Homenagem a Tereza Francisca de Jesus, a mulher de Manuel Batista Carneiro.
Que esplendor de mulher, o encantamento da vossa alma, o fundamento da nossa genealogia, olhos azuis, rosto cheio de ternura, a incandescência do brilho da sua existência.
Seu sorriso cheio de doçura, indelével exuberância, deste modo, foi a vossa vida, a sua pessoa a mais elevada a contemplação, a vossa beleza a nossa substancialidade.
Tereza Francisca de Jesus, mulher de Manuel Batista Carneiro, filha de Antonio Bonito, descente da genealogia Carneiro Leão, Antonio Bonito por imaginar belo, gravado a nova etimologia.
Sendo a vossa mãe, Maria de Jesus Bonito, também da etimologia Carneiro Leão.
Parente distante distante de Juvenal Carneiro Leão e Rita Carneiro Leão, no seu passado genealógico, através da evolução mitocondrial na época de Jesus Cristo era judia, na Idade Média alemã, espanhola, portuguesa, na contemporaneidade brasileira, encerando a vossa genética no solo quente de Itapagipe.
Entretanto, somos a vossa continuidade, a sua substância sei da historicidade vossa doçura, do seu inefável sorriso, você o esplendor das nossas existências.
Você está dentro das nossas almas a vossa contemplação, encantamento de mulher, partículas de ouro, a vossa grandeza, a sua essência humana.
Você o nosso substrato, a nossa genética, somos suas extensões, ainda quando era semítica, o orgulho das nossas existências.
Edjar Dias de Vasconcelos.