceu o rei de Salém,
Melkisedek, do Deus Altissimo sacerdote,
trazendo pão e vinho em convescote,
que a Avraham abençoou então também:
“que Avraham será sempre bendito
por El-Shaddai, em todo o Seu poder,
El-Elohim, que lhe permitiu vencer
e resgatar do inimigo o povo aflito!
só Ele do céu e da terra é o Possuidor,
põe outros deuses debaixo de Seus pés!”
Avraham agrdeceu-lhe por tais fés
e deu-lhe o dízimo de todo o seu penhor.
Melkisedek é uma figura controversa,
mas sendo o rei denominado de Salém,
normal exercesse o sacerdócio ali também;
mas por que Avraham assim dispersa
a décima parte de todo o seu botim?
seria Melkisedek de Jebus o senhor,
que o rei David conquistou bem posterior
e grande tropa ele possuísse assim?
ou então da crença de Avraham foi o mentor?
bem certamente tiveram longa conferência,
um ao outro a discorrer sobre a potência
do Deus Supremo, o Altíssimo Senhor!
mas Avraham já com o Altíssimo falara,
familiar estava com Seus múltiplos poderes;
só que é impossível que seus valores creres
não se mesclassem com os que antes apreciara,
sempre existentes as crenças do passado,
enquanto fora apenas um Caldeu,
Avraham, o Sírio, igualmente apodo seu:
em sua mente muita coisa havia ficado
e mesmo tendo uma veraz revelação
do Deus Altíssimo que a todos comandou,
não obstante a outros deuses não negou,
só reduzidos a total submissão...
porém não cria, qual na terra de Babel,
que luta houvesse entre as trevas e a luz,
entre o mal e o bem que nos conduz,
que Tiamat ressurgisse com seu fel,
a combater Marduk eternamente,
pois percebia que tal era impossível:
seu Deus Altíssimo somente seria crível
sem qualquer adversário assim potente!
vencido o Caos, ou seja, a Escuridão,
Ele a tomara para Seu próprio interior;
Ele era o bem e o mal em seu teor,
em Si a soma de toda a criação!...
AVRAHAM E MELKISEDEK 3
7 FEV 2022
tudo Dele brotava em profusão
e a cada momento tudo recriava,
senhor da chuva, igual seca mandava,
dos ventos dominando a sua paixão;
porém a Abubu, o espírito da poeira,
de quando em vez daria liberdade
e por igual a outros gênios da maldade,
até o dia de Sua Eminência derradeira;
mas sendo Ele também o deus Nebmakê,
guardião e dono de toda a verdade,
não havia sentido que qualquer iniquidade
parte fizesse de El, qual ele o crê.
ainda esse Deus Supremo que ele amava
era também sua fonte de temor,
porque era santo e de tudo o protetor
e a sua própria fraqueza contemplava;
como poderia então o Deus Total
Se instalar mesmo dentro de sua mente?
e para a tentação se faz presente
de o próprio filho devolver-lhe no final!
que os pensamentos de seu coração
se digladiavam com as sombras do passado,
pelos deuses da Suméria influenciado:
como era igual a nós esse Abraão!...
ao meteoro somente Ló escapou,
com suas duas filhas, sem ter nome,
que sua esposa se retarda e o sal consome,
mas só mais tarde do sobrinho ouviu falar.
mas já esta é outra história e não concerne
a esta breve e imperfeita tentativa:
o que interessa é a tal memória viva
da descoberta de Deus, que aqui se alterne;
como Makom, o Espaço, é concebido,
um Deus Supremo, que não tinha esposa,
a Baalat ou Ishtar do trono rosa,
por Ele apenas todo o universo preenchido.
em sua humildade, seu nome transformou
de Abiram, “pai de deus’, para Abraão,
o “pai de muitos”; e em idêntica atuação,
Sarai, a “heroína”, como Sara ele chamou,
a “esposa ou mãe” da imensa multidão,
ainda que filhos gerasse com Ketura
e com Hagar a Ismael ele assegura,
para a semente expandir da criação,
sem conceber que Deus tivesse um filho,
salvo a Si Mesmo em Sua Contemplação,
quando a Palavra sofreria encarnação,
encerrando de Avraham o ciclo e o trilho! (*)
(*) os nomes e funções dos deuses da Mesopotâmia foram variando com seus habitantes, Sumérios e Acadianos, Caldeus, Assírios, Babilônios e Persas; assim o Sol também se refere como Tammuz e Sin, o deus Pastor das Estrelas
também é mencionado como sendo a Lua, Ishtar, Astartéia ou a Ashtoreth bíblica.