[Aprender a desaprender, pra sobreVIVER] (Dueto)
Viver
O grande enigma
Quem pensa saber, não sabe...
Vive-se
Sem manual
Vivendo cada dia...
A cada segundo
As experiências
Nos desafiam
O tempo
Não é adversário
Mas pertinaz parceiro
Viver
Não é apenas
O ato de estar vivo...
Não basta respirar
Urge se autoconhecer
Tirar as vendas da ignorância
[Vivenciar o amor
e a sabedoria...
Usando as asas
Do Amor e da sabedoria
Um dia encontraremos a perfeição...
Trabalho na área da Educação
Sou professora
Mas, longe d’eu querer “adestrar” meus alunos
Aprender a pensar é mais humano que se “adestrar” a um pensamento
Converso com meus alunos e, muito aprendo co’eles
E igualmente eles comigo
(acredito)
Embora, eu tenha também
Observado que há
Muitos “desinteressados”
Parece que frequentam a escola
Por mera obrigação ou mesmo imposição
(para não perderem os benefícios sociais)
São negligentes e esquecidos das tarefas,
Quando as registram...
Esquecem com tanta facilidade...
Comercializam a aprendizagem...
Condicionam a realização
Em troca de “pontos”
- “Isso vale ponto”?
É uma pergunta
Frequente...
Claro, tenho alunos,
Uma minoria
Que agem
Diferente...
E por esses, ainda
Não chutei
O balde...
Tenho aprendido a desaprender...
Para dialogar com
O desinteresse
E os muros...
Dou passos pequenos
Quando já dei
Saltos...
O conhecimento
Não faz com que os olhos deles brilhem...
Há uma resistência...
Se fazem de desentendidos
Para que não se avance no conteúdo...
[Tarefa de casa
É palavrão...
Pesquisar, então...
É a quarta guerra mundial...
O básico que é ler e interpretar...
Eles querem terceirizar...
- O que é pra fazer?
(não leem o que copiam, quando copiam)
Adoram papear...
Puxam assuntos fora do contexto...
(já me disseram que é para o professor não dar aula)
Estou diante de um desafio...
Como ensinar a quem não demonstra interesse em aprender?
Quando abordo
A necessidade de ter contato com a leitura
Ouço (É chato! Não gosto de ler nem de estudar! Não preciso estudar”!)
“Estamos enxugando gelo”
Avançando com passos de formiguinha
Meus alunos são reflexos...
Carregam uma historicidade...
Um desamor ao conhecimento...
Pela verdade eu sigo meu caminho
Como se a pisar em espinhos
(em busca de uma solução)
E sei muito bem qu’eu não a encontrarei no Google
Ah! quem dera se assim fosse!
Quem dera!
E sei que ninguém pode me “vender” a resposta qu’eu busco
O interesse de quem vende é só ganhar dinheiro
(às custas do muitos que assim permitem)
[... eis que me “vendem”
respostas (prontas e acabadas)
O qu’ aprendi eis que preciso [delas] “desaprender”
Todavia, confesso: não é nada fácil
Não pensar...
Robotizar...
Massificar...
Soluções milagrosas?
Tirar coelhos da cartola?
Não, não me deixo levar no bico!
Há evidências de que a “ignorância”
Dá frutos...
Frustos que não me seduzem
O paladar...
Muito embora às vezes observo
que a maioria prefere ser...
ignorante
Respiro, profundamente...
Será que estou num beco sem saída?
Preciso aprender a desaprender, pra sobreVIVER...
Juli Lima e Cássio Palhares
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Lulu Santos - Tempos Modernos (Ouça)
A Andragogia, definida por Malcolm Knowles, no século XX, é uma ciência antiga que estuda a educação para adultos com a finalidade de buscar uma aprendizagem efetiva para o desenvolvimento de habilidades e conhecimento.
Historicidade - conjunto dos fatores que constituem a história de uma pessoa e que condicionam seu comportamento em uma dada situação.
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