Qual é a ideologia do racismo estrutural.

Qual é a ideologia do racismo estrutural, a defesa hoje da sociedade neoliberal, em um passado até recente, a defesa do liberalismo econômico.

A ideologia do racismo estrutural manifesta na cor, entretanto, é o lado aparente do racismo, pois o racismo estrutural é uma ideologia de classe social.

Portanto, o racismo manifesta na luta veemente entre o neoliberalismo e o social liberalismo.

A defesa do desenvolvimento econômico, com a concentração da riqueza, motivo pelo qual todo racista tem uma ideologia política, costuma ser de direita ou extrema de direita, padece da psicopatia social.

Não tem sentimento humano, é indiferente a miséria, não tem empatia ao homo sapiens, esse é o comportamento da direita e extrema direita.

Deste modo, o racismo manifestado na cor negra, com maior evidência, motivo pelo qual o cidadão de direita ou extrema direita, chama o negro de preto, tratando como coisa.

Todavia, o racismo não está só na cor negra, do mesmo modo, no mulato, miscigenado, índio, como também no homem branco pobre subproletarizado.

O racismo latino americano, o resultado de uma guerra de classes sociais, manifestada em uma luta política entre duas ideologias neoliberalismo e social liberalsimo.

O social liberalismo, quer o desenvolvimento econômico, entretanto, com inclusão social, a divisão dos bens produzidos, a ideologia política do social liberalismo está empregnada nas forças políticas de esquerda.

Quando o cidadão defende a inclusão social, como forma da superação da pobreza e da miséria, essa pessoa não é racista, só é racista o pobre de direita ou extrema direita, pois por indigência cultural não tem o referido entendimento.

Assim sendo, como o racismo é fruto da luta de classes, fundamental a construção da justiça social, na construção da sociedade dos iguais, quem deste modo, procede, combate o racismo.

Para tal pode manter o capitalismo, todavia, o capitalismo precisa ser para todos, na versão do social liberalismo.

Todo humanista, que defende o princípio da igualdade no direito econômico, não é racista, os demais são, pois querem uma ideologia política fundamentada na discriminação, social.

A referida ideologia engloba os negros, mulatos, miscigenados, índios e brancos subproletarizados.

Escrito por: Edjar Dias de Vasconcelos Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção - Arquidiocese de São Paulo com graduação máxima, nota dez no Exame De Universa Theologia. Estudou latim, grego, aramaico, alemão, francês e espanhol, com formação em Filologia e especialização em Direito Canônico, autor da tese em Astrofísica, O que é o Princípio da Incausalidade.

Licenciado em Filosofia, Sociologia e História, formado também em Psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG. Experiência na orientação de estudos em temas diversos. Professor convidado do Instituto Parthenon - Instituto Brasileiro de Filosofia e Educação-www.institutoparthenon.com.br

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 25/05/2023
Reeditado em 25/05/2023
Código do texto: T7797064
Classificação de conteúdo: seguro