AMORFOBISMO

Deveria existir o medofobia. O que isso seria?

O medo de ter medo, que a muitos privaria de serem tão impiedosos

Não transformaria um temor insensato em fobia

Nem segregaria alguns outros como se fossem leprosos

São ímpios e – impios – também

Aquém do egoísmo, da tirania, do – arrivismo –

Parece não haver mais ninguém

O mundo jaz em – amorfobismo –

Preconceitos diversos, lacunas nas leis, desordem e retrocesso

Desrespeitos sórdidos, pelejas entre os povos, rixas no congresso

Almas perversas, gritos e gestos e tiros que só causam dor

Mentiras indecorosas, gargalhadas tenebrosas ante a tristeza de outrem

O ódio de hoje será menor que o de amanhã e é maior que o de ontem

Mas nada é mais doentio que a falta de amor.

NOTA: amorfobismo seria o medo de amar, fobia ao amor, repulsa ao maior e mais nobre de todos os sentimentos.

– (AI) Aí, será que isso existe? –

Ímpio: com acento no i, caracteriza alguém que não tem fé ou despreza o que tem natureza religiosa, qualquer tipo de religião; herege. Indivíduo contrário à religião.

Impio: sem acento no i, qualifica alguém muito mau, desumano, cruel, bárbaro.

Fobismo: estado daquele que padece de fobia.

Fobia: Sentimento exagerado de medo ou de aversão a: fobia de água, de escuro, de aranhas, de insetos etc. [Patologia] Sensação patológica de angústia intensa e persistente, caracterizada pela aversão a certos objetos, circunstâncias, sentimentos e até mesmo pessoas etc.; horror, pavor: fobia de baratas; fobia do mar; fobia de avião.

Negrofobia: é um medo ou ódio contra os povos negros em todo o mundo. Pode ser influenciado por várias coisas, como racismo ou eventos traumáticos e circunstâncias.

O preconceito é definido como Pretofobia também. O sentimento não pode ser confundido com Melanofobia que é a aversão médica a tudo que é preto ou escuro. Também não pode ser confundido com Afrofobia que é uma aversão principalmente cultural as diversas etnias do continente africano.

Xenofobia: corresponde à fobia ou medo, um indivíduo que tem aversão a tudo aquilo que é novo (objeto ou pessoa). No sentido social, a xenofobia tem seu uso difundido para designar formas de preconceitos (racial, grupal, minorias nacionais ou culturais).

Xenofobia: (do grego: ξένος, translit. xénos "estranho"; φόβοc translit. Phóbos "medo" é o medo, aversão ou a profunda antipatia em relação a estrangeiros, ao que vem do estrangeiro ou ao que é estranho ou menos comum, com uma cultura, hábito, etnias ou religião diferente. A xenofobia compartilha diversas características com o racismo podendo-se manifestar de várias formas, envolvendo as relações e percepções do endogrupo em relação ao exogrupo, incluindo o medo de perda de identidade, suspeição acerca de suas atividades, agressão e desejo de eliminar a sua presença para assegurar uma suposta pureza. Pode ter como alvo não apenas pessoas de outros países ou regiões, mas de outras culturas, subculturas, sistemas de crenças ou características físicas. O medo do desconhecido pode ser mascarado no indivíduo como aversão ou ódio, gerando preconceitos. Note-se, porém, que nem todo preconceito é causado por xenofobia.

Homofobia: é a discriminação em razão da orientação sexual. É uma série de atitudes e sentimentos negativos em relação às pessoas homossexuais e bissexuais, em razão de suas orientações. Já a transfobia se caracteriza pela discriminação por identidade de gênero e atinge principalmente travestis e transexuais.

Aporofobia: termo criado pela filósofa espanhola Adela Cortina traduz uma patologia social que se manifesta na aversão a alguém que é percebido como diferente. Em grego, a palavra a-poros significa “sem recursos”, portanto, o termo significa “rejeição ou aversão aos pobres”.

Monofobia: é o temor de ficar sozinho (a) mesmo que por curtos intervalos de tempo. É um conceito clínico que tem características que o aproxima de transtornos de ansiedade, sendo tratável por profissional de saúde mental.

Nomofobia: essa palavra significa o medo irracional de ficar sem o seu celular ou ser impedido de usá-lo por algum motivo, como ausência de conexão à internet ou bateria fraca.