Qual a importância da filosofia na formação cultural da pessoa.
Qual é a importância da Filosofia, total, sem Filosofia não é possível a pessoa ser culta, o indivíduo é inteligente, entretanto, é apenas um grande técnico, nada além desta perspectiva.
A pergunta fundamental, por que a Filosofia é tão importante, pelo fato de ser o fundamento de todas as ciências, sem o domínio filosófico a pessoa não consegue ser crítica, entende a realidade totalmente ideologizada.
Todavia, é muito difícil a pessoa entender de Filosofia, por diversos motivos, é fundamental compreender a Filosofia desde a sua origem, os denominados Pré-Socráticos, são múltiplos sistemas, complexidades de teorias em cada tempo histórico.
Portanto, Filosofia Pré Socrática, Socrática, Platônica, Aristotélica, Patrística, Escolatística, Moderna, Cartesiana, com centenas de subsistemas.
Filosofia Contemporânea, do mesmo modo, com seus subsistemas, Pós Contemporânea, também com múltiplos subsistemas.
Por último, a Filosofia da Era Pós Contemporânea da Pós Contemporaneidade, todos seus subsistemas, o entendimento o que é hoje a pós verdade da pós verdade.
Estudei e continuo estudando Filosofia, da sua origem aos nossos dias, desde de 400 anos antes de Cristo.
Para ser realmente filósofo tive que compreender mais de 800 sistemas e subsistemas filosóficos.
Essa tarefa foi muito difícil, anos estudando Filosofia, assim sendo, posso afirmar categoricamente, pouquíssimas pessoas no mundo são cultas, isso não significa que a pessoa não seja inteligente, entretanto, não tem cultura.
O indivíduo pode ser genial, todavia, não é culto, exemplo clássico, Einstein, entre outros, o homem realmente culto, tem noção da complexidade com a particularidade, em cada tempo histórico, as múltiplas hermeneuticizações hideologizadas.
O culto sabe que a consciência é de fato fragmentada, sendo que a verdade não existe em razão de ser a projeção da estruturação cognitiva, o logocentrismo constrói a verdade a partir do habitat sapiens.
Existem diversos tipos de analfabetismos, o etimológico o indivíduo não conhece o significado da palavra, o analfabetismo linguístico, a pessoa não conhece as regras da linguagem.
O analfabetismo por área, o cidadão sabe praticamente tudo de Medicina, entretanto, não tem noção de Física.
Deste modo, consecutivamente, entretanto, o pior tipo de analfabetismo é o epistemológico, o cidadão não sabe o fundamento do que está falando.
Existe uma doutrina da Filosofia, denominada de epistemologia, que prepara a consciência do filósofo, objetivando o domínio epistemológico de todas as disciplinas.
Exatamente, por esse motivo, apenas o indivíduo com formação em Filosofia consegue ser culto.
Escrito por: Edjar Dias de Vasconcelos Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção - Arquidiocese de São Paulo Puc, com graduação máxima, nota dez no Exame De Universa Theologia.
Edjar estudou latim, grego, aramaico, alemão, francês e espanhol, com formação também em Filologia, estudou direito canônico e pátrio, formulador como tese em Astrofísica, O Princípio da Incausalidade.
Autor de diversos artigos científicos publicados em sites.
Licenciado em Filosofia, Sociologia e História, formado em Psicologia, com registro pelo Mec, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG, outras Universidades no Brasil.
Edjar Dias de Vasconcelos estudou em: Itapagipe, Campina Verde, Belo Horizonte, Petrópolis, Rio, São Paulo, Nas PUCs como nas Universidades Federais e o Mackenzie, também em outros lugares, estudando sempre política economia e filologia.
Experiência na orientação de estudos em temas diversos. Professor convidado do Instituto Parthenon - Instituto Brasileiro de Filosofia e Educação-www.institutoparthenon.com.br
Edjar Dias de Vasconcelos.