MEU POEMA FAVORITO
Prólogo
Fernando Pessoa é um dos mais importantes escritores portugueses do modernismo e um dos maiores poetas de língua portuguesa. Fernando se destacou na poesia, com a criação de seus heterônimos.
Ricardo Reis, um dos muitos heterônimos de Fernando Pessoa, escreveu o excelente poema intitulado "SEGUE O TEU DESTINO". Esse é meu poema favorito e aqui transcreverei apenas uma parte dele.– (Nota deste Autor).
SEGUE O TEU DESTINO.
"Segue o teu destino,
rega as tuas plantas,
ama as tuas rosas.
O resto é a sombra
de árvores alheias.
A realidade sempre é mais ou menos do que nós queremos.
Só nós somos sempre iguais a nós-próprios.
Suave é viver só.
Grande e nobre é sempre viver simplesmente.
Deixa a dor nas aras como ex-voto aos deuses.". - (sic).
Assina: Ricardo Reis.
MINHA CONCLUSÃO
O poema nos transmite uma mensagem de aceitação e serenidade diante da vida. Sugere que devemos seguir o nosso próprio caminho, sem nos envolvermos, demasiadamente, com os problemas alheios.
O poema nos ensina a cuidar das nossas responsabilidades e amar as coisas boas que temos, sem nos preocuparmos com o que está fora do nosso controle.
Trata-se, o poema, de uma lição graciosa à reflexão. Pensando nisso, seguirei minha jornada, cultuando o amor-próprio, indo ao encontro da luz e do conhecimento de mim mesmo, por saber que a paz é a única forma de eu me sentir humano, sem culpa, por estar em busca da paz.