O que significa o fideísmo como doutrina filosófica.
O que é o fideísmo, doutrina filosófica a qual epistemologicamente justifica-se que a realigião e as verdades da fé, constituem em objeto de crença, não proviniente da cultura polimatheica.
Deste modo, a fé é a representação da alienação cognitiva, por ser tão somente uma crença sem fundamentação.
Portanto, tais verdades são indepentes de qualquer princípio racional, motivo pelo qual o indivíduo não tem fé, a pessoa é apenas ignorante.
Com efeito, a fé segundo a referida filosofia, é produto da indigência cognitiva, toda pessoa realmente culta, não tem fé, pelo fato que sua lógica racional fundamenta-se na ciência e não na metafísica.
As crenças sustentam em ilusões, mitologias, deste modo, a fé não tem valor cultural, o indivíduo pensa que tem fé, quando o que tem é ilusão.
Deste modo, a fé não tem valor ético, moral, tão somente uma ideologia, crença.
Portanto, acreditar que JesusCristo é deus, tal proprosição não tem sentido teológico, muito menos histórico, em razão deste entendimento, a fé passa ser apenas crença.
Assim, consecutivamente, todos os aspectos da religião, céu, inferno, ressurreição, milagres, todas essas crenças são ideologizações, sem fundamentação.
Com efeito, ter fé significa igualmente não viver a realidade, a pessoa que tem fé, vive o mundo da crença metafisicada, a fé é a própria representação do ateismo, pois na prática não ser serve absolutamente para nada em relação a valoração de deus.
Edjar Dias de Vasconcelos.