Outra face

O texto onde Jesus ensina sobre dar a outra face do Livro de Mateus 5:39 sempre causa reflexão. “Eu, porém, vos digo: não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te bater na face direita, ofereça-lhe também a outra”.

Se a maior mensagem que cristo no ensinou foi o amor e se precisamos amar o outro como a nós mesmos, temos que o amor possui duas faces. Assim, quando oferecemos amor ao outro e temos como retribuição o desamor, a outra face que precisamos oferecer é o amor a nós mesmos.

A base do amor é o respeito, sem respeito não conseguimos amar, assim, o respeito ao próximo e às coisas de Deus sempre deverá ser nossa principal busca. Esse respeito é o mesmo que devemos buscar por nós e esse é o primeiro que deve existir, não podemos respeitar o outro sem nos respeitar primeiro.

Ao se sentir desrespeitado, tendo oferecido respeito, se respeite e se retire. Não importa de onde, não importa quem fique, nenhum laço deve ser mais forte que o laço firmado consigo mesmo, nenhum amor vale se te obriga a deixar de te amar para tê-lo.

Não é egoísmo, nem apego, nem ego, nem desdém, é simplesmente olhar para si com amor e carinho, e perceber que não deve permanecer onde e com quem não lhe convém.