A APOTEOSE DE HÉRCULES 19/20
A APOTEOSE DE HÉRCULES XIX – 22 junho 2022
Hipta a Dionysos numa cesta levaria,
em sua cabeça mantida equilibrada,
sendo por Lídios e Frígios adorada,
a qual foi por igual identificada
como a deusa Hepi ou Hepti, que se descobriria
em Boghaz-Köy, por Hititas celebrada,
por seus aliados de Mitani idolatrada
e ao ser com Hércules em matrimônio consagrada
indicaria que tantos feitos a Hércules atribuídos
com heróis de outros povos deverão ser repartidos.
Esta Hebe ou Hepi geralmente era mostrada
em Hattusas dos Hititas como um leão a cavalgar,
a caminho de celebrar seu casamento
com o Deus das Tempestades dos Hititas,
mas em mosaicos também é representada
como Hepatu, que costuma interpretar
o Dr. Hrozny, por cujo conhecimento
foi interpretada também a língua dos Hurritas,
como sendo a juventude a ela consagrada,
a Hebe sendo Hepatu sem dúvida associada.
Mas Hrozny, que decifrou a língua hitita,
com a deusa Hawwa também a identifica,
que como “Mãe de Todos os Vivos” se traduz,
a qual no Gênesis é citada como Eva
e cada príncipe ou rei Canaanita
para si o título “Abdihepa” reivindica,
ou seja, “Filho de Hepa”, que conduz
à santidade sonora que a Hebe leva
e embora deuses não adorassem os Hebreus,
Adão ou “Abdi” foi um dos heróis seus.
Grande número de filhos é atribuído
a Hércules, cada região reivindicando
para seus reis a sua paternidade.
Euristeu todos de seu reino expulsaria,
Tirinto tendo a Alcmena recebido,
também seus filhos e parentes abrigando.
Ante tal exigência de plena iniquidade,
Ceyx bem pouca força reuniria
e os Heráclidas partiram juntamente,
asilo em vão a suplicar-lhe humildemente.
A APOTEOSE DE HÉRCULES XX – 23 junho 2022
Com eles partiu Iolaos e toda a casa
de Licymnios, mais os aliados Arcadianos.
Somente Atenas se dispôs a desafiar
as ordens de Euristeu. Seu rei, Teseu,
demonstrando a justiça que o embasa,
recebeu em seu reino os Herculanos,
que no Altar da Misericórdia foram suplicar
e mesmo uma deme na cidade floresceu,
uma de suas tribos de maior valor,
a combater sempre pela cidade com ardor.
Foi esta a causa da primeira guerra
entre Atenas e o Peloponeso;
vendo os Heráclidas em sua hospitalidade,
um grande exército convocou Euristeu,
para assolar toda a ateniense terra,
pois Euristeu temia ser deposto e preso;
Iolaos e Hylos a resistir com hombridade,
mas uma profecia por entre eles percorreu:
que um da estirpe de Hércules deveria morrer,
para impedir que Atenas Euristeu fosse vencer.
Deste modo, para salvar os seus irmãos,
a única filha de Hércules conhecida,
por nome Macária, então se suicidou;
logo a seguir os Atenienses triunfaram
e na batalha, mesmo lutando quais leões,
aos filhos de Euristeu levaram de vencida;
Teseu pessoalmente no combate derrotou
a Alexandre e Ifimedon, que ali tombaram,
morrendo igualmente Eurybos e Mentor
e Perimedes, mesmo lutando com valor.
Euristeu abandonou o combate, temeroso,
mas por Hylos foi depressa perseguido,
que com sua quadriga o ultrapassou
e de um só golpe lhe cortou a cabeça,
levando a Alcmena o prêmio tenebroso,
que os olhos lhe furou, com ódio incontido.
Outros Heráclidas, que Hylos acompanhou,
com cujos filhos a estirpe sempre cresça,
se estabeleceram junto do portão
de Tebas, sem de ingressar ter permissão.