A história da alma em Platão.

A história da alma em Platão, para o mesmo não existe o corpo sem a alma, deste modo, o ser humano é entendido como essencialmente defido através da alma.

Para Platão a alma é imortal e preexistente ao corpo, assim sendo, o corpo só existe em uma união metafísica com a alma.

Entretanto, a referida união entre a alma e o corpo é acidental, sendo que o corpo sempre limita a alma, sendo o referido uma prisão,

Deste modo, a morte é a libertação da alma, entretanto, para Platão existem vários tipos de almas divididas em partes essenciais.

A alma divide em três partes distintas que se relacionam entre si, a alma concupiscente, vinculada aos desejos sexuais.

Alma irascível vinculada as paixões, a questão do afeto e a ligação da alma com as ideologias, por último a alma racional, refere-se ao conhecimento humano ou seja a alma epistemológica, a pessoa quando morre a alma separa corpo, voltando existir na reencarnação, a evolução de cada corpo depende sempre da evolução da alma.

A alma só deixaria de reencarnar em novos corpos, quando chega ao último nível de evolução, deste modo, a teoria da reencarnação precede a teoria da ressurreição, que passou existir a partir da difusão do cristianismo no ocidente.

Escrito por: Edjar Dias de Vasconcelos Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção - Arquidiocese de São Paulo Puc, com graduação máxima, nota dez no Exame De Universa Theologia.

Edjar estudou latim, grego, aramaico, alemão, francês e espanhol, com formação também em Filologia, estudou direito canônico e pátrio, formulador como tese em Astrofísica, O Princípio da Incausalidade.

A segunda tese elaborada por Edjar Dias de Vasconcelos, por que o homem é o único animal que fala, quando na natureza existe apenas um DNA mitocondrial, todas espécies nasceram e replicaram através da única célula mater existencial.

Em resposta devido ao fenômeno do bipedismo nas savanas, os homens ao ficarem erectus foi possível o nascimento das cordas vocais, nascendo a cognição.

Autor de diversos artigos científicos publicados em sites.

Licenciado em Filosofia, Sociologia e História, formado em Psicologia, com registro pelo Mec, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG, outras Universidades no Brasil.

Edjar Dias de Vasconcelos estudou em: Itapagipe, Campina Verde, Belo Horizonte, Petrópolis, Rio, São Paulo, Nas PUCs como nas Universidades Federais e o Mackenzie, também em outros lugares, estudando sempre política economia e filologia.

Experiência na orientação de estudos em temas diversos. Professor convidado do Instituto Parthenon - Instituto Brasileiro de Filosofia e Educação-www.institutoparthenon.com.br

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 17/12/2024
Reeditado em 18/12/2024
Código do texto: T8221288
Classificação de conteúdo: seguro