Explicação teológica porque os evangélicos pentecostais acham que o Lula é a representação do demônio.

A doutrina teológica, moral e ética dos pentecostais , resultou da evolução da doutrina teológica dos crentes luteranos.

Em síntese a consistência da fé do crente protestante, cujo significado etimológico aqule que protesta contra o catolicismo.

Lutero um ex padre da congregação dos padres agostinianos, de família muito rica, pertecente a burguesia nascente do seu tempo histórico, 1483-1546.

Portanto Lutero existiu examente no instante que iniciou a ideologia do liberalismo econômico, o nascimento dos chamados Estados Nações.

A Igreja Católica condenava a prática dos juros elevados, a usura o desejo de ficar rico a qualquer preço, na figura do Papa Leão X, tal condenação, dificultava a capitalização do dinheiro da burguesia nascente.

Então Lutero em defesa do capitalismo liberal e da burguesia do seu tempo, funda uma nova Igreja, denominada de Igreja Luterana, negando todos os ensinamentos da Igreja tradicional católica.

A fé na prática nunca foi fé, entretanto, ideologia política, as ideias centrais do luteranismo, hoje as ideias centrais do pentecostalismo.

Jesus Cristo em seus ensinamentos, explicava que o reino de Deus pertence aos pobres, só é possível a salvação por meio do amor, da caridade e define a fé sem a caridade não existe, em essência a doutrina de Cristo.

Portanto, a fé sem a caridade segundo a doutrina de Cristo é ateismo, para Jesus não existe fé, sem caridade, entendida hoje como transformação social.

O crente hoje só pensa em salvar a alma, explorando o pobre, mesmo o crente sendo um miserável, defende o neoliberalismo.

Lutero funda o protestantismo, definido como critério da salvação da alma, apenas a fé, o indivíduo para ir para o céu bastava ter fé em Jesus Cristo.

O outro aspecto importante da doutrina de Lutero, não apenas Jesus Cristo a fonte da salvação, entretanto, a bíblia, essa é a razão de um crente pentecostal estar sempre com uma bíblia em mãos.

A figura da salvação não é mais o papa, os bispos e padres, entretanto, os pastores, os verdadeiros homens de Deus.

Como a fé é o único caminho para a salvação, o importante não mais as relações éticas.

Igreja católica proibia a exploração do trabalho, como fonte de enriquecimento, para o protestante a prova da pessoa ser preferida por Deus é o enriquecimento.

Por último, a doutrina dos crentes protestantes, contra a imagem dos santos, como forma de pecado.

Em síntese os crentes sempre defendeu a exploração máxima do trabalho, o enriquecimento como prática política normal.

A pergunta fundamental por que todo crente hoje é normalmente da extrema direita, pelo fato que historicamente a esquerda sempre defendeu a justica social, através da igualdade econômica.

Os crentes pentecostais profundamente influenciados pelo luteralismo, mesmo os evangélicos, sendo extremamente pobres, praticamente sem escolaridade combatem com veemência a Igreja católica e Lula.

O Lula para os evangélicos bolsonaristas é a representação do diabo, pelo fato do Lula combater as altas taxas de juros e defender uma política de igualdade social.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 01/11/2023
Reeditado em 01/11/2023
Código do texto: T7921693
Classificação de conteúdo: seguro