Feminicídio (Femicide)
"Uma Mulher assassinada
é uma Rosa esmagada.
Jogada na rua, na calçada;
depois que ela foi
ferida e machucada,
humilhada e também
sexualmente abusada,
por um homem vil,
hostil, ignorante,
covarde, violento
e muito arrogante,
que nunca valeu nada!"
Diga "NÃO" ao Feminicídio!
Say "NO" to Femicide!
© Junior Omni - 2023
_______________________________________
Dados do Feminicídio:
O número chega a 4,8 para cada 100 mil mulheres, segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS. O feminicídio é o assassinato de mulheres motivados por questão de gênero, muitas vezes provocado pela percepção da mulher como posse do companheiro.
Foram 1,4 mil mortes motivadas pelo gênero. Alta de casos vai na contramão dos assassinatos, que tiveram queda de 1% em 2022. O Brasil teve um aumento de 5% nos casos de feminicídio em 2022 em comparação com 2021, aponta levantamento feito pelo g1 com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.
Fonte: https://g1.globo.com/monitor-da-violencia/noticia/2023/03/08/brasil-bate-recorde-de-feminicidios-em-2022-com-uma-mulher-morta-a-cada-6-horas.ghtml
__________________________________________________
Principais fatos sobre o feminicídio:
A violência contra as mulheres – particularmente a violência por parte de parceiros e a violência sexual – é um grande problema de saúde pública e de violação dos direitos humanos das mulheres.
Estimativas publicadas pela OMS indicam que aproximadamente uma em cada três mulheres nas Americas sofreram violência física e/ou sexual por parte do parceiro íntimo ou ou violência sexual por não parceiro em sua vida.
A violência por parceiro íntimo é a forma mais comum de violência contra a mulher. Globalmente, até 38% dos assassinatos de mulheres são cometidos por um parceiro íntimo do sexo masculino.
Entre os fatores associados ao aumento do risco de perpetração da violência estão a baixa escolaridade, maltrato infantil ou exposição à violência na família, uso nocivo do álcool, atitudes violentas e desigualdade de gênero.
Fonte: https://www.paho.org/pt/topics/violence-against-women
____________________________________________________