meu inglês tupiniquim
na tela a música de Verdi
e os olhos verdes de Lívia,
a Condessa irremediavelmente apaixonada
o Ten. Mahler, com a mesma aparência inocente e infantil,
mostra-lhe Clara na cara
que diz ser mais jovem e mais bela
também às custas do dinheiro dela
assim como a luxúria do quarto onde estava
comida, bebida, dormida, um bom vivant
diz tê-la traído no caso do primo
o tenente fora o delator
do jovem revolucionário
ela entra em desvario
chora profundamente,
desesperada, vai embora
aos gritos dele “vadia, vadia”
alguém na platéia enuncia
algumas gargalhadas soltas
por outras logo seguidas
olho pra trás num segundo
sem surpreender todo mundo
e pergunto:
Where’s the funnykyto?
e volto-me rapidamente
para não dar tempo a que ninguém responda
where the faniquito is.
Lucchino (ali ao meu lado)
Visconti tudo vê
apenas não consegue ler o que sinto,
pressinto...
Rio, 27/01/2005
(impressionou-me bastante a obra "Sedução da Carne", do grande mestre Lucchino Visconti, que vi no dia anterior)