Quem foi Primo Machado de Vasconcelos.
Quem foi Primo Machado de Vasconcelos de Itapagipe M.G, filho de Manuel Adriano Machado de Vasconcelos, casado com Maria Fortunata Machado de Vasconcelos, considerados ricos pelo século XVIII.
Manuel Adriano Machado de Vasconcelos e Maria Fortunata Machado de Vasconcelos tiveram dez filhos e filhas, entre eles Primo Machado de Vasconcelos, casado com Maria de Jesus Batista, conhecida como Maria Bilica.
Todos os Machados de Vasconcelos do Triangulo mineiro são descendentes de Manuel Adriano Machado de Vasconcelos e Maria Fortunata Machado de Vasconcelos, os avôs de Primo Machado de Vasconcelos eram de Ribeirão Preto, Francisco Adriano Machado de Vasconcelos e Ana de Jesus Machado de Vasconcelos.
Francisco Adriano Machado de Vasconcelos, era amigo de Dom João VI, os Vasconcelos de Portugal e do Brasil eram da nobreza togada, nobreza de título e não de sangue.
Dom João VI, deu a Francisco Adriano Machado de Vasconcelos, uma grande fazenda na época do império na região de Franca do Imperador na região de Ribeirão Preto, deste modo, os Machados de Vasconcelos eram ricos, poderosíssimos.
Manuel Adriano Machado de Vasconcelos deixou Ribeirão Preto, renunciando a própria fortuna doada por Dom João VI.
Primo Machado de Vasconcelos, casou com Maria de Jesus Batista, Maria Bilica, muito rica filha de João Batista Carneiro e Cândida de Jesus Batista, João Batista Carneiro era filho de Pedro Carneiro Leão, o sobrenome Batista nasceu pelo fato de João Batista Carneiro nascer no dia de São João Batista.
Primo Machado de Vasconcelos era um homem rico devido ao seu pai Manuel Adriano Machado de Vasconcelos e ao seu sogro João Batista Carneiro.
Sou Bisneto de Primo Machado de Vasconcelos, tinha diversas fazendas doou para seus filhos e filhas e ainda ajudou outras pessoas ficarem ricas.
Todos os filhos e filhas de Primo Machado de Vasconcelos e Maria de Jesus Batista, casaram com pessoas pobres, muitos eram descendentes de escravos, Primo Machado de Vasconcelos, ajudou todos, doando terras e gado, essa gente conseguiu tudo de Primo Machado de Vasconcelos.
Quando ganharam tudo, abandonaram Primo Machado de Vasconcelos na indigência, conversava muito com Primo Machado de Vasconcelos, a última conversa que tive com Primo Machado de Vasconcelos, ele na mais absoluta miséria, eu era seminarista tirei do dinheiro que os padres deram para minhas férias para comprar remédio para Primo Machado de Vasconcelos.
Ele chorava eu também, disse ao Primo vou voltar para o seminário, ele me abraçou e falou, Edjar queria ter dinheiro para ajudar na sua formação e finalizou a nossa família não é boa, com exceção de sua avo Maria Gumercinda de Jesus Vasconcelos.
Eles não tiveram dignidade de dar ao Primo Machado de Vasconcelos, como também a Maria de Jesus Batista, um túmulo.
Edjar Dias de Vasconcelos.