O medo do silêncio da Alma.
O tempo passa você fica velho, a pergunta fundamental, qual o sentido da existência?
Certa vez ainda estudante de Filosofia, fui até um possível túmulo do começo do século XIX.
Procurava pelos túmulos dos meus tataravôs, João Batista Carneiro e Manuel Adriano Machado de Vasconcelos, o cemitério tinha transformado em uma fazenda.
Refiro a Serra da Moeda Itapagipe Minas, o antigo cemitério. ,
Foi quando entendi, a obra clássica de Sartre, O ser e o nada, estudante de Filosofia da Puc de Belo Horizonte, era seminarista Lazarista, estudava para ser padre.
Muito jovem com os cabelos despenteados, deseja entender a história da genética sapiens.
Se a vida resume-se em uma pastagem, somos apenas adubo químico, então não existimos, o corpo não tem alma, tão somente cognição, a realidade é o mundo linguístico, sendo o referido a representação das ideologias.
Tinha certeza deste entendimento, Edjar não era absolutamente nada, somente uma ficção imaginaria, presa a um pedaço de terra, dançando no infinito como se fosse o próprio cosmo.
Edjar estudou Filosofia pura queria entender a origem do pensamento, posteriormente, Psicologia, como funciona a mente, História a evolução do homem.
Teologia como o homem criou Deus, era seminarista quase padre, quando edjar foi estudar Filosofia política, como o homem organiza institucionalmente através da própria democracia, no uso do poder político, para ser o lobo do homem.
Edjar teve que ser o seu construtor, ouvidor, Edjar poderia conversar apenas com o Edjar, ainda bem que o Edjar conversava com o Edjar.
Edjar escutava o Edjar, Edjar foi o grande professor do Edjar, durante a vida toda, Edjar aprendeu com o Edjar.
Certo dia, Edjar disse ao Edjar, não tenho nada mais para lhe ensinar porque você é o Edjar, também sou o Edjar, você me ensinou Edjar, que a vida é uma pastagem, espero que você entenda que somos o colorido desta passagem.
Naquele exato momento o Edjar entendeu o sentido do mundo, Edjar era a própria pastagem, qual o sentido de ser capim? Apenas para fazer o campo ficar verde.