A CAPTURA DE PYLOS 3/4 FINAL

A CAPTURA DE PYLOS III – 21 MAR 2022

Não obstante, é preciso se lembrar

que destes feitos só Nestor podia afirmar,

sendo deles o final sobrevivente;

Apollo dera a Nestor outra virtude,

bem superior à de um combatente rude:

trezentos anos de vida pela frente!

Assim, ninguém poderia contrariá-lo,

não sobrava testemunha a desvirtuá-lo,

em sua velhice de perfeita robustez,

tendo-se aliado à novel helenidade,

muito depois da Miceniana veleidade

e por sua boca sua própria glória fez!

A captura de Pylos é outro incidente

da invasão do Peloponeso pela Aquéia gente,

no século onze, antes da era atual;

as divindades antigas ajudavam

aos Micenianos, e as novas à Hélade apoiavam;

Athena e Hérakles de caráter divinal:

Pallas saíra da cabeça de seu pai,

que com Alkmena seus gêmeos gerar vai;

do norte trouxeram seus deuses os Helenos;

Hera, Posêidon, Hades e o feroz Ares

já teriam sido adorados por milhares,

contra invasores a exercer esforços plenos.

Anos passados, os Aqueus sincretizaram

tais divindades e igualmente as adoraram,

sentindo a terra cheia de sua veneração

que no seu próprio panteão tornaram suas;

possivelmente os sátiros e as ninfas nuas

representavam a anterior população

e como Hérakles e Athena aqui triunfam,

sua imigração com majestade trunfam, (*)

Hera prossegue a proteger os lares,

Posêidon a dominar as tempestades,

Hades temido em suas ctônicas potestades, (+)

Ares a proteger os campeões e os militares.

(*) Coroam. (+) Profundas.

De qualquer modo, à deusa-mãe despedem

como a suprema divindade e o poder cedem

ao seu tremendo Zeus, o grande patriarca;

os costumes de antanho já lendários,

Apollo e Dionyso os seus fadários

igual subrepõem aos da antiga matriarca;

contudo Hera com tal não se conforma

e vez por outra em perseguição retorna

desse filho semi-humano assim gerado,

que ao persegui-lo, ela afronta o próprio Zeus,

que mais que ela sempre possuiu poderes seus,

mas o conflito será por éons continuado!...

Periclymenos é outra criatura

que certamente à Hélade todo mal augura,

representante decerto dessa resistência

dos guerrilheiros ocultos nas montanhas

ou em emboscadas de proporções tacanhas,

enfim submetidos ante a proeminência

desses Aqueus e Dórios no começo,

mas suas mulheres adquirindo certo apreço,

como escravas ou mesmo concubinas,

os invasores a adotar poligamia

e a raça antiga por seu meio persistia,

guardando a forma após perder suas sinas.

A CAPTURA DE PYLOS IV – 22 MAR 22

Periclymenos podia igual se transformar

em uma árvore, mas sem poder lutar

assim em cárcere de imobilidade,

só como inseto a buscar sobrevivência,

pousa na haste da biga, em que potência

talvez buscasse para recobrar capacidade,

mas Hérakles o matou da mesma forma;

assim o povo antigo se conforma

com o extermínio da maioria dos soldados,

suas mulheres submetidas na conquista,

disfarçadamente a seguir a antiga pista,

suas divindades a impor aos novos fados.

De forma idêntica, embora em outro mito,

será o combate de Hérakles e Antheos descrito,

cuja força dependia da mãe-terra,

para indicar da gente antiga a persistência,

que os Helenos combatem sem leniência,

mas são forçados a submeter em longa guerra;

já Hérakles ao deus Hades não feriu,

mas benevolência lhe mostrou quando fugiu,

alegoria do combate contra a morte;

eventualmente, é devorado pelo fogo,

mas Zeus escuta de Dejanira o rogo

e lhe dá a imortalidade em final sorte.

Além disso, qual nos relata Homero,

não se tratou de seu triunfo mero,

mas em uma pilha de mortos ele o desafiou,

alegoria de que junto a seu portão profundo,

não recebeu da Morte o golpe imundo

e assim do golpe do Destino se escapou;

e é preciso lembrar que em outras ocasiões

desceu ao Hades em variedade de missões,

sem que o deus da treva atacá-lo se atrevesse,

essa descida ao mundo ínfero persiste

nessa Anastasis em que o Credo insiste, (*)

mas não por almas, é por Cérbero que desce.

(*) A Descida de Cristo ao Inferno.

E um dia até Chronos o herói derrotou

e após a luta, o próprio Tempo degolou,

esse que era seu avô, o pai de Zeus,

para levar essa cabeça a seu santuário,

onde a enterrou com ritos de sacrário,

que protegesse o estádio de seu deus.

Homero descreve a dinastia dos Neleus

como sendo após formada por Aqueus,

mas Neleu era um Eólio e assim Nestor.

O grande autor da Ilíada e Odisséia,

teria assim falseado a sua epopéia,

mais um poeta do que um historiador?

E quando Hera no peito vai Hérakles ferir,

mas sem matá-la, só do combate a exluir,

com uma flecha de três farpas, novamente

esse filho de Zeus enfrenta sua madrasta,

como um símbolo dessa tríplice casta

das três famílias dos Aqueus, que citam frequente

como”Filhos de Hérakles” nessa vasta invasão,

que estranhamente Élida depois ocuparão,

a partir dali tornando-a sacrossanta

e responsável pelo estádio conservar,

simbolizando duas etnias a se miscigenar

dentro da Grécia cuja glória se descanta!...