AMAR E GOSTAR!
AMAR: É desejar a felicidade de alguém, é ter devoção a uma pessoa.
GOSTAR: De modo geral significa, sentir prazer em olhar, em cheirar, em saborear, em ouvir, em tocar.
Está parecendo que eu quero dar inicio a uma aula de português. Mas, é apenas uma comparação que realça a semelhança entre dois pensamentos distintos. Note que o verbo Amar que é transitivo e intransitivo, não fala em objetos, e sim em pessoa.
Assim é o Amor, transcende o gostar e a sensação de prazer. O Amor que é sentido ao “gostar” da beleza física de uma pessoa, não pode ser chamado de Amor. Mas sim, trata-se do prazer que é experimentado ao tocar. Assim como é prazeroso no sentido de ver, já que os nossos olhos são uma evolução da pele, e não difere do sentido de contato.
Nos relacionamentos que são iniciados apenas porque após se olharem, ambos ficam logo apaixonados, é igual ao fato de passar a gostar de uma iguaria, após experimentá-la. Não será nada mais do que o desejo de tocá-la, porque isso agrada. Sentir desejo de olhar e tocar alguém que se gosta, dá prazer, que nada mais é, do que um sentimento egoísta, mas que nada tem a ver com Amor, pois este, ao contrario, é um sentimento de renuncia.
Entretanto, homens e mulheres se apaixonam, e pensam equivocadamente que se Amam, apesar de estarem sentindo simplesmente atração sexual. Pensam que o que sentem seja Amor, iludindo-se reciprocamente, e não estão se Amando verdadeiramente. Acreditam ilusoriamente que estão se Amando, e assim desejam obter prazer físico ao Maximo. Por esta razão querem estar juntos o tempo todo e todo o tempo possível.
Por este motivo nem é preciso ser um “Pai ou Mãe Diná” que o relacionamento – e que os são na maioria das vezes – não será duradouro, pois quando o prazer começar a diminuir, a convivência vai se tornando desagradável, desarmônica, e inevitavelmente começam as desavenças, os desacertos, as traições, os afastamentos. Mesmo aqueles que parecem inicialmente ser só um mar de rosas, de afinidades, e que terminam em infelicidades.
Amar é renunciar a si mesmo, para aprimorar a alma da outra pessoa, ou pela felicidade dela. Quem Ama não se relaciona apenas porque a pessoa lhe dá prazer, isso é gostar. O Amor no seu verdadeiro sentido, só se inicia quando a paixão se sublima e se torna compassivo.
Sempre no inicio de uma relação, as pessoas envolvidas se entregam avidamente à satisfação do desejo sexual, e acham que estão Amando, mas isso não é Amor. Apenas estão extasiados pelo prazer. Do mesmo modo é comparativo que ninguém come avidamente um alimento porque sente Amor pelo mesmo. Nada mais é que um desejo ardente, um ímpeto para ter prazer a si mesmo, e não Amor.
Amor é uma preocupação recíproca com o destino e a saúde da outra pessoa, e procura manter sempre um relacionamento carinhoso. Antes precisavam ficar sempre juntos fisicamente, mas em certo tempo, sentem-se bem, mesmo distantes um do outro, e ambos se sentem felizes. O Amor é tão complexo, que quando ele é verdadeiro, ele faz parte do relacionamento, principalmente na alimentação, que se torna moderada, assim como na vida sexual.
Assim, é fácil controlar a intensidade do Amor em um relacionamento, mesmo que não haja uma crise conjugal. Quando uma das partes envereda para a bebida ou a comida demasiadamente, é bom ficar atento, é um dos primeiros sintomas. A primeira é uma fuga no entorpecimento da mente, para tentar esquecer mesmo que momentaneamente. A segunda é a procura por uma camada de gordura, principalmente no abdome, culote, braços, e que representa a maciez de um abraço esquecido, e possa atrair a compaixão da pessoa, e testar o Amor e a fidelidade da mesma.
Mas é importante que seja esclarecido que tudo isso que está acontecendo é articulado pelo subconsciente, pois o perigo sempre está na mente, não no mundo em que vivemos, e muito menos nos alimentos que ingerimos. É bom demais estar apaixonado, através dessa paixão conhecemos pessoas maravilhosas, gostos, idéias e ideais, manias, desejos, sonhos e fantasias, destas, que escolhemos para manter um relacionamento. Mas, é preciso ficar em “Stand by”, “Isso é Gostar!” E quem sabe com o tempo, venha a descobrir que se tornou um grande Amor.
“TE AMO!”