Sempre ou nunca? JAMAIS!!!  

 
Apague essa ideia!
Não se deixe
Limitar!
 
Identifique
As suas “crenças limitantes”*
Confronte-as, ressignifique-as, liberte-se!!!
 
Mecanismos de defesas, são para proteger e não limitar!
 
Viva a LIBERDADE de SER! Sempre ou nunca? JAMAIS!!!

 
 


***
 
 
*Crenças limitantes
 
Hereditárias
 
Tem origem em tudo o que a pessoa ouve dos pais e percebe em seu núcleo familiar e por conta dos vínculos afetivos e de proximidades, ficam “registradas” no inconsciente do indivíduo.
Falas, como: “você deixa tudo pela metade”, “você não faz nada direito”, “seu irmão é muito melhor do que você”, “você nunca vai conseguir ninguém” ficam registradas durante toda a vida do indivíduo.
Ou até as expressões: “você é burro”, “você é lerdo”, “ninguém vai gostar de você se continuar assim”, ou por exemplos e situações, como traições, o modo de tratar pessoas e animais, a forma de lidar com dinheiro etc.


 
Sociais
 
Impostas pela sociedade ou pela mídia. Crenças sociais que são bem comuns a nós ou a pessoas próximas a nós, como: “só as pessoas ricas são felizes”, “o mundo está muito perigoso”, “a sociedade só o aceitará se você tiver o estereótipo X”, entre tantas outras expressões.
“Padrões impostos”, formam crenças limitantes e um exemplo é quando a indústria da beleza determina padrões quase inalcançáveis, motivando pensamentos negativos, como “nunca terei aquele corpo tido como perfeito”. E se a pessoa internaliza, nunca se sentirá feliz e realizada da maneira que é realmente.
Há expressões, que que nos impedem de ver as coisas boas da vida, tais como: “selva de pedra”, que passa a imagem de que o mundo é um lugar perigoso. E também “o pão que o diabo amassou”, que denota sofrimento ou algo ruim a se receber.
 

 
Pessoais
As crenças pessoais são formadas com base em experiências individuais. Mesmo que tenham origem hereditária, apenas se tornam realidade porque foram vivenciadas.
Por exemplo, uma pessoa seja demitida ou não tenha passado na prova da OAB, pode desenvolver a crença de que é incapaz.
Outro exemplo, um indivíduo tem seu relacionamento interrompido pelo cônjuge. Isso provavelmente fará com que ele acredite que nunca alguém gostará dele de verdade. E, muitas vezes esse bloqueio o impede a pessoa de se amar e se sentir importante para as outras pessoas.
Há expressões que nos alertam, como: “sempre sou o último a ser reconhecido (a)” e “meus relacionamentos nunca dão certo”.
E, se a pessoa absorveu a incapacidade como uma verdade, e terá a impressão de que sempre está no lugar errado.
 
 
De lógica equivocada
 
. Um exemplo de lógica equivocada, é quando você resolve abrir o seu próprio negócio, mas não dá certo e não obtém sucesso. Isso não quer dizer que, como o seu primeiro negócio deu errado, os outros também darão, mas há indivíduos que generalizam e, se não conseguem passar em um determinado concurso, por exemplo, acabam acreditando que não conseguirão passar em nenhum outro. Assim, as crenças limitantes de lógica equivocada podem gerar conclusões que sempre são prejudiciais.
 

 
De desculpa ou de medo
 
Caso, o indivíduo não queira ir em frente; com isso, cria desculpas para si mesmo. Por exemplo, uma pessoa pode argumentar que não tem disciplina para fazer uma dieta e emagrecer. Na verdade, pode ser que ela não queira abrir mão do que gosta de comer.
Às vezes, uma pessoa não gosta de fazer exercícios físicos e usa a seguinte desculpa: “não consigo fazer ginástica porque não tenho tempo”. Alguns dizem que detestam festa, quando a verdade é que sentem vergonha de ir para dançar e se divertir, o medo é altamente limitante.
 
 
Religiosas
 
O “pecado” também cria crenças limitantes. Quando um gay não assumido escuta o padre ou o pastor da sua igreja dizendo que é pecado ser gay, pode sentir dificuldades de assumir a sua homossexualidade.
O processo limitador deixa marcas.  Geralmente, o indivíduo sofre de ataques de pânico, passa por episódios de depressão profunda ao longo de toda a adolescência, tem ansiedade e até adquire uma postura corporal terrível.
 

 
De círculo social
 
Vivências de pessoas à sua volta podem influenciar diretamente suas crenças. Um exemplo que podemos utilizar é que, quando você toma conhecimento de que um amigo seu foi assaltado em um local específico, acaba por tomar como verdade absoluta de que aquele lugar é muito perigoso.
 





7 dicas práticas que podem ajudar a lidar com as crenças limitantes
 
DICA 1 – Identifique tudo o que possa ser uma crença limitante. Para isso, reflita e pense em situações te fazem sentir bloqueado (a) e em coisas que gostaria de ter feito, mas que não conseguiu por algum motivo.

DICA 2 – Na busca de como superar crenças limitantes, uma ação muito eficiente é substituir frases e pensamentos que te bloqueiam por outros que te façam sair do lugar e lutar por todos os seus sonhos.

DICA 3 – Superar crenças limitantes não é uma tarefa simples e que acontece instantaneamente. Por isso, é preciso praticar diariamente e reforçar a sua capacidade de superação. Reafirme, fale em voz alta e transforme em hábito.

DICA 4 – Defina os seus objetivos. Muitas vezes, as crenças limitantes ganham força na nossa vida porque não estamos focados em metas. Com isso, temos atitudes passivas frente aos acontecimentos da vida e aos pensamentos ruins.

DICA 5 – Reconheça a sua força e a sua capacidade. E uma das maneiras de tornar isso possível é através de uma dedicação focada. Priorize-se e encontre o que há de melhor dentro de você.

DICA 6 – As palavras têm – muito – poder. Por isso, fale coisas positivas durante os seus dias. Aquilo que proferimos e guardamos dentro de nós é o que nos faz vencedores ou não. Escolha a melhor parte e vença.

DICA 7
 – Não se compare e nem tente viver a vida de outra pessoa. Acredite: cada pessoa tem um caminho e uma história para alcançar as conquistas. Lute pelo que você quer e não se sinta diminuído (a) em momento algum.

.https://www.clubedafala.com.br/blog/crencas-limitantes/#:~:text=As%20cren%C3%A7as%20limitantes%20s%C3%A3o%20as,esp%C3%A9cie%20de%20mecanismo%20de%20defesaFonte: https://www.clubedafala.com.br/historia/
 
 





***









 
 
Ação#M#


Ajude a repercutir os PRESENTES/Homenagens
e os #Imortais#.

Basta anexar ao pé de uma publicação
1 link de uma homenagem/Presente
1 link do autor homenageado

 








Exemplo abaixo:





Arnor Milton para  Irineu Gomes




HO#M#ENAGENS e PRESENTES para os #IMORTAIS Recantistas# [1/H75] (click) O DIZER E O FAZER # M #Enviado por arnor milton em 13/01/2024 / Reeditado em 13/01/2024
https://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/7975295
Recantista em prol da Inclusão Homenagens  
 
 



 
Irineu Gomes – Obras (click)
https://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=30114


***










Coletivo MEMORIAL Recantista em prol da Inclusão (click)  -  https://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=238565
 





Mas lembre-se que VOCÊ também pode PRESENTEAR...






#MEMORIAL Recantista#, eu apoio!!!


 
 
 



HO#M#ENAGENS e PRESENTES para os #IMORTAIS Recantistas# [1] (81 a 90)  Homenagens   - 04/02/24 - 11:260
 
 
 
HO#M#ENAGENS e PRESENTES para os #IMORTAIS Recantistas# [1] (71 a 80)  Homenagens  - 03/02/2416
 
 

HO#M#ENAGENS e PRESENTES para os #IMORTAIS Recantistas# [1] (61 a 70)  Homenagens  - 02/02/24


 
HO#M#ENAGENS e PRESENTES para os #IMORTAIS Recantistas# [1] (51 a 60)  Homenagens - 15/12/23


 
HO#M#ENAGENS e PRESENTES para os #IMORTAIS Recantistas# [1] (41 a 50)   Homenagens   -  01/02/24





Obs - Os links estão ativos é só clicar neles



***
Imagens-Acervo pessoal