meu inglês tupiniquim

na tela a música de Verdi

e os olhos verdes de Lívia,

a Condessa irremediavelmente apaixonada

o Ten. Mahler, com a mesma aparência inocente e infantil,

mostra-lhe Clara na cara

que diz ser mais jovem e mais bela

também às custas do dinheiro dela

assim como a luxúria do quarto onde estava

comida, bebida, dormida, um bom vivant

diz tê-la traído no caso do primo

o tenente fora o delator

do jovem revolucionário

ela entra em desvario

chora profundamente,

desesperada, vai embora

aos gritos dele “vadia, vadia”

alguém na platéia enuncia

algumas gargalhadas soltas

por outras logo seguidas

olho pra trás num segundo

sem surpreender todo mundo

e pergunto:

Where’s the funnykyto?

e volto-me rapidamente

para não dar tempo a que ninguém responda

where the faniquito is.

Lucchino (ali ao meu lado)

Visconti tudo vê

apenas não consegue ler o que sinto,

pressinto...

Rio, 27/01/2005

(impressionou-me bastante a obra "Sedução da Carne", do grande mestre Lucchino Visconti, que vi no dia anterior)