Belas frases pronunciadas por Oscar Niemeyer e Edjar Dias de Vasconcelos.
A gente tem que sonhar, senão as coisas não acontecem. Oscar Niemeyer.
O perigo da utopia, mesmo sonhando as coisas não acontecem, devido a estrutura alienadora da cognição, o desejo é apenas um sonho da imaginação. Edjar Dias de Vasconcelos.
Toda escola superior deveria oferecer aulas de filosofia e história. Assim fugiríamos da figura do especialista e ganharíamos profissionais capacitados a conversar sobre a vida. Oscar Niemeyer.
Tão somente a filosofia auxiliada pela história, desenvolvem consciência crítica e dialética, as demais ciências naturais o saber técnico. Edjar Dias de Vasconcelos.
Existem apenas dois segredos para manter a lucidez na minha idade: o primeiro é manter a memória em dia. O segundo eu não me lembro. Oscar Niemeyer.
Tão somente o eterno processo de síntese formula a consciência permanente. Edjar Dias de Vasconcelos.
Amo a vida e a vida me ama. Somos um casalzinho insuportável. Oscar Niemeyer.
A vida é a única existência louvável. Edjar Dias de Vasconcelos.
A vida é um sopro. Oscar Niemeyer.
A vida uma breve passagem, posteriormente, tudo será poeira química, a matéria sapiens transforma-se em energia quântica do universo. Edjar Dias de Vasconcelos.
Se a reta é o caminho mais curto entre dois pontos, a curva é o que faz o concreto buscar o infinito. Oscar Niemeyer.
O infinito é escuro, frio, desértico, apenas a luz do hidrogênio do sol, permanece por algum tempo, entretanto, tudo é passamento. Edjar Dias de Vasconcelos.
Quando se vê um arvoredo o importante não são as árvores mas os espaços entre elas.Oscar Niemeyer.
A grande importância das árvores por reproduzirem a fotossíntese, com o hidrogênio produz o oxigênio, sem o qual não é possível a vida. Edjar Dias de Vasconcelos.
Prefiro pensar que um dia a vida será mais justa, que os homens não se olharão a procurar defeitos uns nos outros. Que haverá sempre a ideia de que em todos há um lado bom. Nesse dia, será com prazer que um procurará ajudar o outro. Oscar Niemeyer.
O único meio de chegarmos a justiça social, a implantação do social liberalismo. Edjar Dias de Vasconcelos.
Meu trabalho não tem importância, nem a arquitetura tem importância pra mim. Para mim o importante é a vida, a gente se abraçar, conhecer as pessoas, haver solidariedade, pensar num mundo melhor, o resto é conversa fiada. Oscar Niemeyer.
A vida é apenas um breve instante, o restante do tempo é passagem, morremos e acabamos porque não existe a alma. Edjar Dias de Vasconcelos.
A vida nos leva pra onde ela quer. Cada um vem, escreve sua historinha e vai embora. Não vejo segredo em levar a vida. Oscar Niemeyer.
A vida é simples porque é o nada. Edjar Dias de Vasconcelos.
A música me trazia lembranças de casa, lembranças de amigos. Além de tudo, é bom chorar: às vezes, é preciso.
Oscar Niemeyer.
As lágrimas fundamentam o sorriso dos olhos. Edjar Dias de Vasconcelos.
Acredito na natureza: tudo começou não se sabe quando nem como. Eu bem que gostaria de acreditar em Deus. Mas não. Sou pessimista diante da vida e do homem. Oscar Niemeyer.
Deus de fato não existe é apenas a representação do desespero humano, vivo bem sem deus pelo fato de de não ser desesperado ontologicamente, também por aceitar a minha condição de insignificante. Edjar Dias de Vasconcelos.
Como explicar que cruzar os braços é um problema e que a vida dura só um minuto? Oscar Niemeyer.
Sem o trabalho não é possível a existência, o homem mergulha na mais absoluta marginalidade, entretanto, a extração absoluta da mais valia, leva o homem a total miséria. Edjar Dias de Vasconcelos.
Como é mágico ver surgir na folha branca de papel um palácio, um museu, uma bela figura de mulher! Como as desejo e gosto de desenhá-las! Como as sinto nas curvas da minha arquitetura!Oscar Niemeyer.
Tudo é muito belo, todavia, a física derrete no ar. Edjar Dias de Vasconcelos.
Não é o ângulo reto que me atrai. Nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que encontro nas montanhas do meu País, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, nas nuvens do céu, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o Universo - o Universo curvo de Einstein. Oscar Niemeyer.
Olha, com toda modéstia, o planeta terra geoastrofisicamente é perpendicular, tem o formato de um ovo alongado. Edjar Dias de Vasconcelos.
Os mais inteligentes se queixam do mundo. O mundo tem prazeres e alegrias, mas a razão de a gente estar aqui é precária. Em todo caso, ninguém quer abandonar o espetáculo. Oscar Niemeyer.
A inteligência é construída, sinteticamente elaborada, depende da teoria da complexidade, hermeneuticamente interdisciplinar, quando for técnica, tão somente indutiva. Edjar Dias de Vasconcelos.
O homem tem de viver dentro da verdade, saber que não é importante. A disseminação dessa crença levaria o homem a uma posição mais modesta. Oscar Niemeyer.
Somente a verdade provocará a libertação humana, faz o homem mais humilde ao entender a precariedade da existência. Edjar Dias de Vasconcelos.
Escrito por: Edjar Dias de Vasconcelos Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção - Arquidiocese de São Paulo Puc, com graduação máxima, nota dez no Exame De Universa Theologia.
Edjar estudou latim, grego, aramaico, alemão, francês e espanhol, com formação também em Filologia, estudou direito canônico e pátrio, formulador como tese em Astrofísica, O Princípio da Incausalidade.
A segunda tese elaborada por Edjar Dias de Vasconcelos, por que o homem é o único animal que fala, quando na natureza existe apenas um DNA mitocondrial, todas espécies nasceram e replicaram através da única célula mater existencial.
Em resposta devido ao fenômeno do bipedismo nas savanas, os homens ao ficarem erectus foi possível o nascimento das cordas vocais, nascendo a cognição.
Autor de diversos artigos científicos publicados em sites.
Licenciado em Filosofia, Sociologia e História, formado em Psicologia, com registro pelo Mec, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG, outras Universidades no Brasil.
Edjar Dias de Vasconcelos estudou em: Itapagipe, Campina Verde, Belo Horizonte, Petrópolis, Rio, São Paulo, Nas PUCs como nas Universidades Federais e o Mackenzie, também em outros lugares, estudando sempre política economia e filologia.
Experiência na orientação de estudos em temas diversos. Professor convidado do Instituto Parthenon - Instituto Brasileiro de Filosofia e Educação-www.institutoparthenon.com.br
Edjar Dias de Vasconcelos.