A verdade como representação ideológica da mentira.
Muito difícil entender Filosofia pura, o homem é produto do meio, portanto, o sapiens é o seu habitat, tal qual é o cérebro.
O homem é a sua memória tal qual foi formatada, a mente não funciona na construção dialética do entendimento, sempre parcial e subjetiva, de tal forma o entendimento hermenêutico, a ideologia formulada na pelo compreensão do fenômeno, entretanto, por da ideologização dos fatos.
Assim sendo, não há exegese, o saber é uma invenção mecanizada no cérebro, o campo teórico não desenvolve fundamentos epistêmicos, o que é o saber a ideologização representa como ideologia de dominação.
A evolução epistemológica só é possível quando o conhecimento é desenvolvido pelo mecanismo de síntese, em cada tempo histórico temos um modelo cultural como fundamento para explicação das coisas.
Comparar sínteses é o método sem a utilização da verdade representada como critério, refiro ao método da compreensão, não existe dialética valorativa do entendimento científico, tão somente por meio da ideologia mentírica.
Portanto, pos contemporaneamente o pensamento é determinado pela subjetividade, o conhecimeto