E, a Barreira virou baile...


São Januário? Lotou!!!
A Torcida deu show!
O craque voltou...
 
Vestiu a camisa 11
Falou de seu Amor e da Gratidão
A Torcida vibrou, e Coutinho se emocionou!
 
O Caldeirão pulsou mais forte, no ritmo da emoção...
 
E, a Barreira virou baile...

 



MC Darlan e Blogueirinho da Colina - A Barreira Vai Virar Baile (Áudio Oficial) DJ Bertolossi  (ouça)
 https://www.youtube.com/watch?v=F0zEMImUGCI


E VIROU um BAILÃO!!!
















***




 
SER GRATO, ou não SER?
 
A palavra gratidão é derivada do latim gratus, pode ser traduzido como agradecido, ou gratia, que tem o mesmo sentido das palavras graça, bênção e dádiva.
Em suma, gratidão traduz o reconhecimento das coisas boas que existem na vida.
Pode-se observar dois pontos de vista diferentes, no primeiro, se percebe as coisas positivas que fez para os outros e no segundo, se aprecia a bondade que recebe, não aquela que oferece. Ser grato é um processo da essência em conexão com algo maior, ou a Natureza.
Há evidências de que o sentimento de gratidão, pode fortalecer vínculos e desenvolver a sabedoria para lidar com adversidades, pois o sentir tem a capacidade de reconfigurar o cérebro, alinhando-se o querer a busca de boas experiências. Então vivencia-se um ciclo virtuoso, passa-se a fazer cada vez mais o que lhe desperta gratidão, pois o sentimento é ligado ao sistema de recompensas do cérebro.
 

“Estudos norte-americanos da área da psicologia positiva descobriram que a expressão da gratidão gerou maiores taxas de felicidade e menos dores físicas. Outra pesquisa identificou que a gratidão afeta o córtex pré-frontal, a área do cérebro relacionada à tomada de decisões. Além disso, estudiosos perceberam que as pessoas que praticaram o exercício da gratidão tiveram benefícios em situações de estresse contínuo, como no caso de doenças crônicas.

De acordo com pesquisadores da Harvard Medical School, em Boston, a gratidão ajuda a prevenir doenças físicas. Isso porque os adeptos ao hábito da gratidão apresentaram sistemas imunes mais fortes, pressão arterial reduzida e melhor qualidade do sono.
Em suma, ser grato potencializa a alegria e ajuda a diminuir a mentalidade pessimista (algo que pode causar problemas psicológicos e até mesmo doenças psicossomáticas).”
Fonte: HavardBBC
 


Alguns efeitos da gratidão no corpo e na mente:
Traz bom sono: a gratidão nos coloca em um estado mais positivo, nos concentramos menos nas preocupações do dia e, consequentemente, dormimos melhor.

Alivia a angústia e melhora o humor: o estresse e os pensamentos negativos são reduzidos, ao mesmo tempo que percepções positivas sobre si e o mundo vêm à tona.

Fortalece relacionamentos: o ato de agradecer faz com que as pessoas se sintam amadas, reconhecidas e valorizadas. Ele também aumenta a compreensão dos atos feitos pelos outros, ressaltando a importância das relações.

Auxilia no cultivo da felicidade: a felicidade é construída aos poucos e não surge do dia para a noite. Nesse sentido, o agradecimento diário facilita o despertar da consciência para momentos felizes.

Ajuda a manter hábitos saudáveis: em estudos sobre mudanças neurais de pessoas que são gratas, percebeu-se uma relação com regiões do cérebro que controlam nossa capacidade de pensar no futuro. A gratidão, quando alimentada todos os dias, serve como um estímulo que aumenta a resiliência e a persistência em hábitos saudáveis.
 
Aceite um autodesafio...
Comece reconhecendo aos poucos suas conquistas, os aspectos materiais e abstratos da sua vida pelos quais você se sente grato. Pode ser pela família, pelos amigos, pets, trabalho, saúde. Até pelos alimentos que você consome!

Reserve um momento do dia para agradecer, assim, seu cérebro criará um compromisso com a prática. Pense em uma situação que seja confortável e livre de distrações para fazer isso, como antes de dormir, por exemplo.

Mentalizar a gratidão é importante, mas que tal fazer um registro? Isso fixará sua noção de gratidão sobre aquilo que você se importa. O método também deve ser o mais eficiente para você: escrever em um diário, tirar fotos para recordar momentos, usar aplicativos para fazer anotações ou enviar uma mensagem para alguém são algumas maneiras de se expressar.

Depois de alguns dias agradecendo, tente mudar a perspectiva e buscar, a cada dia, motivos diferentes para agradecer. Explore momentos do seu passado, presente e futuro para encontrar a gratidão.
 
Fonte: Agência Babushka | Edição e Revisão: Unimed do Brasil
Revisão técnica: equipe médica da Unimed do Brasil
 
 




 
Fonte: Site UNIMED do Brasil
https://www.unimed.coop.br/viver-bem/saude-em-pauta/como-a-gratidao-impacta-na-saude-das-pessoas-#:~:text=Isso%20porque%20os%20adeptos%20ao,e%20at%C3%A9%20mesmo%20doen%C3%A7as%20psicossom%C3%A1ticas).
 


***
Fotos: CRVG