OS FILHOS DE ABRAÃO

OS FILHOS DE ABRAÃO I – 19 MAI 21

Segundo consta, permaneceu Abraão fiel

à sua Sara, até que esta lhe pediu

que fecundasse a Hagar, sua escrava,

para que o filho fosse tido como seu:

daria à luz sobre seus joelhos, num painel

bem confirmado, quando assim se agiu,

como filho dessa ama que a amparava

e tal favor Abraão lhe concedeu.

Talvez difícil até fosse por demais,

mesmo sendo então normal poligamia;

se até então não tomara concubina

era por Sara nutrir um real amor,

mas ao pedido, nos simbolismos habituais,

Abraão, com certo alívio, atenderia:

de certo modo sobre a esposa é que inclina,

fertilidade a oferecer-lhe qual favor.

OS FILHOS DE ABRAÃO II

Não sei quantas vezes o mesmo ato

repetiu o patriarca já velhusco;

decerto até estar certa a gravidez,

possivelmente suspendendo nova ação,

o seu herdeiro a gerar por esse fato;

na Escritura explicação ainda busco

se tentou lhe provocar outra prenhez,

tendo a promessa de numerosa geração.

Assim, já em seu tempo de velhice,

nasceu o Pai dos Árabes, esse Ishmael;

só imagino o que deve ter custado

à Sara dita estéril, fazer tal sugestão,

nem tampouco quanto à serva Hagar se desse,

o nascimento desse filho um pão de fel,

a esterilidade de Sara tendo confirmado,

mesmo o costume a atribuir tal solução.

OS FILHOS DE ABRAÃO III

Mas depois do nascimento milagroso

do filho Isaac daquela estéril dita,

rapidamente o ciúme nela cresce

e junto ao marido insiste na expulsão

do primogênito, por certo algo impiedoso,

carinho por ela decerto nele habita

e Ishmael sendo resposta a firme prece:

certo o objeto de constante discussão!

Vejam quão grande deve ter sido o amor

desse Abraão por sua velha esposa,

que certamente outros filhos não teria,

que a Ishmael enviou para o deserto!

E quão grande igual seria o rancor

de Hagar nessa instância dolorosa;

talvez em Sara maior rancor havia

e de Abraão rasgado o peito aberto!

OS FILHOS DE ABRAÃO IV

Talvez movido por força do remorso,

teve o impulso que atribuiu a Jeová

de sacrificar a Isaac inutilmente:

quem imaginar pode de sua culpa a extensão?

Contudo, após a morte de Sara, o velho dorso

em repentino vigor se encontrará

e por concubina tomou-a finalmente,

essa Ketura que tão poucos lembrarão.

Não saberia dizer se ele a comprou

ou a recebeu de um vizinho de presente,

ou pôs os olhos sobre alguma escrava...

O certo é que seis filhos concebeu,

a Zimrah, Jokshan e Medah gerou,

Midian, Jozbak e a Shua, finalmente,

mesmo seus netos a Escritura nos deixava,

e o próprio Assírio foi descendente seu!... (*)

(*) Consulte o Gênesis, Capítulo 25.

OS FILHOS DE ABRAÃO V

Outros foram Letushim e Leumim,

Ephah, Epher, Enoch e até Sabá,

tantos povos assim seus descendentes

e mais Abida e Elda, que a mim parecem

serem mulheres, chegando mesmo assim

a conclusão que mais de um contestará,

homens sendo tantos dele provenientes,

que até ministros geralmente esquecem.

Toda a sua herança a Isaac concedeu

e aos demais filhos, carregados de presentes

ele mandou que marchassem para o Oriente,

que se evitasse qualquer rivalidade.

É até possível o que Maomé nos deu:

que tivesse acompanhado esses parentes

na construção da Ka’aba, reverente,

e só depois retornasse à própria herdade...?

OS FILHOS DE ABRAÃO VI

A Bíblia cala sobre seu destino,

salvo o que foi acima registrado.

Mas ocorreu um episódio semelhante,

em Números Doze, após a morte

de sua Zípora ou Séfora ser destino,

quando Moisés foi com Kushita entrelaçado,

mulher negra, que seja claro o que se cante, (*)

sua irmã Míriam furiosa com tal sorte!

(*) Em Êxodo 12:38 há referência a um “misto de

gente” que saiu do Egito com os Judeus.

Com Aarão foi a repreender Moisés,

por ter tomado concubina de outra cor,

mesmo entre os Hebreus um tal pendor

ao preconceito racial, mas Jeová

a irmã cobriu da cabeça até os pés

de branca lepra a provar seu desfavor,

mas não Aarão, do sacerdócio portador,

tal discriminação condenada desde lá!... (*)

*) No acampamento de Hazzeroth, ficando Miriam

banida por uma semana, até ser curada.