Qual é o sentido da existência sapiens.
Se pudesse escolher a priori entre nascer e não nascer, escolheria não nascer, essa escolha não seria por nenhuma opção depressiva a posteriori.
Pelo fato de ser epicurista, qual o significado da existência, tão somente a dor.
A pergunta fundamental por que viver, quando a vida não tem sentido, não existe finalidade, a morte é o desaparecimento, a mimetisação do corpo na natureza ou transformação do mesmo em pequenas particulas de cinza.
Existir é absurdo, se o boi tivesse consciência, soubesse que a finalidade da sua existência, transformar-se em picanha, para em seguida ser cagada pela burguesia sapiens, pois o pobre não come picanha.
Se o boi soubesse da sua realidade, suicidaria, então surge a questão metafísica para o homem e não para o boi, a existência de outra vida.
Tudo isso é bobagem, não existe deus, a alma é apenas cognição, a fé é produto da ignorância cultural, só acredita em outra vida o homem inculto.
A fé é uma questão de psiquiatria.
Então surge o terceiro aspecto, deste absurdo, ser alienado, escravo do trabalho, produzindo riqueza para quem é rico e vivendo na miséria.
Pergunto, qual o sentido da existência? Não há sentido, assim como os bois são o substrato da bosta do homo sapiens, do mesmo modo, o homo sapiens é o fundamento da bosta de virus e bactérias.
Motivo pelo qual se tivesse a opção de escolher, escolheria para não nascer, recusaria a existência.
Entretanto, como estou nesse planeta, vivo a existência até o seu passamento, entendendo que a única razão de ser é o não ser.
Edjar Dias de Vasconcelos.