Competências escolares: material, tarefa e reforço. Ou: cenário de reforço escolar. Poema para a minha filha Renata

a) Material de apoio

Ponta do lápis bem-feita,

caderno duro e encapado,

tampo da mesa alisado,

cadeira que se ajeita;

caligrafia perfeita,

pintura que se acrescenta,

pesquisa que movimenta

filha e pai na Internete.

A esse quadro, compete*

um apoio que te sustenta.

* O termo compete aqui significa “destina-se ou se atribui ou se entrega ou se encarrega”.

b) Tarefa a rigor

Livro novinho e cheiroso,

régua de todo modelo,

borracha limpa com zelo,

estojo grande e espaçoso;

tubo de cola sedoso,

caixa de lápis de cor,

cheiro, carinho e amor,

e a limpeza do carpete.

A esse quadro, compete

uma tarefa a rigor.

c) Tarefa severa

Agenda como diário,

teoria e exercício,

trabalho com frontispício,

consulta ao dicionário;

resposta ao questionário,

breve pausa e pouca espera —

tudo é mais peso que era

na Escola Pintando o Sete*.

A esse quadro, compete

uma tarefa severa.

* Respeitada a diferença entre as séries: hoje ela está mais avançada em uma esola do que era antes, na outra.

d) Complemento do reforço escolar

Cartolina bem limpinha,

colorida e esticada;

a folha quadriculada,

tesoura plástica e massinha;

isopô, na escrivaninha,

branco, espesso e resistente;

adesivo transparente

e papel “sessenta quilos”

completam formas e estilos

dessa Aluna competente*.

* competente, no sentido de capacitada.